Receita de creme de frutos do mar deliciosa e fácil
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Hoje, vamos compartilhar uma deliciosa receita de creme de frutos do mar. Nela, você vai poder usar os magníficos alimentos provenientes do mar. Embora seja um prato fácil de preparar, é perfeito para qualquer refeição em que você queira servir algo que se destaca.
O creme de frutos do mar costuma ser um prato caro em restaurantes. No entanto, seu preparo em casa pode se adaptar a qualquer bolso, já que existe uma grande variedade de possibilidades e combinações de ingredientes. Vamos conhecê-la!
Receita de creme de frutos do mar
Como destacado por um estudo publicado na revista Global Journal of Health Science, os frutos do mar são uma importante fonte de proteínas, aminoácidos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, contêm ácidos graxos ômega 3 e componentes bioativos que poderiam ajudar a prevenir doenças.
Assim, além de apreciar uma receita deliciosa e diferente, você vai oferecer importantes nutrientes essenciais à sua família. Para preparar essa receita de creme de frutos do mar para quatro pessoas, você vai precisar do seguinte:
Ingredientes
- 2 cebolas pequenas (30 g).
- 1 dente de alho (5 g).
- Sal e pimenta-do-reino.
- 4 xícaras de água (1 litro).
- Camarão (400 g).
- Lagostim (200 g).
- 5 colheres de sopa de conhaque (50 ml).
- 1/3 xícara de manteiga (40 g).
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva (30 ml).
- 1/8 xícara de tomate concentrado (30 g).
- 1 cubo de caldo de peixe (2 g).
- 1/2 xícara de creme de leite (120 ml).
Descubra: 3 maneiras de fazer tacos de camarão
Preparo dos frutos do mar
O procedimento para fazer essa receita de creme de frutos do mar levará cerca de 15 ou 20 minutos, embora sejam necessários outros 50 minutos para finalizá-la. Portanto, será preciso ter bastante tempo para cozinhar.
- Em primeiro lugar, aqueça o azeite e a manteiga em uma panela em fogo médio-alto. Enquanto isso, corte a cebola em pedaços pequenos, juntamente com o alho, cortado em fatias finas.
- Refogue esses ingredientes na panela durante cerca de 10 minutos, mexendo sem parar. Passado esse tempo, adicione os camarões e os lagostins sem descascar e com a cabeça, para que as cascas contribuam para aumentar o sabor do prato.
- Por fim, depois de ter refogado levemente essa mistura de frutos do mar, adicione o tomate concentrado e, mais tarde, o conhaque. Deixe essa mistura aquecer bem para que o líquido se reduza um pouco e o sabor fique mais concentrado.
Preparo do creme
- À mistura anterior, adicione a água, o cubo de caldo de peixe e um pouco de sal. Deixe aquecendo até que comece a ferver, momento em que você pode tampar a panela e deixar ferver por 30 minutos.
- Passado esse tempo, retire a panela do fogo, despeje todo o conteúdo no liquidificador e bata tudo. Não é preciso remover as cascas dos frutos do mar ainda, mas é preciso liquidificar tudo, então será necessário ter um liquidificador potente ou um processador de alimentos.
- Para obter um creme bem fino, o mais conveniente é passá-lo através de uma peneira. Dessa forma, vamos reter os restos das cascas do camarão e do lagostim, que agora podemos remover.
- Logo após passar pela peneira, despeje o creme de volta na panela e adicione o creme de leite. Posteriormente, misture bem até que esse último ingrediente tenha sido bem integrado e adicione algumas pitadas de sal e pimenta a gosto. Por fim, para saborear o prato em sua melhor condição, sirva o creme ainda quente.
Leia também: 5 pratos da dieta mediterrânea que ajudam a perder peso
Acompanhamentos para o creme de frutos do mar
Com essa receita, teremos um prato interessante, com uma certa sofisticação e perfeito para qualquer almoço ou jantar. Com ele, podemos apreciar o sabor intenso e delicioso dos frutos do mar, que podemos acompanhar com croutons de pão.
Outras opções de acompanhamento podem ser biscoitos salgados e assados ou até mesmo ovas de peixe em conserva. Você pode adicionar as ovas no final da receita, aquecendo-as junto com o creme na panela, para extrair um pouco do sabor, ou salpicadas sobre o prato já servido para decorar.
Como você pode ver, o preparo desse prato é bem simples. Os ingredientes não têm um custo excessivamente alto, pois o mais caro é o camarão. Se quiser aumentar o orçamento um pouco mais para essa preparo, você pode recorrer a outros frutos do mar com preços mais elevados.
As diferentes variedades irão adicionar novas texturas e sabores ao prato, o que nos permitirá experimentar diferentes receitas, cada uma com o seu toque especial de acordo com a mistura de frutos do mar utilizada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sartori, A. G. de O., & Amancio, R. D. (2012). Pescado: importância nutricional e consumo no Brasil. Segurança Alimentar e Nutricional. https://doi.org/10.20396/san.v19i2.8634613
- Orozco, A. (2011). Pescados y Mariscos. Revista Chilena de Nutrición.
- Apromar. (2012). La Acuicultura Marina en España 2012. Asociación Empresarial de Productores de Cultivos Marinos de España.
- Hosomi R, Yoshida M, Fukunaga K. Seafood consumption and components for health. Glob J Health Sci. 2012;4(3):72–86. Published 2012 Apr 28. doi:10.5539/gjhs.v4n3p72
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.