Riscos da dieta rica em açúcar durante a gravidez

A educação e aconselhamento nutricional é uma estratégia usada com muita frequência para melhorar o estado nutricional das mulheres durante a gravidez e prevenir complicações futuras.
Riscos da dieta rica em açúcar durante a gravidez

Última atualização: 05 Dezembro, 2020

Uma dieta rica em açúcar pode trazer complicações para a saúde de qualquer pessoa, mas principalmente durante a gravidez. As complicações podem ser perigosas e aumentam o risco de desenvolver doenças no futuro.

A gravidez é uma fase que é acompanhada por muitas mudanças. O corpo se prepara para criar uma nova vida, e isso inclui transformações em todo o organismo.

O que acontece durante a gravidez?

A gravidez é uma etapa de vital importância na qual ocorrem vários processos de crescimento, adaptação metabólica e preparação para a vida extrauterina.

É uma situação que envolve alterações na concentração de glicose e lipídios do plasma, além de alterações na concentração hormonal, como é o caso da insulina. Da mesma forma, destaca-se um certo grau de resistência a esse hormônio.

Esta situação surge para garantir a glicose no cérebro materno e no feto. Também direciona a glicose para a glândula mamária e reduz o uso por outros órgãos.

Consulta na gravidez
O monitoramento regular das mulheres grávidas é essencial.

A gravidez e o metabolismo do açúcar

Em algumas mulheres, uma alteração no metabolismo dos carboidratos ocorre durante a gravidez. Essa alteração é caracterizada por elevar a glicemia em jejum, acima dos valores normais.

Quando os níveis de glicose e insulina em jejum são normais, ou até mesmo reduzidos, após o consumo de carboidratos a glicemia aumenta acima dos valores normais. Essas mudanças são mais pronunciadas no último trimestre da gestação.

Durante a gravidez, como dissemos, aparece alguma resistência à insulina. Dessa forma, às vezes o corpo precisa mais desse hormônio para metabolizar a glicose proveniente dos alimentos. Quando a insulina que você tem é insuficiente ou você não consegue utilizá-la, a glicose se acumula no sangue.

Se a regulação da glicose na gravidez não estiver fisiologicamente correta, podem ocorrer alterações que afetam seriamente o desenvolvimento do feto. Essas mudanças também podem predispor o bebê a ter diabetes na idade adulta.

Dieta rica em açúcar durante a gravidez e diabetes

Além do mencionado, pode acontecer que a mãe siga uma dieta rica em açúcar durante a gravidez, o que pode alterar ainda mais essa situação. Assim, pode ocorrer a chamada diabetes gestacional, que começa ou é diagnosticado pela primeira vez durante a gravidez.

Geralmente, é uma condição transitória na qual uma mulher grávida é incapaz de produzir o suficiente ou se torna resistente à insulina, levando a níveis elevados de glicose no sangue.

Dieta rica em açúcar na gravidez

Diabetes gestacional: quais problemas ela pode causar?

A gestante com essa alteração apresenta um maior risco de sofrer de alguns distúrbios, como os seguintes:

  • Distúrbios hipertensivos da gravidez.
  • Doenças associadas a diabetes.
  • Nascimento através de cesariana.

Além disso, vários estudos mostram que 50% das pacientes com diabetes gestacional têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 nos 10 anos seguintes.

Como deve ser a alimentação durante a gravidez?

A primeira coisa a se ter em mente é que a dieta é fundamental para prevenir a diabetes gestacional. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma dieta saudável durante a gravidez é aquela que contém uma quantidade adequada de calorias, proteína, vitaminas e minerais.

Para conseguir isso, o consumo dos seguintes alimentos não pode faltar na sua dieta:

  • Verduras e frutas.
  • Legumes.
  • Carnes magras.
  • Peixes.
  • Leguminosas.
  • Oleaginosas.
  • Cereais integrais.
Dieta saudável
A dieta na gravidez deve ser baseada em alimentos frescos e naturais.

Não se deve esquecer que, no caso da diabetes, o tratamento consiste no controle diário do nível de açúcar no sangue, em uma dieta saudável e em exercícios físicos. Se o nível de açúcar no sangue estiver muito alto, o médico prescreverá os medicamentos necessários.

Uma dieta rica em açúcar durante a gravidez não é recomendada

A educação e aconselhamento nutricional é uma estratégia usada com muita frequência para melhorar o estado nutricional das mulheres durante a gravidez e prevenir complicações futuras.

A estratégia se concentra principalmente nos seguintes elementos:

  • Melhorar a qualidade da dieta materna, levando em consideração a quantidade de alimentos consumidos.
  • Promover um ganho de peso adequado através de uma dieta suficiente e equilibrada.

O que não falta são dicas do médico e do nutricionista para as mulheres grávidas sobre a importância de uma dieta saudável e pobre em açúcar. Da mesma forma, a atividade física diária durante a gravidez é essencial.

Pode interessar a você...
Ginástica para grávidas: exercícios durante a gravidez
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Ginástica para grávidas: exercícios durante a gravidez

É essencial escolher corretamente a modalidade de ginástica para grávidas. Além disso, esse hábito também a ajudará a se recuperar após o parto.



  • Medina-Pérez EA, Sánchez-Reyes A, Hernández-Peredo AR, Martínez-López MA, Jiménez-Flores CN, Serrano-Ortiz I . Diabetes gestacional. Diagnóstico y tratamiento en el primer nivel de atención. Med. interna Méx. 2017; 33(1):91-98.
  • Efecto de una dieta personalizada en mujeres embarazadas con sobrepeso u obesidad. Rev Chil Nutr 2016;(3):230-238.
  • Vigil-De Gracia P, Olmedo J. Diabetes gestacional: conceptos actuales. Ginecol. obstet. Méx. 2017;85(6):380-390.
  • Who.[Internet] Asesoramiento nutricional durante el embarazo. Actualizado el 5 de abril de 2019.Disponible en: https://www.who.int/elena/titles/nutrition_counselling_pregnancy/es/