Quais são os ciclos da gravidez?

· 2 de maio de 2019
Dar à luz uma nova vida é um processo único que envolve uma série de ciclos. Nestes, o corpo da mulher, com uma inteligência perfeita, dá forma a um novo ser. Em seguida, lhe diremos quais são os ciclos da gravidez.

A gravidez é o período que transcorre desde a implantação do óvulo fertilizado pelo espermatozoide no útero até o momento do parto. A relação sexual entre um homem e uma mulher é a maneira natural pela qual ocorre uma gravidez, mas não é a única. Em seguida, detalhamos os diferentes estágios ou ciclos da gravidez.

Os ciclos da gravidez

Os ciclos da gravidez compreendem os 9 meses em que o embrião evolui até atingir seu pleno desenvolvimento. Esta evolução inclui a fase em que é apenas um zigoto até se tornar um bebê.

Primeiro mês

Ciclos da gravidez: começo

A primeira semana de gravidez começa na última semana da menstruação. Na segunda semana, um conjunto de folículos escolhidos cresce, embora apenas um seja selecionado. Durante a terceira semana, o oócito deixa o folículo e viaja através das trompas de Falópio.

As células se dividem para formar três tipos diferentes, que no futuro constituirão o tecido do bebê. Além disso, são geradas as células que irão dar origem à coluna vertebral. Nesta fase, o embrião é tão pequeno em tamanho que ainda não pode ser visto em um ultrassom.

Além disso, a mãe começa a sentir sintomas muito leves. Será até a ausência da próxima menstruação, quando a futura mãe ficará ciente da gravidez.

Recomendamos que você leia: Como se alimentar durante a gravidez

Segundo mês 

Este mês é fundamental, pois é neste momento em que o coração é formado, um órgão vital para o futuro bebê. Além disso, se inicia a formação da medula espinhal, cérebro, intestino e pele. Também começam a se formar os olhos, orelhas, nariz e lábio superior da boca.

É um mês de muita evolução onde o embrião começa a adquirir forma humana. As mudanças na mãe ainda não são notáveis. Pode começar a sentir alguns sintomas, como náuseas, vômitos, cansaço.

Terceiro mês

Ciclos da gravidez: terceiro mês

Nesse período, o embrião é chamado de feto. O futuro bebê já desenvolveu todos os seus órgãos, que amadurecerão e continuarão a evolui. Os genitais já são definidos, mas o sexo ainda não pode ser identificado com precisão. O feto cresce até 7 cm e pesa entre 15-20 gr.

Neste mês a mãe começa a ganhar peso. Este aumento é equivalente a aproximadamente 10% do peso total que será ganho durante a gravidez. No final deste mês, as náuseas e vômitos diminuem, conforme o nível hormonal se estabiliza, diminuindo os riscos de aborto natural.

Quarto mês 

O feto é coberto com lanugo, um pelo muito fino que cobre a pele. As cordas vocais são formadas e as dobras epidérmicas aparecem na palma das mãos e dos dedos. Neste mês, os olhos do feto geralmente são grandes, embora os mantenham fechados. Eles são amplamente separados um do outro, mas o rosto já está bem definido.

Você pode distinguir perfeitamente o pescoço que separa a cabeça do resto do corpo. Os dentes começam a se formar. No que diz respeito ao tamanho, pode medir entre 8,5-18 cm. Seu peso será de cerca de 150-170 gr. As funções de suas glândulas sudoríparas e sebáceas começam a se desenvolver.

O intestino começa a se encher com uma substância espessa secretada pelo fígado chamada mecônio. A barriga da mãe continua a aumentar, assim como o peso corporal. Neste mês, sentir o bebê é algo normal, já que seus movimentos são frequentes.

Descubra ademais: Gravidez, essa união mágica com um ser que nós amamos sem sequer conhecermos

Quinto mês 

Ciclos da gravidez: barriga grande

O coração do bebê começa a bater forte. Além disso, começa a desenvolver os sentidos conseguindo perceber sons e luzes. No final deste mês, a segunda camada dos dentes é formada. No cérebro, milhões de neurônios são criados. O bebê pode pesar 230-245 gr, atingindo um tamanho de 22-25 cm.

Neste mês, o umbigo da mãe se achata ou começa a se mover para fora. Os sintomas dos primeiros meses desaparecem, mas podem aparecer outros tipos de desconforto, como azia ou congestão nasal.

Sexto mês 

Neste mês, as sobrancelhas, o cabelo e os cílios, assim como os músculos, são formados. Além disso, o bebê pode reconhecer os sons claramente e responder perfeitamente aos estímulos, como a música. O bebê mede cerca de 27-32 cm e pesa de 450 gr. a cerca de 750-1000 gr.

Você pode sentir as várias partes do corpo do bebê através da parede abdominal. A pele do bebê começa a ficar opaca e mais resistente. O bebê pode abrir e fechar os olhos, além de fazer gestos como colocar a língua para fora. As proporções do corpo começam a se igualar em relação à sua cabeça.

O segundo trimestre termina e o estado de gravidez já é evidente. A barriga da mãe é bastante grande e o peso do feto aumenta, então a mãe vai se sentir cansada, com dores nas costas, desconforto e incômodo em determinadas posições.

Sétimo mês

Ciclos da gravidez: sono

Nesse período, os pulmões se desenvolvem e o esqueleto se torna mais consistente. A gordura começa a se acumular no corpo, o que lhe permitirá controlar a temperatura após o nascimento. A íris do olho e a pele são pigmentadas. O lanugo que cobre seu corpo desaparece.

O comprimento do feto pode ser de cerca de 33-38 cm, e pode pesar até cerca de 1100-1300 gr. Neste mês, devido ao tamanho do bebê, a mãe fica limitada em alguns movimentos e constantemente sente pressão na bexiga, o que faz com que ela vá ao banheiro com mais frequência.

Oitavo mês 

A diminuição do lanugo e o aumento no peso e no tamanho continuam. No decorrer deste mês, o feto atingirá cerca de 50% do peso total que terá ao longo da gravidez. Os pulmões e neurônios olfativos estão quase desenvolvidos.

Os primeiros soluços do bebê começam. Os soluços ocorrem porque o bebê está engolindo líquido amniótico, algo que ao mesmo tempo causa movimentos espasmódicos. É possível que a mãe tenha azia ou constipação durante esta fase. Todos estes sintomas são muito comuns e são devidos ao aumento da progesterona no organismo.

Nono mês 

Ciclos da gravidez: etapa final

O bebê desce até a pélvis e a cabeça começa a se preparar para o parto. O estômago e o intestino já funcionam. A pele fica mais macia, que começa a corar, voltando à cor final que terá no momento do parto.

No final deste mês, o feto deve medir cerca de 43 cm e seu peso deve estar entre 1980-2730 gr. Os movimentos são mais abruptos e a mãe sente como se fossem chutes, já que o bebê tem pouco espaço para se movimentar. O bebê é capaz de respirar e realizar os movimentos de sucção e deglutição ao mesmo tempo. Começa a fazer o seu próprio sangue.

Neste mês, o processo de gravidez termina e a mãe geralmente se encontra em um estado de grande exaustão. Os dias e as noites parecem mais longos que o normal, mas ao mesmo tempo ela tende a ficar preocupada com a chegada do bebêO acompanhamento médico é importante em cada um dos estágios ou ciclos da gravidez, mas neste último mês torna-se essencial.

  • Leandro. (2015). Concepción, embarazo y parto. Educación Para La Salud.