O que acontece quando ficamos sem comer
A alimentação é fundamental para manter seu corpo saudável e forte. Não comer traz terríveis consequências para o seu organismo, as quais apresentaremos a seguir.

Para muitos, comer é um verdadeiro prazer, já que no ato de saborear satisfazemos ao paladar. Porém, em termos orgânicos, comer é uma necessidade para o nosso corpo. Lembre-se que os alimentos que ingerimos permitem que os órgãos funcionem corretamente. Portanto, não comer impede o funcionamento normal do corpo.
Não é um segredo que a obesidade é um problema de saúde pública que devemos combater, já que pode nos causar múltiplas complicações. Porém, para emagrecer o melhor é optar por mecanismos saudáveis.
Parar de comer não é uma boa ideia.
Neste artigo explicaremos as consequências para o seu organismo se você para de comer por tempo prolongado.
A moda de não comer
Estamos em uma sociedade na qual praticamente todos querem perder peso. Seja porque realmente têm obesidade ou porque querem cumprir com modelos estéticos que privilegiam o corpo esbelto.
Muitos se dedicaram a conseguir uma forma milagrosa de perder peso. Inclusive de forma quase instantânea, o que não é realista, já que se conseguimos emagrecer muito rápido perderemos massa muscular, quando o que deveremos diminuir é a gordura.
Entre tantas novidades, entrou na moda a ideia de parar de comer completamente durante vários dias para perder peso muito rápido.
Em efeito, não comer durante vários dias permitirá uma redução significativa de peso, mas causando problemas a nosso organismo. Porém, quando se alimentar com normalidade de novo recuperará rapidamente esses quilos perdidos.
Leia também: Benefícios de uma dieta rica em proteínas para perder peso
Processos bioquímicos ao não comer
Nosso organismo põe em prática uma série de processos indispensáveis para a nossa vida e nossa saúde, usando como matéria prima a energia que lhe damos através dos alimentos.
Ao não comer, o corpo procura substituir os alimentos com processos que são prejudiciais.
A seguir, te explicamos os processos que ocorrem quando paramos de comer.
Seis primeiras horas
A glicose é o principal combustível do qual nossas células se alimentam e se obtém através dos carboidratos.
Em particular, o cérebro requer um quarto da parte da glicose da qual dispõe o organismo. Os tecidos musculares e os glóbulos vermelhos se alimentam do resto.
Por não comer deixamos de oferecer os carboidratos que se transformam em glicose. Portanto, não oferecemos a energia necessária ao organismo.
Porém, até seis horas depois de não comer nosso corpo funciona com total normalidade. De fato, pega o glicogênio armazenado e o transforma em glicose, alimentando adequadamente o cérebro e demais células.
Sétima hora sem comer
Seguramente todas as pessoas experimentaram a sétima hora sem comer. A partir deste momento se começa a esgotar a fonte de glicogênio. Seu efeito visível é o mau humor.
De 7 até as 72 horas sem comer
Depois de surgir o mau humor, o que acontece é que o glicogênio não é mais o suficiente, por isso o organismo começa a procurar outros elementos que possa transformar em glicose.
Para isso, o corpo quebra a gordura, onde encontra ácidos graxos de cadeia longa que contêm glicose o suficiente. Porém, devido a sua espessura não podem chegar até o cérebro, ainda que sirvam para os tecidos e o sangue.
Por isso, o cérebro usa os ácidos graxos de cadeia curta, apesar de não conseguirem cobrir mais do que 75% do requerimento cerebral de energia.
Como consequência, começamos a sentir uma piora das funções cognitivas como problemas de concentração, memória e não temos a mesma capacidade de reação.
Do terceiro até o sétimo dia
Sob estas circunstâncias, o corpo põe em funcionamento o processo de quebrar as proteínas. Desta maneira se obtém aminoácidos dos quais se extrai glicose o suficiente para alimentar o cérebro.
Ainda que isso talvez possa soar positivo, na realidade o corpo está consumindo a si mesmo, pois está se alimentando de sua própria massa muscular.
Nas mulheres este processo causa a distorção de seu ciclo menstrual, já que o corpo tenta diminuir ao mínimo o gasto energético. Além disso, isso causa perda da densidade óssea e a diminuição do apetite sexual.
Entre uma e duas semanas
Neste período o corpo continua quebrando as proteínas para se alimentar, processo no qual gera danos aos órgãos e a todo o sistema imunológico. Com esta situação se aumenta a probabilidade de sofrer qualquer doença.
Entre três semanas a 70 dias
Em certos casos, pode-se sobreviver por mais de três semanas e até setenta dias sem comer. Isso dependerá da quantidade de gordura armazenada, assim como da água que se consuma.
Porém, em qualquer um dos casos o organismo seguirá no processo de se consumir até que faleça. Por isso, é indispensável manter uma alimentação adequada.
Talvez te interesse ler: 10 consequências de consumir pouca água
Se você quer perder peso, o melhor é que procure a assessoria de um profissional. Ele preparará um plano especialmente desenvolvido para você.
Desta maneira seu corpo mudara enquanto conserva sua saúde.
- Sawaya, A. ”Malnutrition: long-term consequences and nutritional recovery effects”. Estudos Avancados 20 (58): 147-158. 2006. [Online] Avaiable at: http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/en_14.pdf
- Martín Peña G., Paredes de Dios N. ”Sobre la atrofia de los órganos durante la inanición”. Nutr. Hosp. 22( 1 ): 112-123. 2007. [En línea] Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112007000100014&lng=es