Insônia: um remédio maravilhoso para combatê-la

· 31 de maio de 2017
A canela ajuda a relaxar, enquanto a banana oferece serotonina para garantir um descanso prazeroso. Ambos ajudarão a combater a ansiedade e a dormir melhor.

Os padrões de sono irregulares, assim como a insônia crônica ou ocasional, têm múltiplas origens.

Entre suas principais causas estão:

  • Estresse
  • Ansiedade
  • Dieta deficiente
  • Horários de trabalho
  • Algumas dores
  • Certos medicamentos

Se o problema na hora de conseguir um descanso profundo e reparador afeta a qualidade de vida, em primeiro lugar é necessário consultar um especialista.

No entanto, no dia a dia, estes outros métodos complementares sempre serão de ajuda, os antigos remédios da vovó e a medicina natural que, usada com acerto e sabedoria, são frequentemente adequadas.

Hoje, neste artigo, proporemos o seguinte: comece a tomar, todas as noites, um chá de banana e canela uma hora antes de dormir.

Em seguida, basta desligar todos os seus equipamentos eletrônicos (celular, computador, televisão) para ler um livro e deixar que o sono o abrace, e o faça mergulhar no descanso merecido.

Você se anima a descobrir esse fabuloso remédio?

Banana e canela para dormir melhor

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A banana, ou melhor, sua casca

A banana é uma das frutas mais completas, nutritivas e benéficas para o organismo.

  • Há quem prefira evitá-la e diminuir seu consumo, porque pensa que é calórica demais.
  • Isso é um erro. De fato, a banana não engorda. Ainda mais, pode ser uma aliada para a perda de peso, porque é saciante, relaxa, diminui a ansiedade e favorece um descanso profundo e reparador.
  • O ideal é buscar bananas que não estejam muito maduras. É então quando nos beneficiamos de seu teor de água, vitaminas, minerais e fibra e de seu baixo índice glicêmico.

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Se incluímos uma banana nesse chá para antes de dormir, é por uma razão muito concreta: ajuda a liberar serotonina, um neurotransmissor que acalma a ansiedade, relaxa e ajuda a combater a insônia.

Assim sendo, algo que não podemos esquecer é que as bananas contêm um altíssimo nível de potássio e de magnésio em sua casca, muito mais que na própria polpa.

Portanto, não devemos jogá-la fora. De fato, a casca é imprescindível para esse chá.

A canela, a especiaria da saúde e do bem-estar

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A canela é um fabuloso tônico calmante. Apenas com seu aroma, entramos num estado de relaxamento e bem-estar muito reconfortante.

Se tomarmos este fabuloso remédio durante 10 dias seguidos, nosso organismo se acostumará, pouco a pouco, com seus benefícios proporcionado um descanso mais profundo.

  • A canela ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
  • Quando os níveis de açúcar no sangue estão em equilíbrio, os hormônios funcionam de uma maneira mais harmônica, mais equilibrada e precisa, facilitando um excelente descanso.
  • Outro aspecto interessante deste chá é que melhora a digestão do jantar.
  • Uma digestão adequada durante a noite facilita as atividades de depuração do corpo.
  • O fígado e o sistema linfático podem então atuar como mediadores da desintoxicação e purificação do organismo.

Por fim, e não menos interessante, cabe destacar que este chá à base de banana e canela permite relaxar os músculos e possíveis sobrecargas relacionadas ao estresse.

Esta bebida diminui a presença de cortisol no sangue, para facilitar um descanso adequado. É maravilhosa!

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Como preparar este remédio para combater a insônia

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Ingredientes

  • 1 banana orgânica
  • ½ colher de chá de canela (2,5 g)
  • 1 litro de água

Modo de preparar

É muito fácil de preparar. Primeiramente, consiga bananas orgânicas. A razão?

  • Utilizaremos a casca, e precisamos que tenham sido cultivada sem pesticidas.
  • Depois de escolher a banana, corte os extremos dela e as coloque numa panela com o litro de água. Espere aquecer.
  • Em seguida, junte a meia colher de chá de canela e deixe ferver por cinco minutos.
  • Logo após esse tempo, deixe repousar por mais 10 minutos.
  • Qual o seguinte passo? Já está quase pronto, despeje o chá num bule e se sirva de uma xícara.

Caso queira, pode adoçar com um pouco de mel. Não use açúcar, ou o remédio contra a insônia perderá o efeito.

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Como devo tomar este remédio?

Em suma, consuma-o todas as noites, cerca de uma hora antes de ir dormir. Lembre-se de que pode levar alguns dias para notar seus efeitos. É preciso ter paciência!

Imagem principal: cortesia de © wikiHow.com

  • Cabrera, C. C., & Sponholz Júnior, A. (2005). Ansiedade e insônia. Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência, 283-304.
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