Receita de cuscuz com verduras

As verduras contêm uma grande quantidade de compostos antioxidantes. São capazes de neutralizar a formação de radicais livres, reduzindo o risco de doenças.
Receita de cuscuz com verduras

Última atualização: 07 Julho, 2021

As verduras são alimentos que devem fazer parte de qualquer dieta alimentar. Recomenda-se que sejam consumidos no dia a dia, pois fornecem nutrientes essenciais para garantir o bom funcionamento do organismo. No entanto, nem todo mundo gosta desses produtos. Por isso, vamos te ensinar a preparar o cuscuz com verduras, que quase todo mundo vai adorar.

A primeira coisa que temos que deixar claro é que, para definir um cardápio saudável, é fundamental garantir a variedade. Nesse sentido, é importante combinar alimentos de diferentes tipos, buscando um aporte de nutrientes o mais completo possível.

Cuscuz com verduras

Antes de entrarmos na preparação da receita, gostaríamos de falar sobre algumas das suas propriedades nutricionais. Em primeiro lugar, destaca-se a presença de vegetais, alimentos capazes de reduzir o risco de desenvolver problemas cardiovasculares a longo prazo. Isso é indicado por um estudo publicado no International Journal of Epidemiology.

Por outro lado, vamos incluir um elemento proteico na preparação: o atum. O atum possui não apenas proteínas de alto valor biológico, mas também ácidos graxos insaturados da série ômega 3. Esses nutrientes têm se mostrado capazes de modular a inflamação no organismo, o que reduz a incidência de muitas doenças metabólicas.

Para finalizar, vamos destacar a presença de vitamina C no pimentão. Este micronutriente tem o poder de aumentar a síntese de colágeno endógeno, modular a oxidação e melhorar a função imunológica. De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients, o consumo consistente reduz a duração das infecções respiratórias.

Picar vegetais
As verduras devem fazer parte da dieta diária para reduzir o risco cardiovascular e fornecer antioxidantes.

Ingredientes

  • 1 copo de cuscuz.
  • 2 cenouras médias.
  • 1 cebola média.
  • Tomate amassado.
  • 1 lata de atum natural.
  • Azeite de oliva.
  • 1 pimentão vermelho e um verde.
  • Alho.
  • Curry e especiarias a gosto.

Passo a passo para o preparo

A primeira coisa a fazer é preparar o cuscuz. É muito simples, basta levar a água para ferver e espalhar uma camada de cuscuz em um prato fundo.

Quando a temperatura de ebulição for atingida, adicione uma pitada de sal e despeje sobre o grão até que fique coberto. Ele deverá ser coberto e deixado em repouso por 3 ou 4 minutos. Em seguida, reserve.

O próximo passo é fazer um molho de verduras. Para tal, descasque e corte o alho em rodelas finas e doure numa frigideira com azeite de oliva extravirgem no fundo. Corte o resto das verduras em pequenos pedaços e coloque na panela, começando pela cebola com um pouco de sal. Quando assumir uma cor semitransparente, adicione o restante.

Eles precisam ser cozidos em fogo médio até ficarem macios, com uma pitada de sal. Neste ponto será necessário adicionar tomate amassado a gosto. O curry é um dos temperos que mais combina com o prato, assim como o orégano.

Depois de cozinhar os vegetais com o tomate por aproximadamente 7 minutos em fogo médio-baixo, acrescente o atum. Desligue o fogo e permita que todos os sabores possam se integrar. Por fim, sirva o cuscuz por cima e mexa até obter uma mistura homogênea.

Outras opções com verduras se você não tiver cuscuz

Se por algum motivo você não tiver cuscuz em casa ou não gostar desse ingrediente, pode substituí-lo por outras opções. Esta é uma receita que pode ser feita com arroz ou quinoa como principais fontes de carboidratos.

Estes últimos podem ser especialmente benéficos, uma vez que têm um suprimento maior de fibra.

Não devemos esquecer que o cuscuz ainda é um grão altamente processado. Portanto, sua absorção intestinal é rápida, o que pode causar um aumento repentino da glicose no sangue. No entanto, combinado com o resto dos ingredientes, esse processo pode ser modulado.

Tigela com cuscuz
O cuscuz é um grão processado que pode ser trocado nesta receita por outros ingredientes que, talvez, tenhamos à mão.

Cuscuz com verduras: um prato saudável

Como você viu, o cuscuz com verduras é um prato simples e muito nutritivo. Você pode prepará-lo à noite e deixar na geladeira até o dia seguinte ao meio-dia, o que ajuda se você estiver com pressa para cozinhar. Além disso, você estará garantindo um ótimo suprimento de nutrientes e antioxidantes.

Não se esqueça de que é fundamental complementar uma alimentação adequada com a prática regular de exercícios físicos. Caso contrário, com o passar dos anos, o corpo perderá sua funcionalidade. Além disso, também é importante dar uma atenção especial ao sono noturno.

Pode interessar a você...
Salada de vegetais assados com quinoa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Salada de vegetais assados com quinoa

A salada de vegetais assados ​​com quinoa pode ser uma ótima opção para entreter convidados vegetarianos ou veganos. Além disso, é nutritiva e deli...



  • Aune D, Giovannucci E, Boffetta P, Fadnes LT, Keum N, Norat T, Greenwood DC, Riboli E, Vatten LJ, Tonstad S. Fruit and vegetable intake and the risk of cardiovascular disease, total cancer and all-cause mortality-a systematic review and dose-response meta-analysis of prospective studies. Int J Epidemiol. 2017 Jun 1;46(3):1029-1056. doi: 10.1093/ije/dyw319. PMID: 28338764; PMCID: PMC5837313.
  • Ishihara T, Yoshida M, Arita M. Omega-3 fatty acid-derived mediators that control inflammation and tissue homeostasis. Int Immunol. 2019 Aug 23;31(9):559-567. doi: 10.1093/intimm/dxz001. PMID: 30772915.
  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211. doi: 10.3390/nu9111211. PMID: 29099763; PMCID: PMC5707683.