Razões para seguir uma dieta anti-inflamatória

A dieta anti-inflamatória foge dos processados e prioriza o consumo de alimentos naturais para conseguir um maior bem-estar geral. Longe de ser temporária, deve ser um estilo de vida.

A saúde de nosso corpo provém, principalmente, de tudo aquilo que consumimos. Por este motivo, vale a pena conhecer os benefícios da dieta anti-inflamatória.

Graças às substâncias e nutrientes dos alimentos, nosso corpo obtém tudo aquilo de que precisa para poder cumprir com todas suas funções diárias. Estes elementos nos permitem viver e seguir nosso ritmo.

Se os alimentos ou bebidas que consumimos contêm excesso de gordura, de açúcar ou de colesterol e, além disso, possuem poucas vitaminas, minerais e outras substâncias necessárias, então nosso corpo começa a apresentar déficits.

Também é comum aparecerem sintomas como cansaço, fraqueza na hora de realizar alguma atividade e outros problemas de saúde. Tudo isso nos indica que devemos mudar nossos hábitos alimentares.

Por este motivo, devemos ter um controle do que comemos e adaptar a dieta às necessidades que o corpo indicar.

A seguir falamos sobre o que deveríamos saber sobre a dieta anti-inflamatória e sobre quais benefícios ela traz para a saúde se decidirmos incluí-la em nosso dia a dia.

O que é uma dieta anti-inflamatória?

Mulher comendo salada

É uma dieta que existe há milhares de anos e que consiste em consumir produtos com uma margem baixa de glicêmicos, como as frutas e os vegetais. Por outro lado, devemos combiná-los com uma porção adequada de proteínas e ácidos graxos ômega 3.

Nesta dieta é de vital importância o uso do azeite de oliva extravirgem. 

A ideia é ingerir alimentos totalmente frescos que não estejam sob nenhum processo de conservação (enlatados e industrializados em geral).

Assim, neste tipo de dieta tampouco está permitida a ingestão de gorduras saturadas e se reduz ao máximo o consumo de amidos e cereais.

Além disso, combina-se o consumo de frutas e vegetais, pouco cozidos ou crus, com as carnes magras ou com peixes, especialmente os azuis.

Estes alimentos podem ser consumidos cozidos, grelhados, assados. Definitivamente, é um tipo de cozinha pobre em calorias. 

Não se esqueça de que é preciso tomar bastante água para eliminar do corpo as toxinas nocivas para a saúde e promover o bom funcionamento dos órgãos.

Esta não é uma dieta que pode ser usada exclusivamente para perder peso.

Diferentemente de qualquer dieta comum, saiba que esta pode ser realizada de forma permanente e inclusive é recomendado que seja ensinada para as crianças, pois, no final, se baseia em comer de forma saudável.

Mesmo que possa ser um pouco difícil para convencê-los a comer vegetais, você pode adaptar o paladar deles de forma progressiva. Assim, começarão a comer alimentos naturais e ricos em proteínas, vitaminas e minerais de que precisam para crescerem saudáveis e fortes.

Razões para seguir uma dieta anti-inflamatória

1. Comer produtos saudáveis

Salada de frutas

Como você pôde observar anteriormente, é uma dieta baseada no consumo de produtos naturais, como frutas, vegetais e carnes magras.

Assim, a inclusão desta dieta no estilo de vida traz consigo uma infinidade de benefícios.

2. Maior controle do oxigênio

  • Graças a esta dieta você conseguirá uma maior fluidez e contenção do oxigênio no momento de fazer alguma atividade física, sem sentir fadiga ou mal-estar por realizá-la.
  • Poderá curar as afecções que tem no corpo por causa de maus hábitos alimentares consumindo produtos mais saudáveis e que tragam mais nutrientes para o corpo.
  • Também conseguirá ter um peso ideal, já que não ingerirá gorduras saturadas nem açúcares que levam a um ganho de peso progressivo.

3. Permite a limpeza do fígado

Dor no fígado

Como você pode observar, é uma dieta bastante realizável para melhorar sua vida e a de sua família. Você conseguirá uma saúde ótima que encherá seu corpo de energia e vitalidade.

Para isso, basta comer de forma saudável e equilibrada. Você pode inclusive ingerir bebidas fermentadas, sempre com moderação, como a cerveja, o vinho ou a sidra.

Se você segue uma boa dieta, combinada com exercício, administra o estresse e consegue algumas boas horas de descanso, o sucesso estará quase assegurado. Assim, se você tem algum tipo de inflamação, esta desaparecerá.

Se você seguir estes hábitos saudáveis, notará como seu corpo agradecerá e conseguirá se sentir melhor, além de perder peso e fortalecer a saúde.

Você se sentirá mais forte ao trazer para o corpo os nutrientes de que ele realmente precisa, fugindo das calorias vazias.

Recomendados para você