Remédios caseiros para os calcanhares rachados

15 de maio de 2014
Utilize a pedra-pomes para eliminar as células mortas depois dos diferentes banhos de pés e não se esqueça de hidratá-los, por exemplo, com manteiga de cacau.

Existem diferentes causas que provocam os calcanhares rachados. Às vezes é devido às condições de saúde, outras vezes, ao uso constante de sapatos abertos, como por exemplo, as sandálias.

Caminhar com os pés descalços também provocará em pouco tempo o ressecamento.

Quando você anda muito rápido ou caminha muito, faz com que seus calcanhares se ressequem, o que produz mal-estar, dor e uma aparência desagradável nesta parte do corpo.

O melhor a se fazer sempre é prevenir. Neste caso, você pode usar com menos frequência sapatos fechados e também hidratar diariamente os pés com cremes.

Mas, se você já apresenta os calcanhares rachados, experimente algum dos remédios caseiros que mostraremos a seguir.

O mel de abelha para os calcanhares rachados

Como usar o mel para calcanhares rachados

Coloque uma xícara de mel de abelha em um recipiente que contenha água morna. Mexa bem.

Conheça: 4 remédios naturais com mel de abelha para atenuar as rugas

Depois, coloque seus pés na mistura e deixe-os ali por meia hora. Retire. Com a pedra-pomes, raspe a parte ressecada de seu calcanhar. Seque e logo verá como isso ajudará a diminuir a pele endurecida.

Manteiga de cacau

Com a manteiga de cacau você pode preparar um excelente creme hidratante para os seus calcanhares.

Antes de deitar, todas as noites, você pode aplicar uma quantidade moderada de manteiga de cacau nos seus pés. Isso os deixará mais hidratados e suaves.

Óleo de mamona

óleo de mamona para calcanhares rachados

O óleo de mamona é outro dos produtos com mais propriedades suavizantes e hidratantes. O que você deve fazer é aplicar, com um algodão, uma quantidade generosa deste óleo na área mais endurecida.

Você notará pouco a pouco como a pele dos seus calcanhares irá suavizar de modo muito agradável.

Advertimos: se a sua pele estiver muito ressecada a ponto de estar aberta, não aplique este óleo. O mesmo vale para as gestantes; não faça uso do óleo.

O mamão

Mamão papaya para os calcanhares rachados

O mamão é um dos melhores esfoliantes naturais para a pele. Pegue um pedaço de mamão, triture-o até que fique como um purê, depois coloque esta massa na parte afetada por 15 minutos, 3 vezes ao dia.

Você pode inclusive usá-lo se sua pele estiver ressecada (aberta), pois ele pode reparar facilmente os tecidos da derme.

Banana bem madura

Uso da banana madura nos calcanhares rachados

O que você deve fazer é algo parecido com o que recomendamos para o mamão. Pegue uma banana bem madura e triture-a até virar um purê.

Depois, aplique sobre os calcanhares, deixe atuar por 10 minutos e enxágue com água morna até retirar todo o purê.

Você pode realizar o procedimento uma vez ao dia, preferencialmente à noite.

Glicerina

A mistura de glicerina com água de rosas é muito boa para suavizar a pele. A glicerina é um dos melhores umectantes da natureza, e a água de rosas suavizará a área endurecida.

Leia também: Como fazer um sabonete caseiro de glicerina, própolis e argila para a dermatite

O que você deve fazer é misturar estas duas substâncias e aplicar com a polpa dos dedos na pele. Deixe atuar por 15 minutos e depois retire com água fria.

Abacate e banana

Também recomendamos um creme natural de abacate e banana. Para isso, você precisará de meio abacate e uma banana pequena.

Uma vez obtido todos os ingredientes, triture cada um até que fique um creme e depois os misture completamente.

Depois, aplique este creme natural nos calcanhares e massageie suavemente. Você pode realizar o processo 4 vezes por semana, dependendo do estado de sua pele, até obter os resultados desejados.

Pedra-pomes para os calcanhares rachados

Pedra pomes para calcanhares rachados

E agora, o que nunca pode faltar para embelezar seus pés: a pedra-pomes usada com um bom banho nos pés. Você deve deixar seus pés de molho em água morna durante 20 minutos.

Depois, raspe suavemente o pé com a pedra-pomes; isto removerá as células mortas.

Em seguida, enxágue bem os pés, seque-os e aplique um creme umectante. Você pode realizar este procedimento todas as noites.

Esperamos que os remédios caseiros e naturais que mencionamos para curar os calcanhares ressecados tenham dado bons resultados.

E lembre-se: cuidar constantemente do corpo fará com que você fique bem esteticamente para os outros, como também para si mesmo.