Qual quantidade destes 15 produtos pode ser mortal?
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
Todos os alimentos e as bebidas podem ser consumidas em sua quantidade certa. No entanto, se as quantidades se excederem, pode chegar a ser letal. Preste atenção a elas e nunca caia nestes erros porque podem ser fatais. Estas são as quantidades de 15 produtos conhecidos que podem ser mortais.
Água em excesso pode ser mortal
Recomenda-se tomar dois litros de água por dia. Mas se você chegar a beber essa quantidade três vezes por dia, seus rins não terão tempo de eliminar o líquido do corpo.
O resultado seria letal porque geraria um edema nos órgãos internos, uma parada cerebral e respiratória. Você poderia, digamos assim, se envenenar com água assim como demonstrou a americana Jennifer Strange depois de ter bebido mais de 7,5 litros de água em um concurso.
Café
A dose letal de cafeína é de 15 gramas, ou seja, 113 xícaras de café de 250 ml cada uma. Mesmo neste caso a pessoa realmente faleceria por intoxicação por água, já que 113 copos equivalem a quase 30 litros de água. Como você pode ver, é quase impossível que se intoxique com o café até a morte.
Chocolate
O chocolate contém uma grande quantidade de teobromina, um estimulante muito poderoso do sistema nervoso central. Se você consumir 10 kg de chocolate em um mesmo dia, intoxicara-se.
Esta intoxicação provocaria, em primeiro lugar, náuseas e diarreia, para depois passar para ataques epilépticos, hemorragia interna, infarto do miocárdio e finalmente a morte.
Álcool
Para um homem, uma dose letal seria de 1,25 litros de álcool de 40 graus, ou seja, 2,5 garrafas. Para isso teria que consumir a bebida em menos de uma hora e sem vomitar.
Tabaco
Se levarmos em consideração que um cigarro padrão contém 0,8 mg de nicotina, uma quantidade letal seria fumar 75 cigarros de uma vez.
Maconha
Para que a maconha seja mortal, uma pessoa teria que fumar 680 kg em 15 minutos ou comer 22 quilos em um dia, algo impossível.
Sementes de maçã
Comer 18 maçãs não seria letal em nenhum caso, mas por outro lado, se você triturasse as sementes de 18 maçãs, as mastigasse bem e as engolisse, é provável que tenha problemas de saúde porque estas sementes contêm cianureto.
Caroço de cereja
Os caroços de cereja também contêm cianureto. Além disso, os caroços de damasco são perigosos, assim como os de pêssegos e as amêndoas amargas.
Assim que, em nenhum caso os triture ou mastigue, evitará problemas de saúde.
Banana
As bananas são um produto rico em potássio e uma overdose deste mineral pode ser letal. Para isso teria que comer nada menos do que 400 bananas de uma vez.
Laranja
Para ter uma superdose de laranjas teria que consumir nada menos do que 11000 em um mesmo dia. Impossível.
Sal
A dose diária recomendada de sal é entre 1,5 a 4 gramas. A dose letal é de 250 gramas em uma mesma refeição, o que se traduziria em 48 colheres.
Chili em pó
Se você gosta dos condimentos e em especial do chili em pó, saiba que se ingerir 130 colheres seria letal, mas claro que isso é quase impossível. Assim que da próxima vez que usar nos seus pratos poderá ficar tranquilo.
Açúcar
Se você consumir 2,5 kg de açúcar de uma vez seria uma dose suficiente para ter um efeito mortal. Mas, isso equivale a 500 colheres e é quase impossível.
Pasta de dente
Todos já engoliram um pouco de pasta dental enquanto estava escovando os dentes. Tranquilo, não acontecerá nada. Para que a dose seja realmente letal você teria que ingerir de uma vez 24 tubos.
Bônus
Logicamente, alguns alimentos serão mais ou menos letais em função também das doenças que cada pessoa possa ter. Por exemplo, para um diabético a quantidade de açúcar que seria fatal seria muito menos.
Isso também ocorrerá com as pessoas hipertensas e o sal. Assim que o melhor sempre é não fazer excessos de nenhum tipo.
Na hora de manter uma dieta saudável é fundamental evitar as gorduras sólidas. Este tipo de substâncias se encontram em produtos como a manteiga, a gordura para cozinhar ou a margarina. Assim que evite cozinhar com elas e substitua-as por temperos.
Também é recomendado eliminar as frituras da dieta.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- NCBI. (2003). Fatal water intoxication. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1770067/
- NCBI. (2018). Caffeine-Related Deaths: Manner of Deaths and Categories at Risk. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5986491/
- NCBI. (2005). Chocolate poisoning. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1215566
- Vonghia, Luisa. Leggio, Lorenzo, Ferrulli, Anna. Bertini, Marco. Gasbarrini, Giovanni. Addolorato, Giovanni. (2008). European Journal of Internal Medicine. Acute alcohol intoxication. https://doi.org/10.1016/j.ejim.2007.06.033
- NCBI. (2007). Cigarette smoke and adverse health effects: An overview of research trends and future needs. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2733016/
- Medical News Today. (2018). Are apple seeds poisonous? https://www.medicalnewstoday.com/articles/318706.php
- Science Notes. (2015). Yes, Apple Seeds and Cherry Pits Contain Cyanide. https://sciencenotes.org/yes-apple-seeds-and-cherry-pits-contain-cyanide/
- HealthLinePlus. (2018). Potassium. https://www.healthline.com/health/potassium#deficiency
- NCBI. (2003). Distinguishing between salt poisoning and hypernatraemic dehydration in children. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1128889/
- Toxnet. CAPSAICIN. https://toxnet.nlm.nih.gov/cgi-bin/sis/search/a?dbs+hsdb:@term+@DOCNO+954
- Harvard Health Publishing. (2014). Eating too much added sugar increases the risk of dying with heart disease. https://www.health.harvard.edu/blog/eating-too-much-added-sugar-increases-the-risk-of-dying-with-heart-disease-201402067021
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.