Os remédios caseiros são efetivos para as hérnias?

8 de janeiro de 2020
As hérnias podem levar a certas complicações de saúde. Por esse motivo, é importante saber como lidar adequadamente com elas. Nesse espaço, vamos contar se é conveniente usar remédios caseiros.

As hérnias podem causar dor intensa e, se não forem tratadas, podem levar a complicações graves que afetam os movimentos, como atrofia muscular, incontinência urinária, perda de mobilidade ou paralisia de membros. O que fazer para tratá-las?

Como pode ser uma lesão grave, qualquer sinal de hérnia deve ser tratado por um médico. Após fazer um diagnóstico e determinar o tipo de lesão, o profissional pode sugerir certos tipos de tratamentos. De fato, dependendo do tipo de hérnia, a cirurgia pode ser necessária, conforme detalhado neste estudo publicado em 2016.

Então, os remédios caseiros são eficazes no combate à hérnia? Neste artigo, queremos responder a essa pergunta. No entanto, antes de tudo, vamos fazer um breve resumo sobre as hérnias e seus sintomas.

O que é uma hérnia e quais são os seus sintomas?

Cicatriz deixada por cirurgia
As hérnias podem produzir complicações significativas, por isso algumas precisam ser corrigidas com cirurgia.

A revista Medical News Today, descreve as hérnias como “protuberâncias anormais criadas por uma debilidade ou orifício, geralmente na parede abdominal”. Apesar de não haver uma causa concreta, existem fatores de risco. O risco de sofrer de uma hérnia aumenta com a idade e é mais comum em homens que em mulheres.

Apesar de a causa real das hérnias ser desconhecida, o enfraquecimento dos tecidos de suporte pode ser um dos fatores importantes. Ademais, existem outras causas como a pressão extrema e repentina nos músculos do estômago ou as mudanças devidas ao envelhecimento, como já mencionamos.

Por outro lado, levantar objetos muito pesados, a obesidade ou uma postura incorreta também são fatores significativos no desenvolvimento das hérnias.

As hérnias se classificam dependendo da sua localização:

  • Femoral e inguinal: localizada na virilha
  • Hiatal: localizada na parte superior do estômago
  • Umbilical: localizada no umbigo
  • Cirúrgica ou incisional

Leia também: 8 alimentos que causam inflamação do abdômen

Sintomas

O sintoma característico das hérnias é uma protuberância na área afetada. Em alguns casos, os pacientes podem perceber que o nódulo desaparece quando se deitam. Pelo contrário, torna-se mais perceptível quando ficam em pé, agachados ou tossindo. Outros sintomas incluem:

  • Desconforto ou dor na área ao redor do nódulo.
  • Acidez estomacal.
  • Dificuldade para engolir.
  • Dor no peito.

Vale destacar que as hérnias podem se tornar assintomáticas. Ocasionalmente, algumas pessoas descobrem sobre sua existência durante um exame de rotina ou por um problema não relacionado.

Os remédios caseiros são efetivos para as hérnias?

O “boom” de remédios caseiros como forma de aliviar alguns problemas de saúde fez com que algumas pessoas se perguntassem se é possível tratar as hérnias com essas alternativas. Bem, como dissemos, é uma lesão que deve ser tratada pelo médico.

Embora possamos encontrar na Internet vários remédios de origem natural que sugerem ser benéficos contra os sintomas desse problema, não há evidências científicas sobre sua segurança ou eficácia. Além disso, não são um tratamento de primeira linha e, em muitos casos, podem ter efeitos prejudiciais. De fato, a maioria é ineficaz.

É verdade que alguns remédios naturais servem como adjuvantes contra diferentes condições. No entanto, no caso de hérnias, não são uma opção. É melhor seguir as recomendações do médico e respeitar rigorosamente os tratamentos prescritos.

Tratamentos para as hérnias

De acordo com informações publicadas em National Center for Biotechnology Information,, devemos dizer que a cirurgia é a única opção para um tratamento eficaz contra as hérnias. No entanto, o médico pode determinar se é necessário ou não recorrer a esse tipo de procedimento.

Por outro lado, frequentemente sugere-se melhorar a alimentação e aumentar o consumo de fibras, com o objetivo de prevenir a constipação. Este último pode envolver um esforço durante os movimentos intestinais, o que pode piorar a hérnia. Também é aconselhável manter um peso saudável e evitar os cigarros.

Em resumo

Se você tem uma hérnia e planeja combatê-la com remédios caseiros, é melhor desistir da opção. Em vez disso, pergunte ao seu médico quais são as opções terapêuticas de acordo com o seu caso. Além disso, tente manter bons hábitos, especialmente em relação à dieta.

  • Berger D. Evidence-Based Hernia Treatment in Adults. Dtsch Arztebl Int. 2016;113(9):150–158. doi:10.3238/arztebl.2016.0150
  • Muysoms, F. E., Miserez, M., Berrevoet, F., Campanelli, G., Champault, G. G., Chelala, E., … Kingsnorth, A. (2009). Classification of primary and incisional abdominal wall hernias. Hernia. https://doi.org/10.1007/s10029-009-0518-x
  • Redondo D. ¿Qué es una hernia? ¿Cuáles son los síntomas de una hernia? [Internet]. Medical News Today. 2018. https://www.medicalnewstoday.com/articles/290715.php