Remédio caseiro com beterraba para purificar o fígado

· 17 de maio de 2015

O fígado é o grande filtro de nosso corpo, capaz de filtrar o sangue para eliminar uma grande quantidade de toxinas e detritos que podem afetar nossa saúde. É preciso ter cuidado especial com este órgão, por isso, neste artigo mostramos um remédio caseiro com beterraba para purificar o fígado.

Sabe-se que o fígado realiza mais de 500 funções, embora existam estudos que suspeitam que podem ser muitas mais. Daí, a grande importância de ter um fígado saudável e que funcione bem todos os dias.

Embora nosso fígado seja capaz de se purificar por si só quando lhe fornecemos os nutrientes essenciais, chega um momento em que o sobrecarregamos de tarefas e impedimos seu correto funcionamento.

O estilo de vida sedentário, a má alimentação, a contaminação, ou o uso de produtos químicos, entre outros, podem causar um excesso de toxinas no corpo e impedir que o fígado realize corretamente suas funções.

Felizmente, o fígado pode se purificar naturalmente mediante o consumo de alimentos ricos em nutrientes, antioxidantes e outros compostos chaves para sua limpeza.

Saiba mais: Benefícios do suco de beterraba que você desconhecia

Beterrabas para purificar o fígado

Remédio caseiro com beterraba para purificar o fígado

As beterrabas (betabel) foram utilizadas durante décadas para a limpeza do fígado e a prevenção de uma grande quantidade de doenças. Esse alimento é muito fácil de incluir na dieta e seu sabor é muito agradável para diferentes receitas.

Seus benefícios para purificar e desintoxicar o fígado se devem principalmente aos seus conteúdos de antioxidantes. Estes têm a capacidade de combater os radicais livres do corpo, os quais, a longo prazo, poderiam causar doenças.

Além disso, elas contêm muitas substâncias importantes, como a betalaína, fibras, ferro, betacianina e ácido fólico, que são chaves para ter um fígado saudável. Esse alimento contém uma fibra chamada pectina, que é a que estimula a limpeza e a eliminação de toxinas do fígado, melhorando significativamente sua função.

Além desse importante benefício, as beterrabas foram associadas à cura do fígado, à melhoria na produção de ácido estomacal, à prevenção de radicais livres no LDL (mau colesterol) e à prevenção de cânceres de pulmão, fígado, baço, pele e cólon.

Esse remédio caseiro caseiro com beterraba traz benefícios incríveis para um órgão com funções muito importantes no organismo: o fígado.

Remédio caseiro com beterraba para limpar e purificar o fígado

Remédio caseiro com beterraba

Esse poderoso remédio caseiro com beterraba é altamente recomendado para as pessoas que sofrem de fígado gorduroso, ou que têm problemas no fígado como consequência de fumar ou de beber álcool.

O funcionamento adequado desse órgão é sinônimo de boa saúde, pois através dele podemos eliminar todas essas substâncias que o nosso corpo não precisa e que, a longo prazo, podem causar problemas na saúde.

Ingredientes

  • 1 jarra de vidro de 3 litros.
  • 700 g de beterraba.
  • 2 colheres de farinha.
  • 200 g de açúcar orgânico (1 xícara)
  • 100 g de passas.

Preparação

Primeiramente, corte a beterraba em pequenos cubos e adicione-os na jarra com os demais ingredientes. Jogue por cima água fervida, já fria, e posteriormente ponha para fermentar durante 6 ou 7 dias.

Cubra a boca da jarra com uma gaze para que a mistura possa respirar durante os dias de fermentação. Mexa a mistura duas vezes ao dia e, finalmente, filtre-a e consuma-a passado o tempo recomendado.

Recomendações

  • Devem ser consumidas 3 colheres, 3 vezes ao dia.
  • A mistura deve ser conservada na geladeira.
  • Depois de um descanso de três meses,  pode repetir o tratamento.

Leia também: Dieta de beterraba, uma das mais incríveis e eficazes

Efeitos secundários

  • É possível que durante o tempo de consumo desse remédio, a cor da sua urina adquira um tom avermelhado. Não precisa se preocupar, pois é um efeito secundário produzido pela cor da beterraba e não é perigoso.
  • O consumo de beterraba pode causar algumas reações alérgicas na pele. Nesse caso, o melhor é suspender seu consumo.
  • As pessoas que sofrem de cálculos ou de problemas renais devem se abster de experimentar esse remédio de beterraba.
  • Esse remédio caseiro com beterraba é totalmente proibido para pessoas que sofrem de diabetes. Isso porque a beterraba é a hortaliça que mais tem açúcar e, além disso, porque adicionamos bastante açúcar à preparação.
  • A beterraba pode ajudar a combater a constipação, já que aumenta o movimento intestinal. Entretanto, se a pessoa sofrer de diarreia, o melhor a fazer é não consumi-la já que pode piorar esse problema.
  • Alves, A. U., Prado, R. de M., Gondim, A. R. de O., Fonseca, I. M., & Cecílio Filho, A. B. (2008). Desenvolvimento e estado nutricional da beterraba em função da omisão de nutrientes. Horticultura Brasileira. https://doi.org/10.1590/S0102-05362008000200033
  • Grangeiro, L. C., Negreiros, M. Z. de, Souza, B. S. de, Azevedo, P. E. de, Oliveira, S. L. de, & Medeiros, M. A. de. (2007). Acumulo e exportacao de nutrientes em beterraba. Ciencia e Agrotecnologia. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000200001