Recomendações para tratar uma infecção de ouvido

Apesar de que achemos que já nos recuperamos de uma infecção de ouvido, se estivermos seguindo um tratamento com antibióticos é fundamental não interrompê-lo para não ter uma recaída e desenvolver resistências.
Recomendações para tratar uma infecção de ouvido

Última atualização: 21 setembro, 2022

Uma infecção de ouvido é uma patologia muito dolorosa que avança de uma maneira muito rápida. Se sofremos com esse problema com frequência e se dura muito tempo, certamente isso já se tornou um problema crônico.

Não perca tempo e tente agir imediatamente para evitar que o quadro piore. Aqui daremos algumas dicas para tratar a infecção de ouvido.

Maneiras de combater uma infecção de ouvido

1. Utilize compressas mornas

Mulher com dor de ouvido

A dor em uma infecção de ouvido pode ser insuportável. Mesmo que nos deitemos de um lado ou de outro, a dor persiste e não há nenhuma forma em que podemos acalmá-la. Por isso, as compressas mornas podem ajudar. Podemos adquiri-las em qualquer farmácia ou usar um pano úmido, se preferirmos.

  • O que vamos fazer é submergi-las em água morna.
  • Uma vez feito isso, retiramos o pano ou a compressa, a escorremos muito bem e aplicamos sobre o ouvido que está com a infecção.
  • Se esperarmos alguns minutos notaremos um certo alívio da dor, apesar de que para melhorar mais ainda, podemos seguir as recomendações do seguinte artigo:

2. Tome analgésicos para a dor

Mesmo que tentemos evitá-los, os analgésicos serão necessários para suportar a infecção do ouvido até ela melhorar. Alguns analgésicos que podemos adquirir sem precisar ir ao médico e que podem ajudar a acalmar a dor, são os seguintes:

  • Paracetamol: seus efeitos secundários são mínimos e está muito recomendado para qualquer tipo de dor, como de cabeça e, neste caso, de ouvido. O problema deste remédio é que pode afetar o fígado e não cumpre a função de anti-inflamatório, é somente analgésico. A quantidade máxima recomendada por dia é de 3 gramas divididas, em pelo menos, 3 doses.
  • Ibuprofeno: é mais eficaz em dores que tenham a ver com lesões ou músculos. Entretanto, possui muito mais efeitos secundários que o paracetamol e pode agravar as úlceras estomacais se as tivermos. Se o ingerirmos juntamente com alimentos reduziremos seus efeitos nocivos a nível digestivo. Ao contrário do paracetamol, o ibuprofeno sim possui propriedades anti-inflamatórias.

O mais indicado entretanto, é pedir-lhe ao médico especialista que nos receite algum analgésico. Desta maneira, conhecendo nossos antecedentes e prontuário médico, receitará a medicação de acordo com nossas necessidades.

Não deixe de ler também: Os 9 melhores analgésicos naturais

Os antibióticos serão necessários na infecção de ouvido

Antibióticos para infecção de ouvido

Apesar de que os analgésicos podem ser adquiridos sem receita médica, não deveria acontecer o mesmo com os antibióticos. Esse tipo de fármaco é demasiado forte e está destinado a eliminar, neste caso, a infecção de ouvido.

Podemos tomar um analgésico juntamente com um antibiótico se tivermos a prescrição do médico especialista. Apesar disso, temos que prestar muita atenção ao que o médico nos indica sobre horários, intervalos e forma de tomar o antibiótico que nos receite.

Se acharmos que já estamos bem e abandonamos o tratamento, a infecção de ouvido pode aparecer novamente e, desta vez, precisaremos de doses mais altas.

O antibiótico permite lidar com a infecção de ouvido que, de outra maneira, seria quase impossível.

Aliás, o tipo de fármaco que devemos tomar e sua duração dependerá da gravidade da infecção (por exemplo, se tivermos uma otite aguda). É por este motivo, e para evitar as resistências e complicações, que devemos cumprir com o tempo de tratamento e respeitar as doses de forma adequada a como nos indique o médico especialista.

O uso de carretel ou tubo de ventilação

Tratamentos para otite

Em alguns casos de infecção de ouvido pode ser necessário o uso de tubos de ventilação. Consiste em um tubo muito pequeno que se coloca onde está o tímpano para ventilar o ouvido. Assim, é possível impedir a acumulação de líquido. Isto permite evitar as infecções de ouvido se estas forem muito recorrentes.

Às vezes o carretel ou tubo de ventilação é deixado durante uns meses. Em alguns casos, deixa-se para que se desprenda por si só. Os carretéis geralmente funcionam muito bem nas infecções de ouvidos que são crônicas. Entretanto, seu uso dependerá do que o médico considere.

Você sofre de infecções de ouvido recorrentes? As compressas mornas ou os analgésicos ajudam?

Para superar uma infecção de ouvido e tratar de que seja mais tolerável, é imprescindível seguir as recomendações do médico e tomar a medicação da maneira como for receitada e indicada.

Além de tudo isso, é recomendável o descanso e evitar as mudanças bruscas de pressão atmosférica. Portanto, as viagens de avião não são recomendáveis se você estiver sofrendo com uma otite.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.