Remédios para aliviar os sintomas da faringite

21 de abril de 2019
Os sintomas da faringite podem ser diversos, desde inflamação das amídalas, deglutição difícil até febre. Por isso, é ideal que saiba tratar este problema com alguns remédios naturais.

Os sintomas da faringite variam de febre e dor de garganta a mal-estar geral e dor geral. É causada por bactérias, por isso o seu tratamento principal é através do uso de antibióticos que o médico irá prescrever.

Os agentes bacterianos como Streptococcus pyogenes e Haemophilus influenzae têm muito a ver com o surgimento da faringite. Nomes estranhos, certo? Mais simplesmente, a causa da faringite é a inflamação da mucosa que cobre a faringe quando entra em contato com alguns microrganismos.

Embora a visita ao médico seja necessária, também é útil saber como melhorar os sintomas usando alguns remédios naturais. Então, anote!

5 remédios naturais para aliviar os sintomas da faringite

Mulher com sintomas de faringite
Alguns remédios naturais podem nos ajudar a aliviar os sintomas da faringite.

A Cinfasalud explica que a faringite é “a inflamação da mucosa da faringe, que muitas vezes causa dor para engolir. A faringe, comumente conhecida como garganta, é a cavidade que se estende da parte de trás do nariz e da boca até o início da laringe e do esôfago”.

Muitas vezes, consumindo constantemente certos tipos de medicamentos ao longo do tempo, geramos resistência ou tolerância a seus compostos e eles param de funcionar em nosso corpo. Por isso, pensamos em 5 remédios de origem natural com os quais é possível aliviar rapidamente os sintomas da faringite.

Veja também:5 melhores remédios caseiros que te ajudarão a desinflamar as amígdalas

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato tem propriedades antissépticas e calmantes, ideais para tratar a inflamação nas amígdalas ou na garganta. O que você deve fazer é colocar uma colherada desse composto em uma garrafa e agitá-lo bem. Gargareje por 1 minuto, cuspa e repita o processo.

2. Limão e mel também ajudam a tratar a faringite

Possivelmente a melhor combinação natural para combater resfriados ou infecções são o limão e mel. Este remédio é perfeito para desinfetar e reduzir levemente a inflamação da área afetada. Além disso, o mel funciona como um poderoso expectorante, por isso é recomendado para eliminar a tosse seca e a fleuma, bem como outros tipos de doenças respiratórias.

  • Primeiramente, em um copo, esprema 2 limões e adicione 1 colher de sopa de mel.
  • Tome de manhã, mas especialmente à noite para que você tenha um bom descanso.
  • Por fim, se o sabor for um pouco forte para você, adicione um pouco de água.

3. Dieta mole

Creme de verduras contra a faringite
Entre os sintomas da faringite está a dificuldade em engolir alimentos sólidos.

Um dos sintomas mais conhecidos da faringite é a deglutição difícil, ou seja, não ser capaz de engolir ou ter dificuldade de engolir alimentos sólidos. Por isso, recomendamos que você siga uma dieta mole, e com isso nos referimos a sopas, sucos, vitaminas e cremes.

  • Os cremes vegetais são excelentes para mantê-lo alimentado, facilitando a ingestão.
  • Se você tiver febre, recomendamos que se mantenha hidratado com sopas ou caldo de galinha. Claro, vá ao médico se considerar que a temperatura está muito alta.
  • As vitaminas frias aliviam um pouco a irritação e a coceira, mas tente fazê-las a base de frutas, especialmente as cítricas, porque contêm vitamina C.

4. Mirtilos

Os mirtilos têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a melhorar a deglutição de alimentos quando você tem faringite. Você pode preparar papinhas, sucos ou vitaminas com 1 ou 2 xícaras de mirtilos e um pouco de água. Tente não usar açúcar, se for simples para você, use um pouco de mel ou estévia.

Vai te interessar: Alivie a tosse e o resfriado com uma infusão de tomilho, limão e mel

5. Vinagre de maçã contra a faringite

Vinagre de maçã contra a faringite
O vinagre de maçã é uma boa opção para quem não suporta o sabor do vinagre tradicional.

Embora pareça desagradável, o vinagre é antisséptico e antibacteriano, por isso é muito eficaz no tratamento da infecção das amígdalas, especialmente quando há pus na área.

Basta pegar um copo de água e despejar 4 colheres de sopa de vinagre nele. Em seguida, gargareje por meio minuto e cuspa.

6. Limpar das amígdalas com água oxigenada

Este é um dos remédios mais eficazes para eliminar a infecção nas amígdalas. Quando há presença de pus, deve-se tomar cuidado especial e atenção, pois isso significa que a infecção se espalhou.

  1. Molhe um cotonete com um pouco de água oxigenada.
  2. Em seguida, limpe a área com pus, tomando muito cuidado para não se machucar e não causar engasgos.
  3. Quando remover a maior quantidade de placa de pus, pare o processo.
  4. Por fim, repita quantas vezes for necessário até sentir que o pus não está mais se formando.

7. Gargarejo com água morna e sal para aliviar os sintomas da faringite

O sal contém sódio, e este é um excelente composto antibacteriano para tratar infecções nas faringes. Este remédio ajuda a eliminar microrganismos e ao mesmo tempo melhora o desconforto:

Despeje uma colher de sal em um copo de água morna. Misture bem para que o sal seja diluído e gargareje por 1 minuto. Em seguida, cuspa e repita o processo mais duas vezes.