Rabanete Preto: nutrientes, usos e benefícios potenciais

Se você quiser conhecer os poderes nutricionais do rabanete preto, não perca esse artigo. É um excelente vegetal para incluir na dieta.
Rabanete Preto: nutrientes, usos e benefícios potenciais
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 23 agosto, 2022

O rabanete preto é um alimento que pode trazer vários benefícios à saúde. É especialmente positivo para aliviar cálculos biliares, melhorando a função do sistema digestivo. Além disso, possui antioxidantes suficientes no interior, para ajudar a prevenir o desenvolvimento de várias patologias crônicas e complexas. É fácil de introduzir na dieta. Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre ele.

Antes de começar, devemos destacar a necessidade de incluir vegetais com frequência na dieta. Esses alimentos contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais, além de importantes fitoquímicos. Estes mantêm a inflamação e a oxidação no ambiente interno sob controle, permitindo que o corpo funcione de maneira ideal ao longo dos anos.

Rabanete preto e sistema digestivo

O consumo de rabanete preto é especialmente indicado para melhorar o funcionamento do trato digestivo. O ideal para obter bons resultados é que ele apareça na dieta pelo menos 2 vezes na semana.

Pode até ser usado como coadjuvante no tratamento de patologias infecciosas do tipo respiratório, ajudando também a limpar a garganta e reduzir a dor. Na verdade, é considerado um bom antimicrobiano e anti-inflamatório.

Daikon ou rabanete japonês: propriedades, usos e benefícios.
O rabanete preto tem propriedades antimicrobianas; por esta razão, pode aliviar algum desconforto respiratório.

De acordo com um estudo publicado na revista Food Science & Nutrition, a inclusão do rabanete preto na dieta é eficiente para melhorar o tratamento do fígado gorduroso não alcoólico.

É verdade que o teste foi realizado em animais e não pode ser extrapolado 100% para humanos, mas as indicações são positivas. Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes permitem que os órgãos funcionem de forma ideal, o que contribui para a resolução de problemas dentro do corpo.

Há também mais evidências de que o extrato de rabanete preto é positivo para proteger a saúde do fígado, especialmente limitando o estresse oxidativo. Nesse sentido, exerce um efeito semelhante ao do extrato de alcachofra, outro dos produtos mais utilizados para proteger o tecido hepático.

Veja: 6 receitas de salada de frutas e ervas silvestres

Rabanete preto contra cálculos biliares

Dentro da medicina tradicional mexicana, o rabanete preto é usado para purificar cálculos biliares. Existem algumas pesquisas em animais e em modelos experimentais que afirmam que esse alimento pode ser eficaz para melhorar o funcionamento desse órgão, evitando assim a gênese de cálculos que causam dor.

De qualquer forma, deve-se notar que, nos casos mais graves, é aconselhável ir ao médico para avaliar um tratamento farmacológico. Quando esse tipo de problema se desenvolve, o processo digestivo pode ser colocado em risco, com alterações na posterior absorção de gorduras. O melhor é consultar um profissional para encontrar uma solução eficiente que evite transtornos ou complicações posteriores.

Contra-indicações do rabanete
Embora o rabanete preto possa aliviar algum desconforto, é recomendável sempre consultar um médico para o tratamento adequado.

Como consumir rabanete preto?

O rabanete preto é geralmente maior que o convencional. Além disso, há a opção de cozinhá-lo fervido para consumi-lo sozinho, embora geralmente consiga um sabor melhor se fizer parte de ensopados.

Outra opção é preparar saladas e adicionar rabanete preto para melhorar o sabor delas. Ele ainda funciona muito bem em sanduíches e como acompanhamento de picles. Claro que, apesar de poder ser encontrado em diferentes formas de apresentação, o melhor é consumi-lo naturalmente. Também seria possível moê-lo e tomá-lo com água com o estômago vazio, embora não tenha nenhum benefício especial em relação à sua inclusão na dieta de maneira mais tradicional.

A nível nutricional, é um produto muito interessante, pois contém vitaminas como a A, as do grupo B e alguns minerais. Dentre estes últimos, podemos destacar potássio, iodo, cobre e cálcio.

O potássio, em particular, demonstrou ter um efeito positivo na modulação da pressão arterial. É um antagonista de sódio nesse aspecto, por isso é fundamental que apareça na dieta em quantidades suficientes.

Rabanete preto, um alimento positivo para a saúde

O rabanete preto é um alimento que possui várias propriedades positivas para a saúde, por isso pode ser incluído na dieta regularmente. É uma fonte de vitaminas e fitoquímicos que ajudam a manter sob controle os mecanismos inflamatórios e oxidativos que ocorrem no ambiente interno. Assim, a incidência de muitas patologias crônicas e complexas que comprometem o estado de saúde é reduzida.

Agora, tenha em mente que existem muitos alimentos que trazem benefícios para o funcionamento do corpo humano. O importante é garantir que todos estejam incluídos na dieta, criando assim uma alimentação suficientemente variada. O objetivo é evitar déficits nutricionais e suprir as necessidades energéticas para atingir a homeostase no ambiente interno.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ahn, M., Kim, J., Choi, Y., Ekanayake, P., Chun, J. Y., Yang, D., Kim, G. O., & Shin, T. (2019). Fermented black radish (Raphanus sativus L. var. niger) attenuates methionine and choline deficient diet-induced nonalcoholic fatty liver disease in mice. Food science & nutrition7(10), 3327–3337. https://doi.org/10.1002/fsn3.1200
  • Ahn, M., Kim, J., Hong, S., Kim, J., Ko, H., Lee, N. H., Kim, G. O., & Shin, T. (2018). Black Radish (Raphanus sativus L. var. niger) Extract Mediates Its Hepatoprotective Effect on Carbon Tetrachloride-Induced Hepatic Injury by Attenuating Oxidative Stress. Journal of medicinal food21(9), 866–875. https://doi.org/10.1089/jmf.2017.4102
  • Filippini, T., Naska, A., Kasdagli, M. I., Torres, D., Lopes, C., Carvalho, C., Moreira, P., Malavolti, M., Orsini, N., Whelton, P. K., & Vinceti, M. (2020). Potassium Intake and Blood Pressure: A Dose-Response Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Journal of the American Heart Association9(12), e015719. https://doi.org/10.1161/JAHA.119.015719

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.