Remédio para tratar as artérias obstruídas e a inflamação

Segundo a crença popular, o consumo de certos remédios, dentro de um estilo de vida saudável, pode ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular.
Remédio para tratar as artérias obstruídas e a inflamação

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

Ter artérias obstruídas aumenta o risco de vários problemas de saúde. Por isso, especialistas em saúde recomendam a pacientes com obstrução arterial para melhorar seu estilo de vida e não apenas em termos de dieta alimentar. Também será essencial que abandonem definitivamente o estilo de vida sedentário.

É fundamental que adotem uma série de bons hábitos, a fim de melhorar sua qualidade de vida e reduzir progressivamente o risco de complicações. Obviamente, o acompanhamento médico será fundamental em todo o processo.

De acordo com especialistas do Texas Heart Institute, “quando uma placa excessiva se acumula dentro de uma artéria, ela fica obstruída e o fluxo sanguíneo diminui ou é interrompido. A diminuição do fluxo sanguíneo pode causar ‘isquemia’, ou seja, um fornecimento insuficiente de oxigênio às células do corpo”.

Para fazer o diagnóstico, os médicos precisarão realizar um ultrassom ou ecografia no paciente e uma arteriografia.

E como são tratadas as artérias obstruídas? Quando o bloqueio não é grave, pode ser controlada melhorando os hábitos alimentares, perdendo peso, praticando exercícios diariamente e eliminando o uso de tabaco e álcool. 

Quando grave, pode ser necessária a angioplastia com balão ou um procedimento denominado bypass vascular periférico.

Para não chegar a esse ponto, especialistas em saúde indicam que a melhor medida sempre será a prevenção. 

Previna as artérias obstruídas e a inflamação de modo natural

Previna-se
O que acontece na angina é que as artérias coronárias ficam bloqueadas e o suprimento de sangue é limitado.

O problema surge quando as artérias sofrem um déficit na sua circulação e há uma queda de oxigênio no fluxo sanguíneo.

A aterosclerose é uma das enfermidades mais comuns na população, desencadeando ataques cardíacos, arritmias, angina de peito e muitas insuficiências cardíacas. Ocorre quando o que conhecemos como placa se acumula dentro das artérias que irrigam o coração.

Essa placa é uma combinação de colesterol, compostos gordurosos, cálcio e uma substância coagulante chamada fibrina. A placa dura ou mole pode se acumular, mas ambas inflamam as artérias e podem causar coágulos. Na verdade, se a placa dura se acumula, o fluxo sanguíneo para o coração é reduzido. Dessa forma, chega menos oxigênio, o que pode causar um ataque cardíaco.

É importante estabelecer check-ups regulares com o médico para controlar a pressão arterial e o nível de colesterol no sangue. Algo tão simples como manter esses indicadores em um nível ideal pode salvar as nossas vidas.

Para cuidar da saúde do coração, é essencial manter hábitos de vida saudáveis. Assim, devemos evitar o sedentarismo e escolher bem os alimentos que incluímos na dieta.

Por outro lado, segundo a sabedoria popular, uma forma fácil e eficaz de auxiliar no tratamento das artérias obstruídas é tomando o remédio que vamos propor a seguir. Convidamos você a descobrir seus principais ingredientes.

A romã, a fruta do nosso coração?

Em estudo publicado em 2013, foi indicado que o consumo regular de romã e outras frutas ricas em antioxidantes, dentro de uma dieta balanceada, pode proporcionar diversos benefícios à saúde cardiovascular.

Por isso, em muitos meios de comunicação, passou a ser conhecido como “o fruto do coração”.

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a romã não pode ser destacada como uma fruta especialmente rica em algum tipo de nutriente. No entanto, ela contém uma quantidade considerável de potássio, vitamina C e vitaminas B. 

A aloe vera

Aloe vera é um alimento que, segundo diversos estudos, tem potencial para beneficiar a saúde. Portanto, ela foi incorporada à dieta de várias maneiras.

Acredita-se que pode ajudar a regular a pressão alta e reduzir a inflamação das artérias obstruídas.

O limão

De acordo com especialistas da FEN, o limão é uma fruta que fornece vitamina C, ácidos orgânicos e flavonoides. Este último seria especialmente benéfico para a saúde cardiovascular.

É dito que o consumo regular de suco de limão fornece elasticidade e resistência às veias e artérias, ajudando assim a prevenir a aterosclerose.

Por outro lado, afirma-se que os antioxidantes do limão ajudam a prevenir o acúmulo de placas de gordura nas artérias e a reduzir o nível de colesterol ruim, ou LDL.

Bebida para artérias obstruídas

Bebida para artérias obstruídas

Ingredientes

  • 1 romã
  • O suco de 1 limão
  • 1 copo de água (250 ml)
  • 1 colher de chá de polpa de aloe vera (5 g)

Modo de preparo

  • O primeiro passo é descascar a romã. Depois disso, bata a fruta no liquidificador.
  • Em seguida, corte um pedaço do caule da planta de aloe vera. Abra-a no meio e obtenha um pouco da polpa interna translúcida. Coloque no liquidificador.
  • Por último, esprema o suco do limão e também adicione ao liquidificador, juntamente com as sementes de romã, a aloe vera e o copo de água. Obtenha uma bebida homogênea e consuma sempre pela manhã.

Sempre siga as recomendações do seu médico

Se o médico indicou que você tem artérias obstruídas, será essencial que você siga suas instruções e tente adotar e manter bons hábitos de forma consistente.

Finalmente, lembre-se de que não é recomendado que você dependa exclusivamente do consumo da bebida mencionada acima, pois isso pode ser contraproducente para você. É sempre melhor integrar esse tipo de vida a um estilo de vida saudável.

Pode interessar a você...
Dicas para cuidar bem do coração
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dicas para cuidar bem do coração

Devemos cuidar da saúde integral de nosso corpo e especialmente cuidar do bom funcionamento de nosso coração. É por isso que devemos



    • Carlos Lahoz, José M Mostaza, “La aterosclerosis como enfermedad sistémica”, Rev Esp Cardiol. 2007;60:184-95 – Vol. 60 Núm.02
    • Maryam Boshtam, Sedigheh Asgary, Jamal Moshtaghian, Gholamali Naderi, Narges Jafari-Dinani, “Impacts of fresh lime juice and peel on atherosclerosis progression in an animal model”, ARYA Atheroscler. 2013 Nov; 9(6): 357–362.
    • Michael Aviram, Mira Rosenblat, “Pomegranate for Your Cardiovascular Health”, Rambam Maimonides Med J. 2013 Apr; 4(2): e0013.