Remédios caseiros para a dor causada por picadas de vespa

As picadas de vespa podem causar inchaço e dor. Embora você deva estar atento a possíveis reações alérgicas, os sintomas podem ser melhorados com alguns remédios caseiros. Descubra-os!
Remédios caseiros para a dor causada por picadas de vespa

Última atualização: 15 Junho, 2021

A dor causada por picadas de vespa geralmente melhora por conta própria após algumas horas. Porém, há quem procure remédios para acalmá-la, já que a sensação é muito incômoda. Felizmente, a menos que haja sinais de reações alérgicas, este é um sintoma que pode ser tratado em casa.

As reações alérgicas a esses tipos de picadas requerem atenção médica imediata, pois existe o risco de choque anafilático, uma reação grave que pode causar erupções cutâneas, dificuldade para respirar, tonturas e outras complicações que podem ser fatais.

Felizmente, esse tipo de reação é raro e, na maioria das vezes, o desconforto dessas picadas pode ser tratado naturalmente, com remédios caseiros e cuidados básicos. Na próxima seção, detalhamos algumas opções.

Dor causada por picadas de vespa: remédios úteis

Diante da dor causada pelas picadas de vespa, é importante aprender a agir corretamente. Portanto, a primeira coisa que devemos fazer é verificar se o ferrão foi inserido na pele. Em caso afirmativo, remova-o com cuidado, raspando suavemente a superfície da pele com a borda de um cartão.

Em seguida, teremos que limpar a área afetada com água morna e sabão neutro. Se tivermos um antisséptico disponível, é uma boa hora para usá-lo. E o que podemos fazer contra a dor e o inchaço? Após alguns minutos, podemos sentir uma sensação de queimação e dor.

Para controlar esses sintomas, podemos recorrer a alguns remédios calmantes com ingredientes naturais. Claro, devemos ter em mente que eles fornecem um alívio temporário e nem sempre são eficazes. A maioria vem da literatura popular e não há evidências da sua eficácia contra esses tipos de sintomas.

Compressas frias

Compressa fria
A aplicação de frio pode reduzir a dor da picada e aliviar a inflamação da área.

As compressas frias são boas opções para aliviar a dor causada por picadas de vespa. Na verdade, a recomendação é aplicá-las após desinfetar a área afetada. De acordo com uma publicação da University of Rochester Health Library, o frio reduz a dor ao entorpecer a região afetada. Além disso, também diminui o inchaço.

Como fazer

  • Para preparar este remédio, temos duas opções. A primeira é umedecer uma toalha com água fria e colocá-la em um saco zip-lock. A seguir, leve ao freezer por 15 minutos e, após esse tempo, aplique na área afetada.
  • Outra opção, mais rápida que a anterior, é embrulhar cubos de gelo em uma toalha ou pano. Em seguida, use-os para massagear suavemente a área da picada.

Óleos essenciais

Até o momento, as evidências não associam o uso de óleos essenciais com o alívio da dor causada por picadas de vespa. No entanto, eles têm sido usados ​​como um remédio calmante e antisséptico por muitas pessoas.

De acordo com um estudo publicado na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, esses óleos têm propriedades antimicrobianas que reduzem o risco de infecção.

Como fazer

  • Para começar, podemos escolher entre opções como óleo essencial de árvore do chá, lavanda ou alecrim, que se caracterizam pelas suas propriedades antissépticas e antibacterianas.
  • Com o óleo em mãos, misture uma ou duas gotas com meia colher de chá de outro óleo qualquer, que pode ser azeite de oliva ou óleo de coco.
  • Passe na área afetada duas ou três vezes ao dia.

Gel de aloe vera

Gel de aloe vera
Podemos aplicar o gel de aloe vera por 2 ou 3 minutos na região afetada pela picada.

Além de ser um ingrediente seguro para aplicar na pele, o gel de aloe vera pode servir como um adjuvante para diminuir a inflamação e a dor causadas por picadas de vespa.

Um estudo publicado na revista médica Pharmacognosy Reviews aponta que os extratos desse ingrediente têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Portanto, pode ajudar nesse tipo de desconforto.

Como fazer

  • Primeiro, extraia o gel de aloe vera fresco. Em seguida, passe na área afetada pela picada por dois ou três minutos.
  • Repita seu uso duas vezes ao dia.

O que mais ajuda a aliviar a dor causada por picadas de vespa?

Além dos remédios mencionados, há outras medidas para aliviar a dor causada por essas picadas. Segundo informações da Mayo Clinic, é aconselhável passar um creme de hidrocortisona ou tomar um anti-histamínico. Ambas as medidas ajudam a reduzir a vermelhidão e a coceira.

Usar uma loção de calamina e tomar um anti-inflamatório não esteroide vendido sem prescrição médica também é útil. Este último deve ser tomado de acordo com as recomendações do médico ou farmacêutico. Em ambos os casos, se os sintomas não melhorarem ou se tornarem mais graves, é melhor buscar atendimento médico.

Pode interessar a você...
O que fazer se formos picados por uma vespa asiática?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O que fazer se formos picados por uma vespa asiática?

A picada da vespa asiática é séria apenas em uma pequena porcentagem de casos. O perigo é que essa picada provoque uma reação alérgica. Veja o que ...



  • Ice Packs vs. Warm Compresses For Pain. (n.d.). Health Encyclopedia. University of Rochester Medical Center Rochester, NY.  Retrieved on March 11, 2020 from https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=85&contentid=p00918
  • Swamy MK, Akhtar MS, Sinniah UR. Antimicrobial Properties of Plant Essential Oils against Human Pathogens and Their Mode of Action: An Updated Review. Evid Based Complement Alternat Med. 2016;2016:3012462. doi:10.1155/2016/3012462
  • Rahmani AH, Aldebasi YH, Srikar S, Khan AA, Aly SM. Aloe vera: Potential candidate in health management via modulation of biological activities. Pharmacogn Rev. 2015;9(18):120–126. doi:10.4103/0973-7847.162118