Remédios caseiros para tratar a dor de ouvido

· 6 de março de 2019
Dor de ouvido é bem comum de vez em quando, especialmente em crianças, que apresentam esse tipo de problema com mais frequência.

Uma dor de ouvido pode surgir depois de um resfriado e geralmente depois de assoar o nariz ou quando está dormindo, devido à acumulação de líquidos nas trompas de Eustáquio.

Existem vários remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido. Confira aqui!

Alho

Extrair o suco de alho e aplicar no ouvido que dói pode ajudar caso seja uma infecção, devido ao seu poder antibiótico natural e a suas propriedades antifúngicas.

Leia também: Propriedades curativas do alho

Calor

Fornecer calor ao ouvido afetado com uma bolsa térmica ou por uma compressa quente sobre a região pode aliviar a dor.

Aplique esses procedimentos sentado, uma vez que a posição também influencia na melhora do problema.

Emplastro de cebola

dor de ouvido

Corte aproximadamente 1/4 de uma cebola em pequenos pedaços e esquente no micro-ondas.

Coloque os pedaços de cebola em um pano bem atado e aplique sobre a orelha sem pressionar, de maneira que os pedaços de cebola rodeiem o ouvido, mas não recaiam diretamente sobre ele, deixando agir por 10 ou 15 minutos.

Água

Beba muita água ou sucos naturais, assim como infusões de ervas, pois ajudará a aliviar os sintomas. A ação constante de sugar fará com que o líquido acumulado nas trompas de Eustáquio flua.

Igualmente, mastigar chiclete ou comer qualquer outro alimento pode ajudar a aliviar a pressão causada pela infecção no ouvido.

Azeite de oliva

dor de ouvido

Colocar umas gotas de aceite de oliva em temperatura corporal no ouvido dolorido fará com que atue como lubrificante e poderá ajudar a eliminar sintomas, como a coceira.

Aplique com um conta gotas, utilizando azeite suficiente para cobrir o revestimento interior da orelha.

Pano úmido quente

Pegue um pano limpo embebido em água e esquente-o no micro-ondas durante 1 ou 2 minutos, no máximo.

Leia também: Remédios naturais para a dor no pescoço

Tenha certeza de que não está muito quente e que você possa segurá-lo. Em seguida, cubra o ouvido com ele durante 10 minutos.

Você pode realizar esse procedimento várias vezes ao dia, visto que é benéfico quando o líquido se acumula atrás do tímpano, já os germes se acumulam no ouvido médio, causando dor.

Plantas medicinais

Plantas como árvore do chá, camomila, tomilho, gengibre, alcaçuz, entre outras, podem ser benéficas para a dor de ouvido.

Você pode preparar uma infusão para beber com uma ou mais dessas ervas ou preparar um emplastro previamente aquecido e colocar por cima do ouvido.

Imagem oferecida por Lst1984

  • Conover, K. (2013). Earache. Emergency Medicine Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.emc.2013.02.001