Você sabe quando seu corpo precisa se desintoxicar?

Quando o corpo acumula muitas toxinas, surgem diversos sintomas devido ao mau funcionamento dos órgãos excretores. Aprenda a identificá-los.

Você provavelmente não sabe quando seu corpo precisa se desintoxicar. Embora muito se fale sobre a importância desse hábito, quase ninguém sabe quando é conveniente fazê-lo.

O corpo realiza os seus próprios processos de purificação através de órgãos como o fígado, rins e cólon. No entanto, às vezes você deve dar um suporte “extra” para que eles trabalhem sem dificuldades.

Embora você nem sempre esteja ciente, existem muitas fontes de toxinas que podem interferir na sua saúde. Comida pouco saudável, poluição e produtos químicos são alguns exemplos.

Como resultado, seu corpo fica sobrecarregado e começa a ter dificuldades físicas e mentais. É por isso que, diante de qualquer sintoma incomum, é essencial tomar medidas nesse sentido. Como você pode identificar isso? Aqui nós compartilharemos os seis sinais mais comuns que o seu corpo lhe dá.

Sinais de que o corpo precisa se desintoxicar

Os órgãos excretores do corpo têm a capacidade de filtrar continuamente o sangue para remover resíduos que podem afetar a saúde das células. Quando você tem um estilo de vida sedentário acompanhado de uma dieta ruim, esses processos diminuem de velocidade ou não são atendidos de maneira adequada.

Por razões óbvias, uma vez que eles começam a falhar, ocorrem consequências negativasAs toxinas viajam pelo corpo através da corrente sanguínea. De fato, muitos dos desconfortos que o afligem têm sua origem a partir dessa situação. Embora seja sempre bom avaliar os sintomas, alguns são resolvidos após uma desintoxicação.

Vamos rever exatamente quais são esses sinais que permitem identificar quando seu corpo precisa se desintoxicar. Se você os reconhecer, tente iniciar este processo o mais rápido possível.

1. Excesso de gases

Mulher sentindo gases

A manifestação de excesso de gases em seu corpo, seja por flatulências ou arrotos, é um sinal que pode alertar para um acúmulo excessivo de resíduos. Embora este sintoma seja típico de qualquer doença digestiva, muitas vezes a sua origem são as alterações sofridas pelo pH do organismo devido ao excesso de acidez e toxinas.

2. Digestão lenta

Pode haver muitas razões para uma digestão lenta. No entanto, muitas vezes ela resulta da retenção excessiva de toxinas. Quando o fígado e o cólon não funcionam bem, porque há muitos resíduos ou porque estão falhando, os processos digestivos se tornam notoriamente lentos. Como resultado, você experimenta mais episódios de constipação e sente o abdômen inchado e cheio.

3. Cansaço prolongado

Mulher com dor de cabeça

Se você dorme o número de horas necessárias e não tem nenhum distúrbio do sono, é normal se sentir energizado. Se, apesar disso, você se sentir cansado, é hora de considerar uma desintoxicação. Uma forte sensação de cansaço e sonolência durante o dia ativo pode indicar que o corpo está retendo muitos radicais livres. 

Se você está se perguntando quando precisa se desintoxicar, não hesite em fazê-lo se sofrer desse sintoma. Depois de realizar esse processo, você perceberá que se sente mais revitalizado e recarregado.

4. Dificuldades de concentração

A dificuldade de concentração, como os outros sintomas, pode ter muitas origens. Apesar disso, é bom que você avalie se este problema tem algum tipo de relação com as toxinas.

Se você foi recentemente exposto ao álcool, cigarros ou uma alimentação ruim, tente adotar um método de desintoxicação para aliviar o problema. As substâncias destes compostos, embora pareçam inofensivas, interferem na saúde circulatória e cerebral, minimizando a capacidade de pensar e se concentrar.

Leia também: 5 exercícios para reativar a circulação sanguínea

5. Mau hálito

Mulher com mau hálito

Se você tem uma halitose que não consegue controlar com hábitos normais de higiene, preste muita atenção. A dificuldade para controlar a situação pode vir de um problema no fígado devido ao excesso de toxinas. Embora você possa disfarçar o mau hálito com alguns enxaguantes bucais, a maneira correta de controlá-lo é com uma dieta desintoxicante, rica em frutas e vegetais.

Não perca este artigo: 3 melhores formas de aproveitar as frutas

6. Dor de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma que pode se manifestar devido a muitos problemas de saúde. Portanto, se elas forem muito recorrentes, é melhor ir ao médico para receber uma avaliação.

No entanto, se aparecerem de repente, sem uma razão aparente, podem estar relacionadas ao acúmulo excessivo de resíduos no sangue. As partículas voláteis de alguns produtos químicos, alimentos processados ​​e poluentes são alguns dos compostos irritantes que desencadeiam essa reação.

Detectar quando seu corpo precisa se desintoxicar pode evitar problemas de saúde mais sérios. Se o seu organismo está lhe dando esses sinais, não hesite em adotar um plano seguro de desintoxicação.

Recomendados para você