Receita de aborrajado: uma delícia típica da Colômbia

Ensinaremos a preparar o aborrajado forma simples. Esse é um prato que funciona perfeitamente como sobremesa e que combina dois alimentos de qualidade.
Receita de aborrajado: uma delícia típica da Colômbia

Última atualização: 17 janeiro, 2022

O aborrajado colombiano é um prato que tem como ingrediente principal a banana madura. Trata-se de uma preparação com excelentes características organolépticas, capaz de fornecer uma boa quantidade de nutrientes essenciais. Ele inclui queijo na receita, por isso as pessoas que desenvolveram intolerância à lactose precisarão limitar o consumo.

Antes de começar cabe destacar que a banana madura é um ingrediente muito versátil a nível culinário. Ela é fonte de carboidratos e minerais que podem ser incluídos no contexto de uma alimentação saudável. Embora seja verdade que a ingestão dessa fruta seja frequente em atletas, as pessoas sedentárias também serão beneficiadas pelo consumo.

Ingredientes para preparar o aborrajado

Se você quiser preparar aborrajados, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 banana madura.
  • 50 gramas de queijo muçarela.
  • 2 colheres de sopa de farinha.
  • Um ovo.
  • 80 mililitros de leite.
  • Uma pitada de sal.
  • Uma pitada de açúcar
  • 500 mililitros de óleo de girassol.
Farinha de banana verde: benefícios e utilizações.
A banana é um ingrediente muito versátil na cozinha, por isso pode ser utilizada tanto em sobremesas como em pratos salgados.

Passo a passo

  1. Descasque e corte a banana em pedaços médios.
  2. Em seguida despeje o óleo em uma frigideira em fogo médio e acrescente a fruta até que ela fique bem dourada em toda a superfície.
  3. Neste ponto, retire a banana e coloque-a em um filme plástico onde ela será facilmente esmagada sem grudar.
  4. Coloque uma porção de queijo no centro e feche até obter um cilindro.
  5. Chegou a hora de se preparar para empanar. Em uma tigela misture o ovo, o leite, o sal e o açúcar e bata bem até obter um resultado homogêneo. Feito isso, introduza o aborrajado previamente preparado e empane até que ele fique completamente encoberto.
  6. Para finalizar, frite a banana no óleo em fogo médio até que ela fique dourada novamente. Esse processo demorará cerca de 5 minutos.
  7. Quando estiverem prontos, retire-os e coloque-os sobre um prato com papel absorvente na parte inferior para retirar o excesso de óleo. Deixe esfriar um pouco e consuma. Eles podem ter como acompanhamento, por exemplo, diferentes tipos de geleias.

Benefícios da banana

Quer saber quais são os principais benefícios obtidos com a ingestão regular da banana na alimentação? É importante evitar deficiências de nutrientes essenciais, pois, caso contrário, o correto funcionamento do corpo humano pode ser colocado em risco.

É uma fonte de energia

A banana é um alimento muito energético. Ela fornece carboidratos de boa qualidade que servem para garantir o desempenho ao fazer grandes esforços. Por esse motivo essa é uma fruta que aparece regularmente na dieta dos atletas. Além disso ela não apenas é uma boa opção antes do exercício, como também pode ser ingerida depois dele.

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients, é importante fornecer a uma fonte de carboidratos e outra de proteínas de alto valor biológico para estimular a ressíntese de glicogênio após uma atividade física intensa. Nesse sentido, o aborrajado atende às necessidades nutricionais para iniciar o processo de recuperação.

Ajuda a controlar a pressão arterial

A banana não se destaca apenas por seu teor de macronutrientes: ela também é fonte de potássio. Esse mineral tem se mostrado importante na regulação da pressão arterial por meio da redução dos valores da mesma e, portanto, do risco de acidentes cardiovasculares que podem colocar a vida em risco.

No entanto, esse parâmetro também dependerá de muitos outros fatores. A microbiota desempenha um papel importante. Os níveis de estresse terão que ser modulados, caso contrário a pressão arterial pode aumentar de forma crônica. Por fim, geralmente é aconselhável reduzir a ingestão de sódio, embora a resposta não seja a mesma para todas as pessoas pois existe uma certa determinação genética a esse respeito.

Melhora o trânsito intestinal

A banana também é fonte de fibra. Essa substância aumenta o volume do bolo fecal e provoca um maior estímulo dos mecanorreceptores do tubo digestivo, e um trânsito intestinal mais eficiente. Esse efeito reduz a constipação, embora seja necessário promover outros bons hábitos para acabar com esse problema.

Casca de banana.
A banana contém fibra, substância que contribui para um bom trânsito intestinal.

De acordo com uma pesquisa publicada no Jornal de Pediatria, é muito importante garantir que a ingestão de líquidos seja a ideal. Desta forma uma parte da fibra ficará inchada para desempenhar sua função de forma otimizada. Da mesma forma, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos para estimular a descida do bolo fecal pelo tubo digestivo.

Contraindicações do aborrajado

Apesar de poder ser consumido de forma pontual na dieta, lembre-se de que ele possui em sua composição uma certa concentração de gorduras trans, além de uma grande quantidade de carboidratos simples. Por isso o aborrajado não deve ser consumido com uma frequência excessiva, pois, do contrário, poderiam ser acionados mecanismos inflamatórios que condicionariam o estado de saúde.

Ao mesmo tempo é importante destacar que a ingestão excessiva de açúcar (no caso de pessoas sedentárias) acaba gerando estresse pancreático, o que impactaria negativamente na função metabólica ao longo do tempo. Como regra geral, é recomendável consumir carboidratos complexos.

Prepare aborrajados em casa de forma simples

Como você pode ver, é fácil de preparar o aborrajado em casa em pouco tempo e com poucos ingredientes. Essa é uma receita requintada que pode ser consumida como sobremesa ou aperitivo. Ela irá agradar a quase todos e poderá fornecer carboidratos e proteínas de alto valor biológico. Você pode até mesmo variar o tipo de queijo usado de acordo com o seu gosto.

Por fim, lembre-se que para garantir a manutenção de uma boa saúde a médio prazo será fundamental promover bons hábitos de vida. É conveniente praticar exercícios físicos regularmente, priorizando o trabalho de força muscular. Também fará diferença o fato de dormir pelo menos 7 a 8 horas de sono de qualidade todas as noites para que os processos de recuperação sejam concluídos da maneira ideal.

This might interest you...
Receita de pão de banana com amêndoas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receita de pão de banana com amêndoas

Esta receita de pão de banana com amêndoas é muito saudável e nutritiva. Você pode prepará-la para substituir o pão de trigo tradicional.



  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253
  • Filippini, T., Violi, F., D’Amico, R., & Vinceti, M. (2017). The effect of potassium supplementation on blood pressure in hypertensive subjects: A systematic review and meta-analysis. International journal of cardiology230, 127–135. https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2016.12.048
  • Boilesen, S. N., Tahan, S., Dias, F. C., Melli, L., & de Morais, M. B. (2017). Water and fluid intake in the prevention and treatment of functional constipation in children and adolescents: is there evidence?. Jornal de pediatria93(4), 320–327. https://doi.org/10.1016/j.jped.2017.01.005