Logo image
Logo image

Duas deliciosas receitas com pêssego

4 minutos
A seguir, apresentamos receitas com pêssego para que você possa fazer deliciosos pratos com o sabor intenso e doce desta fruta.
Duas deliciosas receitas com pêssego
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva

Última atualização: 17 abril, 2023

O pêssego é uma fruta com um sabor intenso e muito doce. Para utilizá-lo de uma forma interessante, apresentamos essas receitas com pêssego, que servirão para fazer alguns pratos deliciosos com o toque de frescor dessa fruta.

Receitas com pêssego

De acordo com uma publicação no Rutgers New Jersey Agricultural Experiment Stationo pêssego é uma fruta rica em carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Contém 6% das necessidades diárias de vitamina A e 15% das necessidades diárias de vitamina C.

Além disso, contém 2% do valor diário de vitaminas E e K, niacina, ácido fólico, ferro, colina, potássio, magnésio, fósforo, manganês, zinco e cobre. Você tem vontade de adicioná-lo à sua dieta? Embora essa fruta possa ser consumida diretamente, neste artigo apresentamos algumas receitas deliciosas.

1. Filés recheados com pêssego e queijo

A primeira dessas receitas com pêssego nos permitirá preparar um prato com muito frescor, adequado para o verão. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 2 filés de carne de vaca (250 g)
  • 4 fatias de presunto york (20 g)
  • 1 colher de chá de mostarda
  • ¼ xícara de pistache descascado
  • 1 pêssego maduro (40 g)
  • 4 fatias de queijo semicurado (20 g)
  • Meia xícara de creme de leite (100 ml)
Some figure

Leia também: O pêssego, a fruta da eterna juventude

Modo de preparo dos filés

  • O primeiro passo para preparar uma das duas receitas com pêssego que vamos apresentar hoje consiste em cortar o queijo em fatias bem finas e remover sua crosta. Em seguida, coloque os filés sobre uma tábua plana e amasse-os com um rolo para deixá-los mais finos. Sobre eles, coloque as fatias de queijo e de presunto york.
  • Depois, corte o pêssego em fatias finas e também os coloque sobre os filés. Enrole cada um dos filés para que fiquem na forma de rolinhos. Mantenha-os nessa forma prendendo com um palito longo ou amarrando com um fio. Dessa forma, evita-se que se desmontem.
  • Após isso, em uma frigideira, adicione o óleo e frite os rolinhos de filé em fogo alto até que a parte externa fique dourada. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C. Por último, após terminar de fritar os filés na frigideira, coloque-os no forno por 25 minutos.

Modo de preparo do molho

  • Aproveite o tempo de cozimento no forno para preparar o molho que acompanhará os filés. Para isso, misture em uma tigela o creme de leite e a mostarda. Vá mexendo à medida que adiciona os pistaches descascados. Adicione alguns pedaços de pêssego e deixe toda a mistura cozinhar por 5 minutos.
  • Passado o tempo de cozimento da carne, retire-a do forno. Em um prato, despeje o molho e, sobre ele, coloque os rolinhos de filé, que você pode cortar no meio e na diagonal para uma melhor apresentação ao servir.

2. Magret de pato com pêssego

Esse prato também é perfeito para o verão e vai misturar o delicioso sabor da carne de pato com uma guarnição de pêssegos. Também podemos aproveitar os frutos da temporada. Para prepará-lo, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • Cebolinha (10 g)
  • 2 pêssegos (80 g)
  • Sal e pimenta (a gosto)
  • 1 pedaço de peito de pato (250 g)
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (10 ml)
Some figure

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, remova do pato as partes com gordura. Em seguida, sele o peito de pato em uma frigideira com um pouco de azeite bem quente. Isso evitará que a água do interior evapore e que a carne fique muito seca.
  • O peito estará quase pronto quando sua superfície estiver dourada de ambos os lados. Posteriormente, adicione a gordura removida anteriormente para que ela derreta junto com a carne e aumente seu sabor. Essa mesma gordura permitirá refogar os pêssegos, que você deve cortar em pequenos pedaços e adicionar à panela.
  • À parte, corte a cebolinha e as adicione à mistura anterior quando a carne estiver ao ponto e os pedaços de pêssego estiverem amolecidos. Como toque final, adicione o vinagre e deixe-o reduzir para que o molho engrosse e concentre ainda mais o sabor.
  • Depois disso, retire a panela do fogo e separe o peito de pato. Coloque a carne de pato em uma tábua e corte em bifes, que devem ser grelhados. Você deve ter cuidado para que a carne fique marcada apenas o suficiente para estar pronta do lado de fora, mas levemente crua por dentro. Por último, coloque os filés de pato em um prato e despeje o molho da panela sobre eles.

Pode te interessar: Geleia de pêssego e propriedades da fruta

Apresentação e degustação

Com essa segunda receita com pêssego, você terá um prato delicioso que combinará o sabor intenso do pato, o sabor adocicado da fruta e o toque vegetal da cebolinha. Acrescente o sal e a pimenta apenas no último passo, quando estiver marcando a carne na grelha, para que os filés não percam a suculência.

Por último, você pode colocar os filés de pato em um semicírculo com a guarnição de molho de pêssego no centro. Além disso, como acompanhamento final, o vinho branco ou rosé pode ser a bebida perfeita para degustar esse prato tão atrativo e elegante.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ortiz, Elisabeth Lambert. Cocina Latinoamericana: Más de 250 recetas de las más sabrosas de los países americanos desde México a la Patagonia. Vol. 505. Edaf, 1998.
  • McGee, Harold. La buena cocina: cómo preparar los mejores platos y recetas. Debate, 2011.
  • Valera, Jorge. Dieta Andina: 1980 Recetas de Cocina Saludables. Vol. 1. Jorge Valera, 2014.
  • Byrne, D. H., Noratto, G., Cisneros-Zevallos, L., Porter, W., & Vizzotto, M. (2009). Health benefits of peach, nectarine and plums. Acta Horticulturae841, 267–273.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.