Quais são as contribuições da ioga para a saúde mental?
As contribuições da ioga para a saúde mental são múltiplas. Por isso é uma das atividades recomendadas por alguns especialistas como complemento aos tratamentos psicológicos e físicos. Mas como isso acontece?
Contribuições da ioga para reduzir o estresse e a ansiedade
Praticar ioga relaxa o corpo e a mente através de meditação e técnicas de respiração profunda. Isso influencia a saúde física porque ficar estressado pode inclusive alterar os níveis de alguns hormônios.
Ter um corpo relaxado e se concentrar em eliminar pensamentos negativos ajuda a reduzir os níveis de cortisol. Este hormônio é liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse no organismo, por isso é importante mantê-lo em níveis normais.
A ioga permite que você preste atenção especial aos seus pensamentos e emoções para controlá-los. Algumas situações da vida podem estar fora do seu controle e isso irá gerar ansiedade. No entanto, você deve lembrar que algo que sempre pode controlar é a sua mente. Com exercícios de meditação será mais fácil controlar os pensamentos negativos.
Contribuições da ioga para combater a depressão
Entre as contribuições da ioga para a saúde mental também se encontra combater a depressão. A prática ajuda a liberar a tensão através de exercícios de meditação e respiração. Isso permite que as pessoas se concentrem no presente e conectem seu corpo, mente e espírito ao mesmo tempo.
Manter a mente e o corpo livres de energias negativas aumenta a capacidade de resiliência emocional. O indivíduo deixa de dar tamanha importância a pensamentos negativos, e se sente capaz de superar qualquer adversidade. A ioga é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento e a autoconsciência.
Leia também: 5 posturas de ioga que ajudam a ter uma barriga mais lisa
Contribuições da ioga para aumentar a concentração
Através da meditação e da respiração profunda, você poderá aumentar sua concentração em tudo o que pensa e sente naquele momento. Além disso, a respiração profunda oxigena o cérebro e isso contribui para melhorar as habilidades cognitivas, e seu funcionamento.
Durante a meditação, sua prioridade será a concentração. Isso te ajudará a ser mais disciplinado ao controlar sua mente.
Contribuições da ioga para eliminar a fadiga mental
Assim como o exercício físico enche você de energia e vitalidade, o exercício mental ajuda você a recarregar a energia do seu cérebro. Isso irá eliminar a fadiga mental e você será mais ativo nesse aspecto.
Por exemplo, manter a postura de Savasana ou do cadáver por alguns minutos relaxará tanto sua mente e seu corpo, que lhe dará um descanso equivalente ao que você obtém quando tira uma soneca.
Veja também: Mulher de 87 anos muda sua postura e sua vida graças à ioga
Contribuições da ioga para controlar pensamentos e emoções
Um problema comum dos seres humanos é reagir de acordo com suas emoções, porque se deixam dominar por elas. Isso vai parar de acontecer com a prática da ioga, porque você aprenderá a separá-las de suas decisões e ações.
Este controle também vai livrar você da ansiedade, depressão e estresse. Você entenderá as consequências de permitir que elas tomem o controle de seus pensamentos e ações em qualquer circunstância.
Contribuições da ioga para melhorar o transtorno por déficit de atenção e hiperatividade
Uma das maiores contribuições da ioga para a saúde mental é que aguça nosso cérebro, porque nos permite identificar vários estímulos graças à concentração. Ao praticar ioga você não estará apenas atento às posturas que deve fazer, mas ao esforço mental que precisa para praticá-las corretamente.
Também é recomendada a prática da ioga para crianças com hiperatividade e déficit de atenção. Isso ocorre porque a disciplina os ajuda a canalizar a energia por todo o corpo, e a se concentrar em uma coisa de cada vez.
A atividade física ajuda a consumir a energia das crianças hiperativas e, acompanhada pela meditação, elas permanecerão atentas ao exercício. A ioga concentra seus pensamentos no equilíbrio de seus próprios corpos e mentes, e não em outros estímulos que as distraem.
Se você ainda não decidiu praticar esta disciplina, lembre-se dessas contribuições da ioga para a saúde mental. Você se sentirá melhor tanto física quanto espiritualmente consigo mesmo, e com o ambiente ao seu redor.
Praticar esta atividade lhe ajudará a se conectar com todo o seu corpo e você tomará consciência de sua importância no mundo. Anime-se a praticá-la, pelo seu bem-estar mental.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gallego J, Aguilar J, Cangas J. Efecto de intervenciones mente/cuerpo sobre los niveles de ansiedad, estrés y depresión en futuros docentes de educación primaria: un estudio controlado. Revista de Psicodidáctica 2016; 21 (1): 87-101. Available at: https://www.researchgate.net/profile/Adolfo_Cangas/publication/282002734_Efecto_de_intervenciones_mentecuerpo_sobre_los_niveles_de_ansiedad_estres_y_depresion_en_futuros_docentes_de_educacion_primaria_Un_estudio_controlado/links/5601035808aec948c4fa97a0/Efecto-de-intervenciones-mente-cuerpo-sobre-los-niveles-de-ansiedad-estres-y-depresion-en-futuros-docentes-de-educacion-primaria-Un-estudio-controlado.pdf. Accessed 01/17, 2019.
- Jarque Fernández S, Amado L, Signes MT, Acereda A, Gras M, Caurcel MJ. El yoga y la meditación como tratamientos complementarios para el trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) en la infancia. I Congrés Internacional d’Educació Emocional. X Jornades d’Educació Emocional. Psicologia positiva i benestar. Barcelona: Universitat de Barcelona; 2014. Available at: http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/58920. Accessed 01/17, 2019.
- Montoya Arroyo JA, Araya Vargas G, Salazar Rojas W. Efecto agudo del yoga y de la danza aeróbica sobre el estado de ánimo y el funcionamiento cognitivo en hombres y mujeres. Pensar en movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud 2007; 5 (1). Available at: https://www.redalyc.org/html/4420/442042956005/. Accessed 01/17, 2019.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.