Logo image
Logo image

Qual é a gastroenterite viral que afeta o FC Barcelona?

4 minutos
15 jogadores com gastroenterite viral forçaram o Barcelona a suspender a partida contra a Juventus nos EUA, será que eles se recuperarão para o jogo contra o Arsenal?
Qual é a gastroenterite viral que afeta o FC Barcelona?
Leonardo Biolatto

Escrito e verificado por médico Leonardo Biolatto

Última atualização: 30 julho, 2023

Durante a tão esperada turnê do Barcelona pelos Estados Unidos, a equipe enfrentou um desafio inesperado. A preparação para a temporada 2023/24 está suspensa devido a um surto de gastroenterite viral.

Cerca de 15 jogadores do time principal do clube foram afetados. Portanto, foi tomada a decisão de suspender o amistoso agendado contra a Juventus no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

A suspensão significou uma grande perda econômica, ainda que teria sido absorvida por um seguro contratado que o Barcelona possui. Em todo o caso, do ponto de vista esportivo, o arranque de uma equipe que procura fortalecer-se para enfrentar o resto da época está adiado. E isso preocupa a comissão técnica e os torcedores.

A declaração oficial do Barcelona em 23 de julho trouxe tranquilidade:

Os jogadores do time principal do Barcelona afetados por gastroenterite viral estão bem. Nas últimas horas, nenhum novo caso foi detectado. Espera-se que a maioria dos jogadores afetados participe do treino duplo agendado para esta segunda-feira.

FC Barcelona

O que é gastroenterite viral?

A gastroenterite viral, também conhecida como “gripe estomacal”, é uma infecção comum que afeta o trato gastrointestinal. No caso do Barcelona, suspeita-se que o culpado tenha sido um vírus do tipo norovírus ou rotavírus.

Esses agentes se espalham rapidamente. A capacidade de contágio é alta e, em condições de convivência, é muito possível que muitas pessoas sofram as consequências em pouco tempo. O fato de compartilhar refeições, quartos e banheiros favorece a transmissão.

Sintomas

Os sintomas típicos desta doença são os seguintes:

  • Diarreia: há fezes frequentes e, principalmente, líquidas. Em geral, a gastroenterite viral é caracterizada por baixa consistência das fezes, o que leva à desidratação rápida.
  • Vômitos: em geral, estamos falando de expulsões violentas do conteúdo do estômago. Às vezes há náusea, mas alguns vírus causam vômitos intensos, que não são precedidos de ânsia de vômito ou qualquer outro sinal.
  • Dor abdominal: há cólicas e desconforto na região do abdômen.
  • Febre: nem sempre presente, mas febre leve a moderada pode estar presente. A falta desse sintoma não exclui a origem viral da gastroenterite.

Veja: Eurocopa feminina: futebolistas femininas chamam a atenção do mundo

Tratamento da gastroenterite viral

Esta é uma doença autolimitada. Ou seja, melhora sozinha em poucos dias, sem a necessidade de estabelecer um tratamento específico.

A abordagem se concentra em aliviar os sintomas e prevenir a desidratação. Para jogadores de futebol, isso é extremamente importante.

Estudos científicos sugerem que um jogador desidratado se cansa rapidamente. E embora este não seja o único fator envolvido, a verdade é que é muito relevante. A menor presença de líquido no corpo afeta a circulação do sangue e a chegada de oxigênio aos tecidos.

O cérebro é um dos órgãos que mais sofre com a desidratação. Pesquisa publicada em 2018 na revista Research Quarterly for Exercise and Sport revelou que a capacidade de passar a bola com precisão é reduzida em condições de hidratação inadequada.

Portanto, o essencial será o seguinte:

  • Manter-se hidratado: A ingestão de líquidos ricos em eletrólitos é essencial. Além da água, as bebidas eletrolíticas podem ser usadas em condições esportivas. Para tanto, é conveniente optar pelos isotônicos e não pelos energéticos, já que os primeiros possuem composição mais adequada para abordagem de gastroenterite viral.
  • Descanso: O descanso ajuda a acelerar a recuperação do corpo. Além disso, a falta de energia devido à desidratação obriga a manter um estado mais calmo.
  • Dieta adstringente: geralmente é recomendada uma dieta de fácil digestão, evitando produtos gordurosos, condimentados e de difícil processamento. Além disso, os alimentos que favorecem o endurecimento das fezes são os preferidos. Dessa forma, aqueles que são ricos em fibras, por exemplo, são descartados por um tempo.

Em alguns casos, os médicos podem prescrever medicamentos para aliviar os sintomas. Em qualquer caso, é preferível evitar os antidiarreicos, pois podem atrasar o processo de recuperação. Da mesma forma, os antibióticos não são uma opção quando se tem certeza de que se trata de uma gastroenterite viral.

Veja: Habilidoso holandês é confundido com o filho de Messi: veja 5 benefícios do futebol para as crianças

O Barcelona se recupera e prepara o próximo jogo

O inesperado desafio enfrentado pelo Barcelona durante sua turnê pelos Estados Unidos causou preocupação. O número de jogadores afetados e a suspensão de uma partida agendada não foram boas notícias para o clube.

No entanto, as medidas tomadas foram oportunas. Os jogadores de futebol com a doença tiveram que descansar. Além disso, dentro da concentração eles foram isolados, usaram máscaras e receberam uma dieta especial.

A abordagem adequada é essencial para evitar que a infecção se espalhe. E parece que a equipe já está em plena recuperação. Embora a partida contra a Juventus tenha sido cancelada, a próxima partida contra o Arsenal ainda está marcada.

Imagem principal via EFE.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • del Arco, R. S., Lázaro, J. M., & Díaz, P. C. (2019). Protocolo diagnóstico y terapéutico de la diarrea aguda. Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado12(87), 5135-5139. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S030454121930246X
  • Edwards, A. M., & Noakes, T. D. (2009). Dehydration: cause of fatigue or sign of pacing in elite soccer?. Sports Medicine39, 1-13. https://link.springer.com/article/10.2165/00007256-200939010-00001
  • Fortes, L. S., Nascimento-Júnior, J. R., Mortatti, A. L., Lima-Júnior, D. R. A. A. D., & Ferreira, M. E. (2018). Effect of dehydration on passing decision making in soccer athletes. Research quarterly for exercise and sport89(3), 332-339. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02701367.2018.1488026
  • Leśniewicz, A., Grzesiak, M., Żyrnicki, W., & Borkowska-Burnecka, J. (2016). Mineral composition and nutritive value of isotonic and energy drinks. Biological trace element research170, 485-495. https://link.springer.com/article/10.1007/s12011-015-0471-8

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.