Queda dos cílios: causas e tratamentos naturais
Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez
Quer saber mais sobre a queda dos cílios? Eles desempenham um papel protetor que muitos de nós deixamos passar por alto. Por estarem localizados nas bordas das pálpebras, são os encarregados de evitar que muitas partículas cheguem dentro dos olhos.
Desde sempre tem sido um componente principal da beleza do rosto, principalmente porque seu aspecto longo e curvo permite exibir um olhar mais atraente.
Apesar de seu tamanho e volume variarem em cada pessoa, em geral quase todos tentam fazê-los parecer volumosos e destacados. O problema é que, como acontece com o cabelo, alguns fatores tendem a enfraquecê-los até causar uma queda excessiva.
Esta situação não só representa um problema estético como, com o tempo, pode facilitar o desenvolvimento de infecções nos olhos. Devido a isso, hoje queremos repassar as principais causas da queda dos cílios e alguns remédios de origem natural que permitem fortalecê-los.
Causas por trás da queda dos cílios
Os cílios podem cair ocasionalmente. No entanto, quando eles caem regularmente, é possível que o motivo seja uma dessas causas abaixo.
Uso excessivo de maquiagem
O uso excessivo de produtos para maquiar os cílios, a cola, o rímel e os cílios postiços são uma das principais causas de seu enfraquecimento e queda.
Os rímeis de baixa qualidade, o curvex e as máscaras à prova d’água tendem a gerar um afinamento do pelo que, finalmente, conduz à sua perda.
Dormir com maquiagem
Os pelos dos cílios, assim como acontece com o cabelo, precisam estar livres de substâncias externas para poderem se oxigenar de forma correta.
Por esse motivo, ao dormir com a maquiagem, os pelos vãos se tornando quebradiços até o ponto de caírem em quantidades alarmantes.
Alergia à maquiagem
Todos os tipos de peles são diferentes e, por isso, em algumas ocorrem reações alérgicas quando certos cosméticos são aplicados. Se o rímel for agressivo para a base dos cílios, pode desencadear a sua perda.
Deficiências nutricionais
A pouca absorção de alguns nutrientes essenciais detém o crescimento do pelo e pode produzir a sua queda. Assegure-se de incluir em sua dieta fontes de:
- Vitaminas A, B e E;
- Ácidos graxos ômega 3;
- Proteínas de alta qualidade;
- Minerais como o magnésio e ferro;
Mudanças hormonais
Um desequilíbrio hormonal pode influenciar no enfraquecimento dos cílios. Lembremos que, ainda que os ignoremos, os hormônios regulam muitos processos do corpo.
Estresse
A exposição contínua a situações de estresse se relaciona com a perda do cabelo e dos cílios. Portanto, é importante buscar técnicas para enfrentar o estresse de forma adequada e, assim, reduzir o seu impacto. Adicionalmente, seria interessante buscar ajuda psicológica e fazer atividades físicas com mais frequência.
Leia também: Usar óleos vegetais para embelezar os cílios
Tratamentos naturais para frear a queda dos cílios
A seguir, discutiremos alguns dos tratamentos naturais que você pode optar se quiser frear a queda dos cílios, fortalecê-los e promover o seu crescimento saudável para um olhar muito mais intenso.
Cápsulas de vitamina E
O óleo contido nas cápsulas de vitamina E ajuda a regenerar os cílios quando sofrem danos causados pelos produtos químicos da maquiagem. A sua aplicação aumenta a espessura do pelo e, a longo prazo, estimula o seu crescimento.
Como usá-la?
- Quebre uma cápsula de vitamina E e esfregue o óleo sobre os cílios com a ponta do dedo.
- Repita o seu uso todas as noites antes de deitar.
Óleo de rícino
Rico em antioxidantes, vitamina E e aminoácidos, o óleo de rícino é uma das melhores soluções naturais para manter os cílios bonitos e fortes.
Como usá-lo?
- Mergulhe uma escova limpa ou um cotonete de algodão no óleo, e aplique-o das raízes até as pontas dos cílios.
- Deixe-o agir sem enxaguar e use-o todas as noites depois de retirar a maquiagem.
Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas contém vitaminas e minerais essenciais que dão força aos pelos dos cílios para minimizar a sua queda.
Como usá-lo?
- Umedeça as pontas dos dedos com o óleo e esfregue-o, com cuidado, sobre os cílios.
- Use-o 2 vezes por dia.
Vaselina
Ainda que seja difícil acreditar, um produto como a vaselina também pode ser útil para conseguir cílios volumosos e hidratados.
Como usá-la?
- Pegue um pouco de vaselina com aponta do dedo e esfregue-a das raízes até a pontas.
- Repita o seu uso todas as noites antes de dormir.
Azeite de oliva
O azeite de oliva deve ser consumido cru, sem fritar, para preservar as suas propriedades benéficas.
Os ácidos graxos do azeite de oliva são poderosos hidratantes que ajudam a regenerar os cílios para diminuir os danos que sofrem no ambiente.
Como usá-lo?
- Esquente um pouco de azeite de oliva.
- Quando estiver morno, aplique-o nos cílios com a ajuda de uma escova.
- Repita o seu uso todas as noites antes de deitar.
Os seus cílios estão caindo?
Se seus cílios estão caindo, talvez você deva tentar rever os seus hábitos de vida (a dieta, por exemplo) e melhorar o que for necessário. Da mesma forma, você pode complementar a sua rotina de cuidados com os tratamentos naturais que recomendamos.
Se o problema persistir e for acompanhado de outras queixas, consulte o seu médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Academy of Ophthalmology. [Internet]. Uso de maquillaje en los ojos. 2011. Disponible en: https://www.aao.org/salud-ocular/consejos/uso-de-maquillaje-en-los-ojos
- Food and Drug Administration. [Internet]. Uso seguro de los cosméticos. 2017. Disponible en: https://www.fda.gov/Cosmetics/ResourcesForYou/Consumers/ucm459220.htm
- Orden Hospitalaria San Juan de Dios. [Internet]. Crecimiento de pestañas y cejas. Disponible en: https://www.sjd.es/sites/default/files/ckfinder/userfiles/files/Recomendaciones_Crecimiento%20de%20pesta%C3%B1as%20y%20cejas(1).pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.