O que acontece com o corpo quando ficamos vários dias sem comer?

Parar de comer pode ter várias consequências para o organismo, por isso é essencial aprender a manter bons hábitos alimentares todos os dias.
O que acontece com o corpo quando ficamos vários dias sem comer?

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

Ao contrário de quem entende a alimentação como uma necessidade e um prazer, muitas pessoas, em sua busca para perder peso, recorrem a dietas e outras medidas extremas para parar de comer. E embora saibam que não comer afeta sua saúde, elas continuam, independentemente das consequências.

Quando não fornecemos ao corpo o necessário para funcionar adequadamente, não só pode haver complicações, como o resultado pode ser fatal.

Uma coisa é reduzir a quantidade de comida, para poder ter um índice de massa corporal saudável. Outra coisa é comer quase nada para poder exibir uma aparência que não condiz com a realidade do corpo.

Claramente, não é um segredo que a obesidade é um problema de saúde pública em nível mundial que deve ser combatido. Porém, para perder peso, o ideal é seguir as instruções do médico. O profissional vai propor soluções adequadas, sem colocar em risco a saúde.

Contudo, parar de comer não é uma boa ideia. A seguir, vamos explicar as consequências para o seu organismo se você para de comer por tempo prolongado.

A moda de não comer

Atualmente, muitas pessoas se sentem pressionadas e buscam desesperadamente modificar sua aparência para se encaixar no conceito de beleza socialmente aceito. Em geral, esse conceito está intimamente relacionado a ter o corpo mais magro possível. É isso que a jornalista Paulina Swiatkowski comenta em um trabalho intitulado: Magazine influence on body dissatisfaction: Fashion vs. health? (A influência da revista na insatisfação corporal: moda vs. saúde?, em tradução livre).

E em vez de ir ao médico ou nutricionista, as pessoas muitas vezes procuram soluções de fontes pouco ou nada confiáveis ​​e acabam adotando qualquer fórmula milagrosa que as ajude a perder peso. O pior de tudo é que essas fórmulas não são nada realistas e muito menos saudáveis.

Infelizmente, a ideia de parar de comer por vários dias virou moda com o objetivo de reduzir o peso em pouco tempo.

Em efeito, não comer durante vários dias permitirá uma redução significativa de peso, mas vai trazer consigo problemas para o organismo. E deve ser destacado que, ao voltar a comer “normalmente”, a pessoa recupera o peso perdido e depois fica frustrada, parando de comer novamente.

Leia também: Benefícios de uma dieta rica em proteínas para perder peso

Processos bioquímicos ao não comer

Segundo um artigo intitulado Nutritional complications and its effects on human health (Complicações nutricionais e seus efeitos na saúde humana, em tradução livre), parar de comer desencadeia progressivamente uma série de processos orgânicos prejudiciais à saúde, aos quais vale a pena prestar atenção.

As primeiras seis horas

A glicose é o principal combustível do qual nossas células se alimentam e é obtida através dos carboidratos. Em particular, o cérebro requer um quarto da parte da glicose da qual dispõe o organismo. Os tecidos musculares e os glóbulos vermelhos se alimentam do resto.

Ao não comer, deixamos de oferecer os carboidratos que se transformam em glicose. Portanto, não oferecemos a energia necessária ao organismo.

Porém, até seis horas depois de não comer, nosso corpo funciona com total normalidade. De fato, ele pega o glicogênio armazenado e o transforma em glicose, alimentando adequadamente o cérebro e as demais células.

Sétima hora sem comer

Seguramente todas as pessoas já chegaram à sétima hora sem comer. A partir desse momento, a fonte de glicogênio começa a se esgotar. Seu efeito visível é o mau humor.

Veja também: 4 benefícios de incluir água de coco em sua dieta

De 7 até 72 horas sem comer

Como o glicogênio não é mais o suficiente, o organismo começa a procurar outros elementos para transformar em glicose. Para isso, o corpo quebra a gordura, onde encontra ácidos graxos de cadeia longa que contêm glicose o suficiente. Porém, devido à sua espessura não podem chegar até o cérebro, ainda que sirvam para os tecidos e o sangue.

Por isso, o cérebro usa os ácidos graxos de cadeia curta, embora estes não consigam cobrir mais do que 75% do requerimento cerebral de energia.

Como consequência, começamos a sentir uma piora das funções cognitivas, como problemas de concentração e memória, e não já temos mais a mesma capacidade de reação.

Do terceiro até o sétimo dia

A partir do terceiro dia, o cérebro se adapta ao trabalho metabolizando corpos cetônicos a fim de economizar proteínas.

Sob essas circunstâncias, o corpo põe em funcionamento o processo de quebrar as proteínas. Dessa maneira, são obtidos aminoácidos dos quais se extrai glicose o suficiente para alimentar o cérebro.

Ainda que isso talvez possa soar positivo, na realidade o corpo está consumindo a si mesmo, pois está se alimentando de sua própria massa muscular.

Nas mulheres, esse processo causa a distorção de ciclo menstrual, já que o corpo tenta diminuir ao mínimo o gasto energético. Além disso, causa perda da densidade óssea e diminuição do apetite sexual.

Entre 1 e 2 semanas

Nesse período o corpo continua quebrando as proteínas para se alimentar, processo no qual causa danos aos órgãos e a todo o sistema imunológico. Com essa situação, aumentam as chances de desenvolver qualquer doença.

De 3 semanas a 70 dias

Em certos casos, é possível sobreviver por mais de três semanas e até setenta dias sem comer. Isso dependerá da quantidade de gordura armazenada, assim como da quantidade água consumida.

Porém, em qualquer um dos casos o organismo seguirá no processo de se consumir até que faleça. Por isso, é indispensável manter uma alimentação adequada.

Busque ajuda profissional

Se você quer perder peso, o melhor é procurar assessoria de um profissional (médico ou nutricionista) que vai preparar um plano adequado às suas necessidades. Assim, seu corpo ficará melhor, sem perder a saúde e sem a necessidade de passar fome.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 maneiras de perder peso sem sentir fome o tempo todo

Se você deseja perder peso sem sentir fome, não perca as dicas e recomendações que listamos neste artigo. Você vai adorar!