Remédios para aliviar os sintomas da faringite
Revisado e aprovado por o farmacêutico Sergio Alonso Castrillejo
Os sintomas da faringite variam de febre e dor de garganta a mal-estar geral e dor geral. É causada por bactérias, por isso o seu tratamento principal é através do uso de antibióticos que o médico irá prescrever.
Os agentes bacterianos como Streptococcus pyogenes e Haemophilus influenzae têm muito a ver com o surgimento da faringite. Nomes estranhos, certo? Mais simplesmente, a causa da faringite é a inflamação da mucosa que cobre a faringe quando entra em contato com alguns microrganismos.
Embora a visita ao médico seja necessária, também é útil saber como melhorar os sintomas usando alguns remédios naturais. Então, anote!
5 remédios naturais para aliviar os sintomas da faringite
A Cinfasalud explica que a faringite é “a inflamação da mucosa da faringe, que muitas vezes causa dor para engolir. A faringe, comumente conhecida como garganta, é a cavidade que se estende da parte de trás do nariz e da boca até o início da laringe e do esôfago”.
Muitas vezes, consumindo constantemente certos tipos de medicamentos ao longo do tempo, geramos resistência ou tolerância a seus compostos e eles param de funcionar em nosso corpo. Por isso, pensamos em 5 remédios de origem natural com os quais é possível aliviar rapidamente os sintomas da faringite.
Veja também:5 melhores remédios caseiros que te ajudarão a desinflamar as amígdalas
1. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato tem propriedades antissépticas e calmantes, ideais para tratar a inflamação nas amígdalas ou na garganta. O que você deve fazer é colocar uma colherada desse composto em uma garrafa e agitá-lo bem. Gargareje por 1 minuto, cuspa e repita o processo.
2. Limão e mel também ajudam a tratar a faringite
Possivelmente a melhor combinação natural para combater resfriados ou infecções são o limão e mel. Este remédio é perfeito para desinfetar e reduzir levemente a inflamação da área afetada. Além disso, o mel funciona como um poderoso expectorante, por isso é recomendado para eliminar a tosse seca e a fleuma, bem como outros tipos de doenças respiratórias.
- Primeiramente, em um copo, esprema 2 limões e adicione 1 colher de sopa de mel.
- Tome de manhã, mas especialmente à noite para que você tenha um bom descanso.
- Por fim, se o sabor for um pouco forte para você, adicione um pouco de água.
3. Dieta mole
Um dos sintomas mais conhecidos da faringite é a deglutição difícil, ou seja, não ser capaz de engolir ou ter dificuldade de engolir alimentos sólidos. Por isso, recomendamos que você siga uma dieta mole, e com isso nos referimos a sopas, sucos, vitaminas e cremes.
- Os cremes vegetais são excelentes para mantê-lo alimentado, facilitando a ingestão.
- Se você tiver febre, recomendamos que se mantenha hidratado com sopas ou caldo de galinha. Claro, vá ao médico se considerar que a temperatura está muito alta.
- As vitaminas frias aliviam um pouco a irritação e a coceira, mas tente fazê-las a base de frutas, especialmente as cítricas, porque contêm vitamina C.
4. Mirtilos
Os mirtilos têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a melhorar a deglutição de alimentos quando você tem faringite. Você pode preparar papinhas, sucos ou vitaminas com 1 ou 2 xícaras de mirtilos e um pouco de água. Tente não usar açúcar, se for simples para você, use um pouco de mel ou estévia.
Vai te interessar: Alivie a tosse e o resfriado com uma infusão de tomilho, limão e mel
5. Vinagre de maçã contra a faringite
Embora pareça desagradável, o vinagre é antisséptico e antibacteriano, por isso é muito eficaz no tratamento da infecção das amígdalas, especialmente quando há pus na área.
Basta pegar um copo de água e despejar 4 colheres de sopa de vinagre nele. Em seguida, gargareje por meio minuto e cuspa.
6. Limpar das amígdalas com água oxigenada
Este é um dos remédios mais eficazes para eliminar a infecção nas amígdalas. Quando há presença de pus, deve-se tomar cuidado especial e atenção, pois isso significa que a infecção se espalhou.
- Molhe um cotonete com um pouco de água oxigenada.
- Em seguida, limpe a área com pus, tomando muito cuidado para não se machucar e não causar engasgos.
- Quando remover a maior quantidade de placa de pus, pare o processo.
- Por fim, repita quantas vezes for necessário até sentir que o pus não está mais se formando.
7. Gargarejo com água morna e sal para aliviar os sintomas da faringite
O sal contém sódio, e este é um excelente composto antibacteriano para tratar infecções nas faringes. Este remédio ajuda a eliminar microrganismos e ao mesmo tempo melhora o desconforto:
Despeje uma colher de sal em um copo de água morna. Misture bem para que o sal seja diluído e gargareje por 1 minuto. Em seguida, cuspa e repita o processo mais duas vezes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bower, J. R. (2011). Pharyngitis. In Netter’s Infectious Disease. https://doi.org/10.1016/B978-1-4377-0126-5.00033-1
- Cinfasalud. Síntomas y enfermedades: faringitis. https://www.cinfasalud.com/areas-de-salud/sintomas-y-enfermedades/faringitis/
- Tanz, R. R. (2017). Faringitis aguda. Nelson. Tratado de pediatría. https://doi.org/10.1016/B978-84-8086-959-1/00373-4
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.