Relação entre o percentil e a saúde da criança

Os pais costumam se preocupar com o crescimento e o desenvolvimento de seus filhos. Entender a relação entre o percentil da criança e a sua saúde é um dos desafios que eles costumam enfrentar.
Relação entre o percentil e a saúde da criança

Última atualização: 20 Março, 2021

Existem diferentes métodos para avaliar o crescimento infantil. Encontrar a ferramenta correta para alcançar essa medida tem sido o objetivo de vários estudos e atualizações ao longo dos anos, incluindo a compreensão da relação entre o percentil da criança e a sua saúde.

Entre 1997 e 2003, a Organização Mundial da Saúde, OMS, conduziu o Multicenter Growth Baseline Study (MGRS) para gerar novas curvas de crescimento destinadas a avaliar o crescimento e o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas em todo o mundo.

Assim, o MGRS coletou dados de crescimento primário e informações de aproximadamente 8.500 crianças de diferentes origens étnicas e culturais:

“Os novos gráficos de crescimento fornecem um padrão internacional único que representa a melhor descrição do crescimento fisiológico para todas as crianças, desde o nascimento até os cinco anos, e estabelece o lactente como modelo normativo para crescimento e desenvolvimento”

Muito além dos gráficos e do percentil para avaliar a saúde da criança

Bebê sendo examinado
É importante que os pais entendam as informações que os pediatras fornecem sobre as medidas de crescimento das crianças.

É fundamental que, toda vez que uma criança for ao pediatra ou ao médico de família, suas medidas de crescimento sejam registradas e os pais recebam e entendam essas informações. Da mesma forma, saber que as tabelas de medição são atualizadas periodicamente (em função das novas informações disponíveis) é importante.

As tabelas existem para orientação e devem ser acompanhadas pelos critérios clínicos do profissional. Daí a importância de fazer curvas de crescimento que permitam ver todo o filme, e não apenas a fotografia, que costuma ser muito bonita, mas às vezes fica mais estática.

A Sociedade Argentina de Pediatria destaca que a terceira edição das diretrizes para avaliação do crescimento físico constitui uma ferramenta indispensável para o pediatra. No mesmo guia, é compartilhada uma mensagem da Comissão de Nutrição que determina que:

“O cuidado e a saúde das crianças têm novos desafios. Se analisarmos os relativos à nutrição, um ponto inicial a melhorar é que a saúde pública e também o pediatra – no exercício da sua profissão – têm o melhor instrumento para detectar as alterações do estado nutricional no tempo adequado.” 

O que as curvas e os dados nos dizem?

A informação que o percentil nos dá e a sua relação com a saúde da criança é, em geral, expressa em porcentagens, o que não implica, de forma alguma, reduzir um filho a um número ou quantidade. A utilidade dessas ferramentas é identificar a existência de uma proporção ou área em que um grupo de crianças, por idade e contexto, está ou não na média esperada.

Estar fora do percentil: motivo de preocupação com a saúde da criança?

Consulta com pediatra
Somente o seu pediatra ou profissional de saúde pode determinar se as irregularidades do percentil da criança são motivo de preocupação.

Estar acima ou abaixo das curvas pode ou não ser motivo de preocupação se as medições não forem acompanhadas das respectivas explicações no âmbito de uma relação de confiança.

Saber se o crescimento está de acordo com um processo de desenvolvimento “normal” é tarefa do profissional de saúde. Porém, é imprescindível a opinião dos pais, que, de alguma forma, são “experts” nos filhos por estarem atentos aos seus cuidados.

Portanto, nesse sentido, apesar de existirem medidas pré-estabelecidas, cada criança é um mundo, e fatores como genética, ambiente e dieta têm uma influência significativa.

No entanto, um sinal que pode alertar os pais são as mudanças repentinas de peso e altura de um check-up pediátrico para outro. Se essas mudanças ocorrerem com relativa frequência, o especialista provavelmente fará uma série de testes mais específicos na criança para tentar descobrir por que essas mudanças estão ocorrendo no desenvolvimento do bebê.

Além disso, outra bandeira vermelha é quando ocorre uma estagnação do crescimento. Assim como no caso anterior, será necessário descobrir o que está acontecendo.

Sobre o percentil da criança e a sua saúde

Em suma, manter as consultas de rotina em dia para que o pediatra possa estabelecer a relação entre o percentil da criança e a sua saúde é fundamental durante o seu crescimento e desenvolvimento.

Caso surja qualquer tipo de dúvida em relação à criação do seu filho, é aconselhável consultar sempre um profissional de saúde.

It might interest you...
Probióticos para bebês
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Probióticos para bebês

É apropriado fornecer probióticos para bebês muito pequenos? Que riscos essa conduta pode trazer para a flora intestinal? Saiba tudo aqui!