Recomendações para tratar uma infecção de ouvido

7 de maio de 2019
Apesar de que achemos que já nos recuperamos de uma infecção de ouvido, se estivermos seguindo um tratamento com antibióticos é fundamental não interrompê-lo para não ter uma recaída e desenvolver resistências.

Uma infecção de ouvido é uma patologia muito dolorosa que avança de uma maneira muito rápida. Se sofremos com esse problema com frequência e se dura muito tempo, certamente isso já se tornou um problema crônico.

Não perca tempo e tente agir imediatamente para evitar que o quadro piore. Aqui daremos algumas dicas para tratar a infecção de ouvido.

Maneiras de combater uma infecção de ouvido

1. Utilize compressas mornas

Mulher com dor de ouvido

A dor em uma infecção de ouvido pode ser insuportável. Mesmo que nos deitemos de um lado ou de outro, a dor persiste e não há nenhuma forma em que podemos acalmá-la. Por isso, as compressas mornas podem ajudar. Podemos adquiri-las em qualquer farmácia ou usar um pano úmido, se preferirmos.

  • O que vamos fazer é submergi-las em água morna.
  • Uma vez feito isso, retiramos o pano ou a compressa, a escorremos muito bem e aplicamos sobre o ouvido que está com a infecção.
  • Se esperarmos alguns minutos notaremos um certo alívio da dor, apesar de que para melhorar mais ainda, podemos seguir as recomendações do seguinte artigo:

Leia então: Remédios naturais para aliviar a dor de ouvido

2. Tome analgésicos para a dor

Mesmo que tentemos evitá-los, os analgésicos serão necessários para suportar a infecção do ouvido até ela melhorar. Alguns analgésicos que podemos adquirir sem precisar ir ao médico e que podem ajudar a acalmar a dor, são os seguintes:

  • Paracetamol: seus efeitos secundários são mínimos e está muito recomendado para qualquer tipo de dor, como de cabeça e, neste caso, de ouvido. O problema deste remédio é que pode afetar o fígado e não cumpre a função de anti-inflamatório, é somente analgésico. A quantidade máxima recomendada por dia é de 3 gramas divididas, em pelo menos, 3 doses.
  • Ibuprofeno: é mais eficaz em dores que tenham a ver com lesões ou músculos. Entretanto, possui muito mais efeitos secundários que o paracetamol e pode agravar as úlceras estomacais se as tivermos. Se o ingerirmos juntamente com alimentos reduziremos seus efeitos nocivos a nível digestivo. Ao contrário do paracetamol, o ibuprofeno sim possui propriedades anti-inflamatórias.

O mais indicado entretanto, é pedir-lhe ao médico especialista que nos receite algum analgésico. Desta maneira, conhecendo nossos antecedentes e prontuário médico, receitará a medicação de acordo com nossas necessidades.

Não deixe de ler também: Os 9 melhores analgésicos naturais

Os antibióticos serão necessários na infecção de ouvido

Antibióticos para infecção de ouvido

Apesar de que os analgésicos podem ser adquiridos sem receita médica, não deveria acontecer o mesmo com os antibióticos. Esse tipo de fármaco é demasiado forte e está destinado a eliminar, neste caso, a infecção de ouvido.

Podemos tomar um analgésico juntamente com um antibiótico se tivermos a prescrição do médico especialista. Apesar disso, temos que prestar muita atenção ao que o médico nos indica sobre horários, intervalos e forma de tomar o antibiótico que nos receite.

Se acharmos que já estamos bem e abandonamos o tratamento, a infecção de ouvido pode aparecer novamente e, desta vez, precisaremos de doses mais altas.

O antibiótico permite lidar com a infecção de ouvido que, de outra maneira, seria quase impossível.

Aliás, o tipo de fármaco que devemos tomar e sua duração dependerá da gravidade da infecção (por exemplo, se tivermos uma otite aguda). É por este motivo, e para evitar as resistências e complicações, que devemos cumprir com o tempo de tratamento e respeitar as doses de forma adequada a como nos indique o médico especialista.

O uso de carretel ou tubo de ventilação

Tratamentos para otite

Em alguns casos de infecção de ouvido pode ser necessário o uso de tubos de ventilação. Consiste em um tubo muito pequeno que se coloca onde está o tímpano para ventilar o ouvido. Assim, é possível impedir a acumulação de líquido. Isto permite evitar as infecções de ouvido se estas forem muito recorrentes.

Às vezes o carretel ou tubo de ventilação é deixado durante uns meses. Em alguns casos, deixa-se para que se desprenda por si só. Os carretéis geralmente funcionam muito bem nas infecções de ouvidos que são crônicas. Entretanto, seu uso dependerá do que o médico considere.

Você sofre de infecções de ouvido recorrentes? As compressas mornas ou os analgésicos ajudam?

Para superar uma infecção de ouvido e tratar de que seja mais tolerável, é imprescindível seguir as recomendações do médico e tomar a medicação da maneira como for receitada e indicada.

Além de tudo isso, é recomendável o descanso e evitar as mudanças bruscas de pressão atmosférica. Portanto, as viagens de avião não são recomendáveis se você estiver sofrendo com uma otite.