Ajude a purificar seus rins com água de salsa
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
A salsa é uma das ervas mais conhecidas do mundo. Poderíamos dizer que se tornou um dos condimentos mais utilizados em nossos pratos. Se você deseja purificar seu corpo e ajudar a otimizar as funções renais, descubra por que deveria beber todos os dias água de salsa.
Nota importante: o consumo de água de salsa nunca deve substituir o tratamento prescrito pelo médico. Em qualquer caso, pode complementá-lo se o profissional autorizar.
Alguns afirmam que esta bebida pode colaborar para a saúde dos rins, uma vez que ajudaria a purificá-los de maneira natural. No entanto, não há evidências científicas de que seja assim.
O que é verdade, é que a água de salsa pode complementar a hidratação diária, e assim, favorecer a saúde renal.
Salsa: uma fonte excepcional de vitamina C
A salsa é originária do Mediterrâneo e dos países asiáticos, duas regiões que vêm usando-a há milhares de anos como remédio medicinal, desde que os gregos difundiram seus benefícios para a saúde.
Tanto Hipócrates quanto Galeno mencionam como obter o óleo de salsa para tratar vários problemas de saúde graças à sua ação anti-inflamatória.
Segundo especialistas da Fundación Española de la Nutrición (FEN), a salsa fresca tem muito mais propriedades (e sabor) do que a seca. Portanto, recomendam usá-la com mais frequência ao natural, e o mais fresca possível.
Atualmente podemos encontrar tratamentos naturais para o rosto e para o corpo em qualquer loja de produtos naturais ou farmácia. No entanto, você também pode preparar em casa esta água para cuidar dos seus rins no dia a dia.
Vamos explicar por que a salsa é tão saudável.
Descubra os benefícios da salsa para a saúde e beleza
É repleta de nutrientes
É assombroso como esta planta tão comum esconde tantos benefícios nutricionais.
Este humilde vegetal se destaca por sua riqueza de vários nutrientes:
- A salsa é uma fonte rica em vitamina C: com 100 g da planta, obtemos 133 mg da vitamina.
- Para melhorar a qualidade de nosso sangue e dos nossos ossos, não hesite em beber um copo de água de salsa.
- A salsa é muito rica em betacaroteno, um dos protetores do sistema imunológico.
- A salsa também é fonte de cálcio. Com apenas 100 gramas da planta, obtemos 138 mg deste mineral. É um recurso natural muito adequado para ajudar a cobrir carência de cálcio.
- O mesmo ocorre com o ferro. Esta planta é um excelente complemento ou substituto das carnes vermelhas.
- É rica em fibras.
- A salsa contém boro, um mineral que nos fará muito bem para aliviar os efeitos da menopausa ou da osteoporose.
Não deixe de ler: Conselhos para limpar e cuidar dos rins
A salsa e a saúde dos nossos rins
- Esta planta medicinal nos aporta clorofila, uma substância vegetal que, além de ter propriedades antissépticas, nos oferece uma grande quantidade de antioxidantes para otimizar a função renal.
- A salsa é uma das plantas com maior ação desintoxicante e purificadora. Graças às suas propriedades diuréticas, eliminamos essas substâncias que tendem a se acumular nos rins, e que podem deixá-los doentes.
- Com esta bebida natural, seria possível desinflamar qualquer área do trato urinário, combater infecções e eliminar bactérias.
Como preparar a água de salsa
Remédio 1 para purificar os rins
Ingredientes
- 1 litro de água
- 5 colheres de sopa de salsa fresca
Modo de preparo:
- Este primeiro tratamento tem uma finalidade depurativa e desintoxicante. Para isso, podemos realizá-lo uma vez ao mês, durante três ou quatro dias.
- O primeiro a fazer é lavar bem as folhas de salsa. Uma vez prontas, esquente a água até ferver. Junte as colheres de salsa.
- Apague o fogo e deixe repousar por 20 minutos.
- Depois de coar o conteúdo, beba um primeiro copo em jejum. Os seguintes, 15 minutos antes das refeições. Assim facilitaremos nossa digestão e a correta absorção de nutrientes.
- A salsa, como você já sabe, tem um sabor muito forte que nem sempre é agradável. Se precisar, você pode adoçar a água de salsa com um pouco de mel.
Remédio 2 para purificar e otimizar a função renal
Ingredientes
- Suco de ½ limão
- 1 copo de água (200 ml)
- 1 colher de sopa de salsa fresca
Modo de preparo:
- Este segundo remédio será muito benéfico se o bebermos todas as manhãs (você pode escolher o tratamento anterior ou este, o que preferir).
- Com esta infusão, obteremos os antioxidantes e a vitamina C da salsa e do limão para fortalecer nossas defesas, purificar o organismo e cuidar também de nossos rins e coração.
- Neste caso, basta esquentar o copo de água e adicionar a colher de salsa fresca. Uma vez pronta, deixe repousar. Coe o conteúdo e adicione o suco de meio limão.
Se desejar, adoce com um pouco de mel.
Contraindicações da salsa
- Não é adequado consumir salsa se você já tiver cálculos renais. Este remédio purifica, desinflama e nutre, mas se já tivermos pedras nos rins, é melhor evitar essa planta.
- Não consuma salsa em excesso se você estiver grávida.
- Também não é recomendável beber esta água de salsa se tivermos úlceras pépticas ou sofrermos de gastrite.
- Não se deve administrar água de salsa a crianças.
E não se esqueça de que as bebidas naturais e os remédios caseiros NÃO substituem o tratamento prescrito pelo médico. O mais aconselhável é consumi-los como tratamento adjuvante, desde que o profissional de saúde autorize.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Healthline.com Guide to Natural Diuretics [Online] Available at: www.healthline.com/health/natural-diuretics
- Healthline.com 12 Healthy Foods High in Antioxidants [Online] Available at: www.healthline.com/nutrition/foods-high-in-antioxidants
- Reyes-Munguía A, Zavala-Cuevas D, Alonso-Martínez A. Perejil (Petroselinum Crispum): Compuestos químicos y aplicaciones. Universidad Autónoma de San Luis Potosí. Unidad Académica Multidisciplinaria Zona Huasteca. (2012)
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.