Propriedades do mel e gengibre
O mel e gengibre são alimentos que podem ter um grande efeito positivo na saúde; sua combinação apresenta uma série de atributos potencializados. Isso os torna excelentes aliados para o tratamento de certas doenças.
A mistura tem sido usada desde os tempos antigos como remédio natural. O objetivo era tratar os sintomas associados a processos catarrais e doenças digestivas.
Obviamente, qualquer problema deve primeiro ser consultado por um especialista. Dessa forma a doença pode ser diagnosticada corretamente e o especialista indicará o tratamento mais adequado.
De modo geral os remédios naturais ajudam a prevenir e combater doenças. Não são milagrosos.
Propriedades medicinais do mel e gengibre
Doenças respiratórias
As propriedades combinadas de mel e gengibre podem tornar a mistura um eficaz expectorante natural.
Pode ser útil no tratamento de sintomas de gripe, resfriados, ou inflamações de garganta.
A combinação também estimula e fortalece bastante o sistema imunológico. Isso ocorre porque possui compostos antissépticos e anti-inflamatórios, além da vitamina C. Portanto, é um ótimo remédio que ajuda a fortalecer as defesas.
Esta é a razão que explica o grande número de receitas existentes que usam os dois alimentos para ajudar a tratar e prevenir resfriados.
Muitas dessas receitas também incluem o limão, por seu grande aporte de vitaminas e sua capacidade antioxidante.
Doenças digestivas
Graças às suas propriedades anti-inflamatórias o mel e o gengibre têm efeitos muito benéficos na saúde digestiva.
A mistura ajuda a dilatar os músculos lisos do trato gastrointestinal. Paralelamente, tem um efeito vasodilatador nos vasos sanguíneos que irrigam a área.
O resultado leva à uma melhor digestão dos alimentos e a um melhor funcionamento intestinal.
Por isso, o mel e o gengibre são um remédio natural para o tratamento de cãibras musculares. Que são geralmente produzidas por comer em excesso ou por indigestão alimentar.
Você pode estar interessado em saber: Como combater o vômito com remédios naturais: 7 soluções
Propriedades medicinais do mel
O mel é uma substância feita pelas abelhas a partir do néctar das flores. Tem sido usado como remédio medicinal desde os tempos antigos. Na alimentação também é amplamente utilizado como adoçante.
Este composto açucarado contém uma grande quantidade de flavonoides e ácidos fenólicos, compostos muito benéficos para ajudar no tratamento de várias doenças.
Algumas de suas propriedades curativas são:
- Alimentos altamente energéticos. O mel pode ajudar a combater o cansaço e a fadiga, fornecendo muita energia às células.
- Capacidade antibiótica A capacidade antibiótica do mel deve-se ao fato de conter substâncias como a inibina e o ácido fórmico.
- Promove uma boa digestão. O mel é um alimento laxante, que ajuda a prevenir a constipação e a manter o trânsito intestinal adequado.
- Antioxidante. Seu alto teor de ácidos fenólicos e enzimas, como a catalase, faz do mel um ótimo composto antioxidante.
- Alimento prebiótico. O mel traz um alto teor de açúcar para o intestino. Estes podem ser aproveitados pelas bactérias ali presentes. Dessa maneira, o mel preserva uma população microbiana intestinal correta.
Para aumentar as informações: Tônico digestivo, adelgaçante e revitalizador de vinagre, gengibre e mel
As propriedades medicinais do gengibre
O gengibre é uma planta tropical cultivada em solo úmido. Seu rizoma seco, em conserva ou em pó é comercializado. É amplamente utilizado na culinária asiática, apresentando um sabor picante e alimonado.
Possui uma grande quantidade de óleos voláteis e substâncias fenólicas chamadas gingeróis e gingerons. Além disso, é rico em vitaminas, especialmente em vitamina B6 e vitamina C, e rico em minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Algumas de suas propriedades medicinais são:
- Promove uma boa digestão. Por promover o correto movimento do intestino e ajudar a eliminar micro-organismos nocivos.
- Trata o mau hálito. Existe um remédio natural oriental que usa um pedaço de gengibre embebido em vinagre para refrescar a boca após as refeições, e evitar o mau hálito.
- Antioxidante. É um alimento muito rico em substâncias antioxidantes. Isso ajuda a impedir o processo de envelhecimento.
- Anti-inflamatório. Suas substâncias voláteis, como os gingeróis, têm um grande potencial anti-inflamatório. Este tem demonstrado ajudar em doenças como a artrite reumatoide.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ginger. (2010). In Botanical Medicine for Women’s Health. https://doi.org/10.1111/ijfs.12940
- Grzanna, R., Lindmark, L., & Frondoza, C. G. (2005). Ginger—An Herbal Medicinal Product with Broad Anti-Inflammatory Actions. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/jmf.2005.8.125
- Hlavacek, R. J. (1981). Codex alimentarius commission. Journal of the American Oil Chemists’ Society. https://doi.org/10.1007/BF02582346
- Mandal, M. D., & Mandal, S. (2011). Honey: Its medicinal property and antibacterial activity. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. https://doi.org/10.1016/S2221-1691(11)60016-6
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.