Propriedades curativas do alho
Durante muito tempo, as propriedades curativas do alho foram utilizadas no preparo de remédios naturais. Por exemplo, por seus efeitos diuréticos, causados pela ação de seus óleos essenciais e seus açúcares de baixo peso molecular.
Recentemente surgiram diversos estudos científicos que validam seu uso como remédio eficaz para muitas outras condições.
Mas, o que faz do alho um alimento tão importante em nosso bem estar?
Alho para prevenir
O alho é um elemento muito efetivo na prevenção de todo tipo de doenças e males cardiovasculares. Assim, por exemplo, o alho ajuda:
- a reduzir a pressão arterial estimulando a produção de ácido sulfídrico, que relaxa os vasos sanguíneos melhorando seu fluxo.
- Além do mais, ajuda a prevenir e reduzir o enrijecimento das artérias, algo que pode dificultar a circulação sanguínea.
Por outro lado, o alho é igualmente excelente para a digestão. Ainda que em algumas pessoas possa gerar gases e não se recomende para quem tem acidez ou problemas gástricos avançados, o consumo de alho beneficia o sistema digestivo uma vez que ajuda a processar melhor os alimentos ingeridos.
Assim, as propriedades curativas do alho estão presentes também na digestão
- colabora na eliminação de resíduos do organismo, ajudando a prevenir inflamações estomacais e intestinais
- Ajuda a eliminar bactérias que causam danos no intestino, apesar de que não afeta aquelas que ajudam no processo de digestão.
Isso certamente também vai interessar você: Remédio de babosa e mel para problemas estomacais
O alho é também um excelente diurético, facilita a eliminação de líquidos e toxinas. Para alcançar esse efeito no organismo, basta seguir essa dica bem simples:
- Misture quatro dentes de alho moídos em um litro de água.
- Consuma 2 copos dessa preparação durante duas semanas.
- Entretanto, espere pelo menos uma semana antes de voltar a consumir a preparação.
Finalmente, muitos estudos sugerem que há uma relação entre o consumo regular de alho e a redução do risco de câncer.
Devido às propriedades antibacterianas e o bloqueio da formação de substâncias cancerígenas, o alho parece ter resultados positivos na prevenção de distintos tipos de câncer que afetam o trato gastrointestinal.
O benefício explicado anteriormente, poderia estar relacionado ao seu teor de enxofre, que demonstra efeitos positivos contra esse tipo de problema.
O alho para curar
Se não há nada melhor que a prevenção para estarmos sadios, é inevitável que, eventualmente, contraiamos algum tipo de doença. Aqui, o alho também pode se um aliado muito importante para nós.
Por exemplo, a alicina, um componente do alho, é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas.
Preocupado com a saúde? Então não deixe de ler: Prepare um poderoso antibiótico natural com apenas dois ingredientes
Além do mais, se trata de um antibiótico seletivo: por ser natural, elimina as bactérias nocivas sem causar dano àquelas que são boas para nosso organismo.
O alho é também um poderoso fungicida e antiviral. Isso foi comprovado, por exemplo, em pacientes com HIV, que logo depois de consumir cinco dentes de alho diariamente, mostraram atividade imune normal.
Sendo assim, ficam demonstrados os poderosos efeitos curativos do alho.
Propriedades curativas do alho: saúde ao nosso alcance
Ao mesmo tempo em que dá um sabor especial na comida o alho é uma excelente forma de manter afastadas as doenças e de curar muitas delas.
É importante considerar que, afim de aproveitar ao máximo todos os nutrientes e propriedades curativas do alho, o melhor é consumi-lo cru.
Existem ainda outras maneiras de consumi-lo, veja:
- como alho em pó, desidratado.
- em forma de óleo de alho.
- em forma de cápsulas.
As cápsulas de alho processado permitem aproveitar todos os seus componentes, ao mesmo tempo em que são uma solução ideal para pessoas que não toleram seu aroma ou sabor.
Sendo assim você já sabe… não há desculpas para não consumir alho!
Ainda que conheçamos todos os benefícios do alho, não deixe de consultar seu médico antes de incluí-lo na sua alimentação.
Imagem oferecida por Christine Vaufrey
Quer mais dicas para o seu bem-estar? Sendo assim, continue antenado no nosso site.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Heidi Rubí Ramírez-Concepción, Liliana Narcedalia Castro-Velascoa, E. M.-S. (2016). Efectos Terapéuticos del Ajo. Salud y Administración.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.