Remédios caseiros para hidratar as unhas

· 7 de maio de 2018
Descubra quais são os melhores remédios caseiros para hidratar as unhas e conseguir um bom aspecto sem descuidar da saúde cutânea. Atenção!

Hidratar as unhas é uma necessidade que transcende a estética. Trata-se de cuidar desta parte do corpo para evitar incômodos maiores a médio e longo prazo. Depois de tudo, quem não se sente incômodo quando tem as unhas em mal estado?

Independentemente do estilo de vida e dos hábitos de higiene de cada pessoa, as unhas sempre devem ser levadas em conta. Assim como a pele, o cabelo, dentre outras partes do corpo, as unhas revelam nosso estado de saúde.

A importância dos cuidados das unhas

Unhas hidratadas

As unhas se encontram em um lugar muito visível do corpo: as extremidades. Por isso, mãos bem cuidadas não só representam a uma pessoa com costumes higiênicos. Além disso, definem certas características da personalidade.

Por exemplo, se a pessoa é cuidadosa, detalhista, sociável ou tímida, segura de si mesma, forte ou fraca, expressiva ou calada. Ou seja, as unhas se encontram dentro do foco de atenção no momento de conhecer a uma pessoa.

As unhas não são só um acessório, mas sim parte de nosso sistema de defesa diante das ameaças do meio ambiente. Por esta razão é muito importante hidratá-las, cuidá-las e dedicar a elas tempo o suficiente para que estejam saudáveis.

Alguns remédios caseiros muito interessantes

 

Existem alguns remédios caseiros e produtos naturais que podem ser usados de forma simples para conseguir que as unhas pareçam saudáveis ainda quando não estejam pintadas:

  • Amasse 1 dente de alho até obter uma pasta. Com ela, massageie diretamente as unhas.
    • Benefício: o alho é excelente antibacteriano.
  • O azeite de oliva é ideal para  nutrir e hidratar as unhas frágeis ou com fungos. De fato, é melhor se estiver morno e se for espalhado sobre as unhas com um algodão.
  • O suco de um limão misturado com açúcar produz uma máscara nutritiva e fortalecedora que se coloca sobre a unha para enxaguá-la com água morna logo depois de uns minutos.
  • Uma xícara de vinagre branco na qual mergulhar as unhas por alguns instantes lhes dará brilho. Também branqueará as unhas na hora.

Estes são alguns dos produtos mais recomendados que não só hidratam as unhas, mas também as nutrem, limpam, clareiam e fortalecem, o que lhes permite estar saudáveis.

Uma proteção frente a diferentes agentes

Creme para hidratar as unhas

Recomenda-se cuidar das unhas e protegê-las da contínua exposição à água ou produtos de limpeza. É preciso realizar as tarefas de casa com luvas, cortar as unhas com cuidado e lixá-las de forma quadrada para evitar que quebrem.

Também é necessário cuidar das cutículas e retirá-las semanalmente, ou antes de qualquer tratamento ou manicure. Também é fundamental usar removedores de esmaltes e pinturas de boa qualidade, especialmente sem acetona.

Não recomendado raspar as unhas com nenhum objeto áspero que danifique sua superfície. E, claro, não usá-las como ferramentas para abrir garrafas, porque se enfraquecem e sua consistência as deteriora.

Os nutrientes imprescindíveis para hidratar as unhas

Solução para hidratar as unhas

Além destes cuidados externos é importante incluir em sua dieta alimentos ricos em proteínas e vitaminas, especialmente vitamina A, B, C, D, E, cálcio, zinco, ômega 3, dentre outros. Ajudarão a manter não só o organismo saudável mas também as unhas e permitirão que cresçam fortes, brilhantes e principalmente saudáveis.

O cuidado das unhas não é um tema de gênero, não é uma atividade exclusiva das mulheres.

Hoje em dia os costumes evoluíram e os temas que antes eram tabus hoje se tratam sem preconceitos. Um destes temas, produto da evolução dos seres humanos, é a preocupação dos homens pelo cuidado do seu corpo.

Os homens já estão informados sobre como hidratar sua pele e que cremes umectantes usar. Cuidam da exposição ao sol e usam protetor solar. Igualmente, cuidam de suas mãos e hidratam as unhas e os lábios com o mesmo esmero que as mulheres.

Se desejar projetar uma imagem profissional em qualquer ambiente no qual se desenvolva, é preciso se cuidar. É importante lembrar que para cuidar do corpo e de todas as partes que o compõem, devemos manter um estilo de vida saudável.

Hidratar as unhas não leva muito tempo e não requer sacrifícios. Tudo se trata de lhes dar um pouco de atenção e manter certos hábitos para evitar que se enfraqueçam ou quebrem.