11 formas de usar as cascas de banana

· 4 de fevereiro de 2019
Os benefícios das cascas de banana para a saúde serão notáveis tanto se as aplicar de forma tópica quanto se as consumir em forma de infusão.

Muitas pessoas não sabem que as cascas de banana, parte que costumamos desperdiçar, concentra importantes propriedades; com benefícios maravilhosos.

A banana, é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, não apenas porque costuma estar disponível em qualquer época do ano, mas também porque é deliciosa e tem um alto valor nutricional.

Seu teor significativo de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes a convertem em um dos melhores alimentos para complementar a dieta.

Contudo, a casca da fruta contém mais fibras do que a polpa e oferece alguns aminoácidos importantes para o organismo.

Embora seu sabor não seja tão agradável quanto o da banana, vale a pena conhecer seus benefícios e as diferentes formas de usá-la.

Não perca!

Maneiras diferentes de usar as cascas de banana

1. Dor de cabeça

dor-de-cabeca

O alto teor de potássio presente nas cascas de banana é um bom remédio contra as dores de cabeça comuns.

A casca pode ser ingerida por meio de uma infusão, ou se pode colocá-la sobre a testa e na parte posterior do pescoço para conseguir um efeito relaxante.

2. Verrugas

A parte branca da casca é uma grande solução contra as verrugas que podem surgir em várias partes do corpo.

Seus efeitos não são imediatos, mas colocando-a todos os dias com uma fita adesiva pode-se aliviar as verrugas em questão de dias.

3. Prisão de ventre

Uma das chaves para solucionar a prisão de ventre e outros problemas digestivos consiste em aumentar o consumo de fibras.

Visto que este ingrediente contém mais fibras do que a sua polpa, ingeri-la em forma de chá ou como parte de vitaminas pode contribuir para melhorar esta condição.

4. Acne

usos-casca-de-banana

Os compostos contidos na parte branca das cascas de banana são um bom remédio contra os cravos e as espinhas.

Esfregando a casca na pele duas vezes ao dia fará com que a espinha seque mais rápido, a pele se desinflame e os poros fiquem desobstruídos.

5. Dentes mais brancos

Apesar de não funcionar como um clareamento dental profissional, esfregar a casca de banana sobre os dentes ajuda a diminuir seu aspecto amarelado.

Seu uso diário remove algumas impurezas que se aderem ao esmalte do dente, e logo após várias semanas deixa-os mais reluzentes.

6. Picadas de insetos

picadas-insetos

Esfregando um pequeno pedaço de casca de banana sobre as picadas de inseto pode-se diminuir a inflamação e a coceira na pele.

Em síntese, é um dos remédios mais antigos contra as picadas dos mosquitos.

7. Contusões

As propriedades regenerativas das cascas de banana são úteis para acelerar a recuperação de feridas e contusões.

Além disso, o consumo do seu chá ajuda a melhorar a circulação do sangue; bem como exerce uma função calmante de forma tópica.

Saiba mais: 10 remédios caseiros contra os hematomas

8. Polir os móveis

A parte inferior deste ingrediente serve para abrilhantar móveis de couro e madeira, utensílios de cozinha e outros acessórios que perdem seu brilho por causa do pó.

Basta esfregá-la durante três minutos e, logo depois, polir com um pano limpo.

9. Melhorar o humor

mulher-bom-humor

As cascas de banana concentram uma alta quantidade de um aminoácido essencial conhecido como triptofano, que está relacionado a um aumento na produção de serotonina.

Em suma, os níveis adequados deste neurotransmissor permitem sentir bom humor, entusiasmo e uma sensação de bem-estar.

Portanto, uma xícara de infusão de casca de banana é uma boa solução contra o estresse e os estados depressivos.

10. Sapatos brilhantes

A casca de banana é útil para polir os sapatos opacos ou com uma aparência maltratada. Neste caso seu efeito é similar ao dos móveis, já que deve-se aplicá-la sobre o elemento e esfregar com um pano limpo.

Leia mais: É bom usar sapatos planos diariamente?

11. Saúde cardiovascular

saude-cardiovascular

O fósforo e o potássio contidos nas cascas de banana são uma grande solução contra os níveis altos de pressão arterial e colesterol.

Estes minerais essenciais protegem a saúde arterial, melhoram a circulação e evitam a oxidação do colesterol ruim nas veias.

Embora não substituam nenhum medicamento receitado para o controle destes transtornos, seu consumo regular atua como complemento para mantê-los em níveis adequados.

Para considerar!

Para conseguir resultados ótimos é recomendável usar a casca de banana fresca, já que refrigerada perde uma parte importante de suas propriedades.

Se acaso deseja conservá-las por um ou dois dias, o melhor é colocá-las em um lugar fresco; longe de fontes de calor e da luz solar.

Por fim, antes de consumi-la é preciso lavá-la muito bem para retirar toda a sujeira; que pode ser adquirida no ambiente e nos locais de distribuição.

  • Kumar, K. S., Bhowmik, D., Duraivel, S., & Umadevi, M. (2012). Traditional and medicinal uses of banana. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry1(3), 51-63.
  • Wang, J., Huang, J. H., Cheng, Y. F., & Yang, G. M. (2014). Banana resistant starch and its effects on constipation model mice. Journal of medicinal food17(8), 902-907.