3 receitas com amaranto que você precisa experimentar

O amaranto é um dos pseudocereais mais benéficos que existem. Por isso, vamos te ensinar uma série de receitas para incorporar à sua dieta.
3 receitas com amaranto que você precisa experimentar

Última atualização: 21 Outubro, 2021

Você está em busca de receitas com amaranto? Trata-se de um produto semelhante à quinoa que começou a ser introduzido na dieta alimentar recentemente. É um pseudocereal que possui muitas propriedades positivas para a saúde.

A sua densidade nutricional é elevada e o seu processo de refinação é inferior ao do trigo e de muitos outros cereais tradicionais. Além disso, não concentra glúten em seu interior.

Em primeiro lugar, lembre-se de que é fundamental garantir variedade na alimentação. Quanto maior o espectro de alimentos consumidos, menor o risco de sofrer com um suprimento ineficiente de nutrientes essenciais, o que pode colocar em risco a saúde a médio ou longo prazo.

Benefícios do amaranto

Receitas para usar o amaranto na cozinha
O amaranto é um pseudocereal com muitos benefícios para a saúde.

Descubra os principais benefícios derivados do consumo regular de amaranto, antes de conhecer a fundo as principais receitas com este alimento.

Ajuda a prevenir problemas digestivos

O amaranto é uma fonte de fibras. Essa substância é capaz de melhorar o trânsito intestinal, pois aumenta o volume do bolo fecal. Dessa forma, os movimentos intestinais serão mais regulares. Além disso, a própria fibra pode fermentar dentro do trato digestivo e, assim, servir como substrato energético para as bactérias que constituem a microbiota.

Como se isso não bastasse, uma pesquisa publicada no Jornal Internacional de Ciências Alimentares e Nutrição indica que o consumo regular de fibras ajudaria a reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon. Em qualquer caso, também será necessário garantir um fornecimento contínuo de antioxidantes através da dieta.

As fibras também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. Isso é decisivo no contexto das dietas hipocalóricas para emagrecer, uma vez que o excesso de apetite pode condicionar negativamente a adesão e levar ao seu fracasso.

Melhora a qualidade do sono

É importante mencionar que o amaranto contém mais proteínas do que os cereais tradicionais. Sua inclusão na dieta ajudará a evitar déficits desses nutrientes.

Também é uma fonte de triptofano. Este aminoácido essencial é a chave para garantir a síntese de serotonina e melatonina, dois elementos que regulam o relógio biológico do corpo.

Na verdade, a manutenção de uma ingestão regular ideal de triptofano tem sido associada a uma melhor qualidade do sono, como afirma um estudo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Assim, a incidência de muitas patologias mentais associadas a um mau descanso, como depressão ou ansiedade, também será reduzida.

Previne problemas ósseos

Entre os minerais, o teor de cálcio do amaranto merece destaque. Este elemento faz parte da estrutura óssea do corpo. Sua ingestão é essencial para prevenir alterações nos ossos que podem prejudicar a saúde a médio prazo, como a osteoporose.

Agora, para que o cálcio dietético seja devidamente absorvido e fixado no tecido ósseo, é fundamental que os níveis de vitamina D no corpo sejam mantidos em patamares adequados, conforme explicado por uma pesquisa publicada na revista BioMed Research International. A melhor coisa a fazer é garantir a exposição frequente à luz solar para estimular a síntese endógena da vitamina.

Receitas deliciosas com amaranto

Receitas com amaranto
O amaranto oferece muitas possibilidades na cozinha; vá em frente e inclua-o em suas receitas.

Mostraremos a seguir uma série de preparações que têm o amaranto entre seus principais ingredientes. Você pode introduzi-las no contexto de uma dieta regular para melhorar o fornecimento de nutrientes e prevenir possíveis deficiências. Todas são consideradas saudáveis e livres de aditivos que podem afetar a fisiologia do organismo.

Amaranto cozido

Prepare o amaranto como guarnição da mesma forma que você faz com o arroz. É um alimento que possui um sabor particular, semelhante ao da quinoa, por isso pode ser servido com quase todas as carnes ou peixes.

Ingredientes

Passo a passo

  1. Lave bem o amaranto com água fria para que não fique amargo. O melhor é colocá-lo em uma peneira sob a torneira, mexendo bem com as mãos para garantir que o líquido penetre todo o grão.
  2. Em seguida, ferva a água com o azeite e o alho fatiado.
  3. No momento em que quebrar a fervura, acrescente as sementes de amaranto.
  4. Abaixe o fogo e cozinhe tudo por cerca de 20 minutos ou até que estejam macios o suficiente. A partir daqui, só será necessário apagar o fogo. Deixe a preparação descansar por mais 5 minutos.
  5. Para finalizar, retire o excesso de água. Ao longo do processo, o grão terá inchado significativamente.
  6. Coe e sirva como acompanhamento, sozinho ou com azeite ou outros vegetais. Também é possível usar este alimento para fazer saladas. Sua conservação na geladeira é boa.

