Remédios caseiros e efetivos para as hérnias

· 28 de abril de 2019
Se você sofre de hérnias, apresentamos uma lista com alguns remédios caseiros que você mesmo pode preparar em casa. Temos certeza que vão ajudar a reduzir a dor!

As hérnias podem ser muito dolorosas e, apesar de que a atenção médica seja indispensável, existem certos remédios caseiros e efetivos para tratá-las.

As consequências de não tratá-las podem chegar a ocasionar complicações graves, tais como atrofia muscular, incontinência urinária e alteração da mobilidade.

Neste artigo contamos para você como elas se produzem e os melhores remédios para tratá-las.

O que é uma hérnia e quais são os seus sintomas

Cicatriz deixada por cirurgia

A revista Medical News Today, descreve as hérnias como “protuberâncias anormais criadas por uma debilidade ou orifício, geralmente na parede abdominal”. Apesar de que não há uma causa concreta, existem fatores de risco que devemos considerar. O risco de sofrer de uma hérnia aumenta com a idade e é mais comum em homens que em mulheres.

Apesar de que a causa real das hérnias seja desconhecida, o enfraquecimento dos tecidos de suporte poderia ser um dos fatores importantes.

Ademais, existem outras causas como a pressão extrema e repentina nos músculos do estômago ou as mudanças devidas ao envelhecimento, como já mencionamos. Por outro lado, levantar objetos muito pesados, a obesidade ou uma postura incorreta também são fatores que devemos ter em conta.

As hérnias se classificam dependendo da sua localização:

  • Femoral e inguinal: localizada na virilha
  • Hiatal: localizada na parte superior do estômago
  • Umbilical: localizada no umbigo
  • Cirúrgica ou incisional (eventração): decorrente de uma cirurgia.

Felizmente existem remédios caseiros para as hérnias que podem ajudar a diminuir a dor, apesar de que sugerimos que é fundamental a consulta com o seu médico. A seguir, damos para você alguns remédios caseiros

Leia também: 8 alimentos que causam inflamação do abdômen

Remédios caseiros para as hérnias

1. Vinagre de maçã

As hérnias podem ser atenuadas com vinagre de maçã

Trata-se de um excelente agente antioxidante e anti-inflamatório que se recomenda para tratar diversas doenças. Ademais, atua ante sintomas como por exemplo, a acidez estomacal e alivia a sensação de ardor.

Apesar das propriedades ácidas do vinagre de maçã, seu efeito no organismo é alcalino, neutralizando assim, a acidez causada pelas hérnias.

Preparação:

  • Misture 2 colheres de vinagre de maçã com um copo de água morna.
  • Acrescente uma colherinha de mel puro e orgânico.
  • Tome a preparação com o estômago vazio todos os dias.

2. Aloe vera

Aloe vera é uma erva maravilhosa que possui propriedades medicinais incríveis. Além de ser um antioxidante eficaz, possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Aliás, é também muito suave para o estômago e cria um revestimento protetor que ajuda a curar a acidez estomacal, um dos sintomas produzidos pela hérnia.

Preparação

  • Primeiramente, corte 2 folhas grossas de aloe vera.
  • Lave e retire os espinhos.
  • Retire a pele do lado arredondado e raspe o gel incolor que se encontra no seu interior.
  • Logo depois, bata tudo no liquidificador até obter um suco.
  • Beba meia xícara uma vez por dia com o estômago vazio.
  • Repita o processo todas as vezes que você considerar necessário.

Isso também pode te interessar: 5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

3. Chá de camomila para as hérnias

Além de ser um potente anti-inflamatório, o chá de camomila é um excelente antioxidante e possui um efeito calmante sobre o estômago quando está inflamado e provocando dores. É ideal para tratar a acidez estomacal causada por hérnias e ajuda a relaxar os músculos do trato gastrointestinal.

Preparação:

  • Coloque uma colher de camomila em pó em um copo de água fervendo e deixe descansar durante 10 minutos.
  • Tome este chá enquanto ainda estiver quente. Faça isso 2 vezes por dia durante um mês ou mais se for necessário.
  • Entretanto, se a dor e o inchaço forem muito intensos, você deverá consultar o médico.

4. Gengibre

Gengibre contra dor por hérnias

Para reduzir as dores abdominais e aliviar as condições inflamatórias, há poucas coisas tão eficazes como a raiz de gengibre. Você pode consumir este remédio em forma líquida ou através de suco concentrado de gengibre.

Aliás, você também pode comer o gengibre cru para dar ao estômago um impulso saudável e reduzir boa parte das dores. Você pode proteger o estômago e o esôfago da acumulação de sucos gástricos, o que pode ocorrer no caso de uma hérnia.

5. Canela para as hérnias

Esta especiaria popular ajuda a acalmar o estômago. Tenha em conta que a canela contém muitas propriedades anti-inflamatórias. Atua com um efeito calmante nos revestimentos internos do estômago. Além disso, evita que o estômago fique inchado e alivia as dores abdominais causadas pela hérnia.

Aliás, recomendamos o uso do chá de canela se você quiser acalmar os revestimentos internos do estômago nos casos em que você tenha dores abdominais depois das refeições.

Preparação

  • ½ colher de pó de canela em uma xícara de água fervendo.
  • Cubra a xícara durante alguns minutos.
  • Beba a preparação enquanto ainda estiver morna 2 ou 3 vezes por dia.

As sugestões foram úteis pra você? Então comente os resultados e continue antenado na nossa página porque temos mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Jenkins, J. T., & O’Dwyer, P. J. (2008). Inguinal hernias. BMJ. https://doi.org/10.1136/bmj.39450.428275.AD
  • Muysoms, F. E., Miserez, M., Berrevoet, F., Campanelli, G., Champault, G. G., Chelala, E., … Kingsnorth, A. (2009). Classification of primary and incisional abdominal wall hernias. Hernia. https://doi.org/10.1007/s10029-009-0518-x
  • Redondo D. ¿Qué es una hernia? ¿Cuáles son los síntomas de una hernia? [Internet]. Medical News Today. 2018. https://www.medicalnewstoday.com/articles/290715.php