Propriedades do mel e gengibre 

3 de dezembro de 2019
O mel e gengibre têm sido usados ​​desde os tempos antigos como remédio natural. O objetivo era tratar os sintomas associados a processos catarrais e doenças digestivas. Contamos todos os seus benefícios.

O mel e gengibre são alimentos que podem ter um grande efeito positivo na saúde; sua combinação apresenta uma série de atributos potencializados. Isso os torna excelentes aliados para o tratamento de certas doenças.

A mistura tem sido usada desde os tempos antigos como remédio natural. O objetivo era tratar os sintomas associados a processos catarrais e doenças digestivas. 

Obviamente, qualquer problema deve primeiro ser consultado por um especialista. Dessa forma a doença pode ser diagnosticada corretamente e o especialista indicará o tratamento mais adequado.

De modo geral os remédios naturais ajudam a prevenir e combater doenças. Não são milagrosos.

Propriedades medicinais do mel e gengibre

Juntos, o mel e o gengibre têm propriedades muito benéficas para a sua saúde.

Doenças respiratórias

As propriedades combinadas de mel e gengibre podem tornar a mistura um eficaz expectorante natural.

Pode ser útil no tratamento de sintomas de gripe, resfriados, ou inflamações de garganta.

A combinação também estimula e fortalece bastante o sistema imunológico. Isso ocorre porque possui compostos antissépticos e anti-inflamatórios, além da vitamina C. Portanto, é um ótimo remédio que ajuda a fortalecer as defesas.

Esta é a razão que explica o grande número de receitas existentes que usam os dois alimentos para ajudar a tratar e prevenir resfriados.

Muitas dessas receitas também incluem o limão, por seu grande aporte de vitaminas e sua capacidade antioxidante.

Doenças digestivas

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias o mel e o gengibre têm efeitos muito benéficos na saúde digestiva.

A mistura ajuda a dilatar os músculos lisos do trato gastrointestinal. Paralelamente, tem um efeito vasodilatador nos vasos sanguíneos que irrigam a área.

O resultado leva à uma melhor digestão dos alimentos e a um melhor funcionamento intestinal.

Por isso, o mel e o gengibre são um remédio natural para o tratamento de cãibras musculares. Que são geralmente produzidas por comer em excesso ou por indigestão alimentar.

Você pode estar interessado em saber: Como combater o vômito com remédios naturais: 7 soluções

Propriedades medicinais do mel

O poderoso concentrado do mel tem sido usado como remédio desde os tempos antigos.

O mel é uma substância feita pelas abelhas a partir do néctar das flores. Tem sido usado como remédio medicinal desde os tempos antigos. Na alimentação também é amplamente utilizado como adoçante.

Este composto açucarado contém uma grande quantidade de flavonoides e ácidos fenólicos, compostos muito benéficos para ajudar no tratamento de várias doenças.

Algumas de suas propriedades curativas são:

  • Alimentos altamente energéticos. O mel pode ajudar a combater o cansaço e a fadiga, fornecendo muita energia às células.
  • Capacidade antibiótica A capacidade antibiótica do mel deve-se ao fato de conter substâncias como a inibina e o ácido fórmico.
  • Promove uma boa digestão. O mel é um alimento laxante, que ajuda a prevenir a constipação e a manter o trânsito intestinal adequado.
  • Antioxidante. Seu alto teor de ácidos fenólicos e enzimas, como a catalase, faz do mel um ótimo composto antioxidante.
  • Alimento prebiótico. O mel traz um alto teor de açúcar para o intestino. Estes podem ser aproveitados pelas bactérias ali presentes. Dessa maneira, o mel preserva uma população microbiana intestinal correta.

Para aumentar as informações: Tônico digestivo, adelgaçante e revitalizador de vinagre, gengibre e mel

As propriedades medicinais do gengibre

O gengibre é de origem asiática e tem sido usado por sua alta concentração em flavonoides.

O gengibre é uma planta tropical cultivada em solo úmido. Seu rizoma seco, em conserva ou em pó é comercializado. É amplamente utilizado na culinária asiática, apresentando um sabor picante e alimonado.

Possui uma grande quantidade de óleos voláteis e substâncias fenólicas chamadas gingeróis e gingerons. Além disso, é rico em vitaminas, especialmente em vitamina B6 e vitamina C, e rico em minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.

Algumas de suas propriedades medicinais são:

  • Promove uma boa digestão. Por promover o correto movimento do intestino e ajudar a eliminar micro-organismos nocivos.
  • Trata o mau hálito. Existe um remédio natural oriental que usa um pedaço de gengibre embebido em vinagre para refrescar a boca após as refeições, e evitar o mau hálito.
  • Antioxidante. É um alimento muito rico em substâncias antioxidantes. Isso ajuda a impedir o processo de envelhecimento.
  • Anti-inflamatório. Suas substâncias voláteis, como os gingeróis, têm um grande potencial anti-inflamatório. Este tem demonstrado ajudar em doenças como a artrite reumatoide.