Mingau de amaranto

O mingau de amaranto é uma excelente escolha para bebês e crianças pequenas. Com ele, o fornecimento de carboidratos complexos, energia e minerais é garantido. É muito fácil de preparar e tem um ótimo sabor, por isso os pequenos o aceitam bem.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de amaranto de grãos inteiros secos.
  • 1 xícara de água.

Passo a passo

  1. Deixe o amaranto de molho por 8-12 horas em temperatura ambiente. Assim, a textura do mingau será melhorada. Quando o tempo acabar, escorra os grãos com uma peneira de malha fina e remova o excesso de água.
  2. Para cozinhar, use água mineral fresca.
  3. Coloque o amaranto em uma panela de pressão com um copo d’água e cozinhe em fogo alto por 5 minutos.
  4. Depois de um tempo, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos. Será necessário deixar o vapor restante escapar e descobrir a panela.
  5. Mexa bem e o mingau está pronto para o consumo. Pode ser misturado com qualquer outro líquido para melhorar sua consistência ou consumir como está.

Pudim de amaranto e chia

Misturar amaranto com chia é uma excelente ideia para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais da mais alta qualidade. É uma receita recomendada para qualquer uma das etapas da vida. É fácil de preparar e também de consumir. Pode até servir de lanche, entre as refeições principais.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de amaranto.
  • 1/4 colher de chá de canela em pó.
  • Uma xícara de leite.
  • 1/4 colher de chá de noz-moscada.
  • 1/2 colher de chá de pó de cardamomo.
  • Um pedacinho de gengibre fresco.
  • 1/4 xícara de passas.
  • 1/4 xícara de damasco seco picado.
  • Uma xícara de leite de amêndoas.
  • 1 colher de sopa de pó de chia.
  • 3 colheres de sopa de flocos de coco desidratado.
  • Mel a gosto
  • 1/2 xícara de mirtilos

Passo a passo

  1. Coloque os primeiros 8 ingredientes em uma frigideira pequena em fogo médio. O ideal é cozinhá-los por 30 minutos a partir do momento em que começam a ferver, mas sempre em potência baixa. É uma boa ideia adicionar mais água, se necessário, antes que o tempo acabe.
  2. Assim que a etapa anterior for concluída, adicione o leite de amêndoas e a chia em pó. Misture tudo.
  3. Por cima, acrescente os flocos de coco e o mel a gosto; mexa tudo bem. Você só terá que esperar cerca de 10 minutos até que a chia seja absorvida do líquido. Misture novamente.
  4. Para finalizar a apresentação, acrescente os mirtilos.

Prepare estas receitas com amaranto

Como você viu, o amaranto é um alimento com uma infinidade de benefícios à saúde que pode ser incluído em diversas receitas. É fácil preparar pratos com este pseudocereal como ingrediente principal.

Além disso, hoje ele pode ser encontrado em quase todos os grandes mercados, o que o torna um produto bastante acessível a todos os consumidores.

Por fim, lembre-se de que é necessário combinar uma boa alimentação com outros hábitos de vida saudáveis para promover uma boa saúde. Será imprescindível praticar atividade física diariamente e dormir pelo menos 7 ou 8 horas todas as noites, pois neste período ocorrem os processos de recuperação do organismo e, assim, o equilíbrio hormonal é garantido.

Pode interessar a você...
Cereais no café da manhã: uma escolha saudável?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Cereais no café da manhã: uma escolha saudável?

Comer cereais no café da manhã é algo comum para muitas pessoas, seja com leite, bebidas vegetais ou iogurtes, mas isso é saudável?



  • Gianfredi, V., Salvatori, T., Villarini, M., Moretti, M., Nucci, D., & Realdon, S. (2018). Is dietary fibre truly protective against colon cancer? A systematic review and meta-analysis. International journal of food sciences and nutrition69(8), 904–915. https://doi.org/10.1080/09637486.2018.1446917
  • Kałużna-Czaplińska, J., Gątarek, P., Chirumbolo, S., Chartrand, M. S., & Bjørklund, G. (2019). How important is tryptophan in human health?. Critical reviews in food science and nutrition59(1), 72–88. https://doi.org/10.1080/10408398.2017.1357534
  • Khammissa, R., Fourie, J., Motswaledi, M. H., Ballyram, R., Lemmer, J., & Feller, L. (2018). The Biological Activities of Vitamin D and Its Receptor in Relation to Calcium and Bone Homeostasis, Cancer, Immune and Cardiovascular Systems, Skin Biology, and Oral Health. BioMed research international2018, 9276380. https://doi.org/10.1155/2018/9276380