7 queimadores de gordura poderosos para perder peso de forma saudável
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Há crenças de que existem alimentos queimadores de gordura que ajudam a perder peso. Eles são chamados de ‘queimadores de gordura’ porque, ao ajudarem a regular o trânsito intestinal e desinflamar o abdômen, considera-se que, de certa forma, favorecem a perda de peso.
Levando em conta que manter um peso saudável é indispensável para gozar de bem-estar, muitas pessoas se preocupam em manter uma alimentação o mais saudável possível e, eventualmente, decidem incorporar alimentos queimadores de gordura à dieta.
Melhorar os hábitos de vida progressivamente é uma excelente maneira de começar a perder peso de forma saudável e situar nosso peso dentro dos limites normais, de acordo com o nosso índice de massa corporal.
O sobrepeso e a obesidade não são apenas problemas estéticos que podemos ver e apalpar em nosso corpo, mas também problemas de saúde que podem promover o desenvolvimento de doenças crônicas que afetam a qualidade de vida de forma significativa. Por isso, é importante tratá-los com corresponde.
Complementos queimadores de gorduras para perder peso
Para perder peso de uma forma saudável, o mais importante é aprender a melhorar os hábitos alimentares pouco a pouco. Para fazer isso, é recomendável consultar um especialista em nutrição.
Ao mesmo tempo em que se melhora a dieta, é conveniente abandonar o sedentarismo e começar a adotar um estilo de vida ativo. Algumas práticas que podem contribuir para fazer isso são a ioga e o pilates.
Como um complemento, é possível incluir alguns dos chamados alimentos e bebidas queimadores de gordura na dieta. No entanto, isso sempre deve ser feito de forma moderada.
1. Chá verde
O chá verde é um dos primeiros queimadores de gordura para perder peso que alguém pode mencionar. Trata-se de uma bebida que tem efeitos diuréticos, que ajudam a eliminar os líquidos retidos, a desinflamar e a promover o emagrecimento.
Por si só, seu consumo não é suficiente para “queimar gorduras” ou fazer perder os quilos extras com facilidade. No entanto, se for consumido como parte de um estilo de vida saudável e como substituto de bebidas industrializadas (por exemplo), talvez possa oferecer uma contribuição importante.
Atualmente, o potencial que certos extratos de chá verde têm nos transtornos metabólicos ainda está sendo estudado.
Não é recomendável consumir chá verde imediatamente depois de comer, e sim 45 minutos após a refeição principal (para evitar que afete a absorção de nutrientes). Também não é recomendável consumi-lo com açúcar ou adoçantes.
2. Frutas cítricas
Dizem que as frutas cítricas, como a laranja, o limão e a toranja, podem agir como queimadores de gordura para perder peso, já que a sua acidez ajudaria a “dissolver” o excesso de gordura.
Além disso, elas contêm vitamina C e fibras, duas substâncias que contribuem para a boa saúde do organismo.
3. Aveia
Por seu teor de fibras, esse cereal é outro dos alimentos queimadores de gordura mais recomendados para perder peso. Além disso, trata-se de um alimento muito completo que até ganhou o título de “a rainha dos cereais”.
4. Peixes e carnes magras
Eliminar as carnes da dieta não é uma opção saudável para emagrecer, já que estão entre as melhores fontes de proteínas de alta qualidade.
A carne permite ganhar massa muscular ao mesmo tempo em que reduzimos a gordura corporal. Seu consumo deve ser acompanhado pela prática de exercícios para que possamos notar seus efeitos.
Um dos aspectos mais interessantes é que os peixes e as carnes magras aumentam a sensação de saciedade e permitem queimar, aproximadamente, entre 80 e 100 calorias por dia.
5. Maçã
A maçã, sobretudo a maçã verde, proporciona grandes quantidades de fibra, água e vitaminas que colaboram para a perda de peso.
Seu aporte calórico é muito baixo, e ela contém poderosos antioxidantes que inibem a ação negativa dos radicais livres.
O consumo de uma maçã por dia ajuda a acelerar o ritmo do metabolismo e aumenta o número de calorias eliminadas. É um excelente queimador de gordura para perder peso.
6. Alcachofra
A principal razão para que as alcachofras sejam consideradas queimadoras de gorduras é porque elas contam com um efeito desintoxicante que facilita a limpeza hepática.
Seu consumo permite combater transtornos como o fígado gorduroso e o acúmulo de toxinas, duas condições que impedem o emagrecimento.
Além disso, se você sofre de retenção de líquidos, esse queimador de gorduras também poderá ajudar, já que age como um diurético natural.
7. Abacaxi
Essa fruta rica em água é um excelente complemento para as pessoas que querem perder alguns quilos extras com mais facilidade.
Seus principais benefícios se devem a seu aporte de bromelina, um tipo de enzima que promove a digestão e a eliminação de toxinas.
Seu sabor doce vem acompanhado de um teor significativo de antioxidantes, fibras e vitaminas essenciais, que ajudam na eliminação de gordura acumulada para melhorar o peso e a saúde.
Inclua os queimadores de gordura em uma dieta saudável
Agora que sabemos quais alimentos atuam como queimadores de gorduras e nos ajudam a perder peso, é importante lembrar que eles são apenas um complemento. Se você não fizer exercícios físicos e não melhorar sua alimentação, seu consumo não surtirá efeito algum.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Loureiro, M. L., & Nayga, R. M. (2006). Obesity, weight loss, and physician’s advice. Social Science and Medicine. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2005.11.011
- Craig, B. W. (2006). Fat burning. Strength and Conditioning Journal. https://doi.org/10.1519/00126548-200610000-00011
- Schoenfeld, B. (2011). Does cardio after an overnight fast maximize fat loss? Strength and Conditioning Journal. https://doi.org/10.1519/SSC.0b013e31820396ec
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.