4 problemas comuns do antúrio e como cuidar deles

O antúrio é uma planta ornamental popular. Aprenda a cuidar dele e aproveitar ao máximo sua beleza.
4 problemas comuns do antúrio e como cuidar deles

Última atualização: 17 fevereiro, 2022

Os antúrios e seus vários tons expressam bondade, alegria, força e felicidade. É uma das flores preferidas para presentear devido à sua durabilidade, nas condições certas, elas podem durar até 6 semanas. Descubra neste artigo 4 problemas comuns em antúrios e como cuidar deles.

Este gênero de planta nativa da América do Sul tem de mais de 600 espécies, cujas cores de flores variam de vermelho, branco, roxo, rosa intenso e verde-maçã a laranja, preto e amarelo. 

O nome em grego significa flor da cauda ( anthos significa ‘flor’ e oura significa ‘cauda’). O formato de suas folhas Tem forma de coração. Uma de suas maiores peculiaridades é que sua floração é constante.

Problemas comuns em antúrios

Vejamos, então, quais podem ser os 4 problemas mais comuns em antúrios. Se soubermos reconhecê-los a tempo, cuidaremos melhor da planta.

1. As flores caem ou murcham

Quando bem cuidado, um antúrio pode florescer o ano todo, com cada florada durando aproximadamente 3 meses. Se as flores começarem a murchar, é melhor cortá-las completamente. Isso faz com que a planta forneça essa energia a uma flor saudável e não a desperdice em uma que já está morrendo.

Como os antúrios não voltam a florescer no mesmo caule, você pode remover flores já murchas da base da planta com uma tesoura limpa e esterilizada para evitar a propagação de doenças.

Folhas de antúrio.
As folhas em forma de coração são tão marcantes quanto as flores dos antúrios.

2. Folhas secas e murchas

Os antúrios são muito populares no mundo da decoração graças à sua durabilidade. No entanto, se você começar a notar que as folhas e espatas estão secando e murchando rapidamente, pode ser que você não esteja regando a planta o suficiente. É aconselhável regá-las duas vezes por semana no verão e uma vez no inverno. 

Outras causas podem ser correntes de ar excessivas que, acompanhadas de uma irrigação inadequada, fazem com que as folhas sequem e percam umidade. Uma boa dica é evitar colocar os vasos de antúrio perto de janelas abertas ou outras fontes de ventilação.

3. Falta de espatas e folhas pequenas

Quando os antúrios estagnam e param de florescer, produzindo apenas pequenas folhas, pode ser um sinal de falta de composto. Pegue um composto orgânico de sua preferência e adicione aos poucos no vaso até ver uma melhoria.

O composto líquido de plantas domésticas também pode ser adicionado à água de irrigação. Faça isso a cada 14 dias para estimular seu crescimento.

4. Manchas foliares

Embora seja verdade que os antúrios precisam de umidade constante para sobreviver e aumentar sua vitalidade, quando há irrigação excessiva a saúde da planta pode ser afetada, a ponto de causar sua morte. O primeiro sintoma desse problema é que as folhas ficam amareladas.

O mais aconselhável neste caso é levar a panela para um local mais quente e não exagerar nas regas semanais.

Por outro lado, se manchas marrons ou esbranquiçadas começarem a aparecer nas folhas do antúrio, pode ser um sinal de que a planta está sendo atacada por fungos ou insetos, como pulgões . Nestes casos, é preciso agir rapidamente e tentar fumigar as folhas com um fungicida ecológico.

Como cuidar de um antúrio?

Todas as plantas têm um cuidado especial para obter o máximo delas; seja luz, níveis de umidade ou métodos de fertilização. Os antúrios não são exceção à regra.

Embora seja uma planta de fácil cuidado e manutenção, como todos os seres vivos tem suas peculiaridades para ajudar no crescimento e na saúde em geral. Aqui estão algumas dicas para evitar os problemas mais comuns com antúrios.

Umidade é a chave

Existem algumas plantas que, devido à sua origem árida, só precisam de ser regadas uma vez por semana para manter a saúde e o crescimento. Porém, esse não é o caso dos antúrios, pois, sendo de climas tropicais, precisam de um suprimento constante de água para manter as folhas firmes e vibrantes.

Regar duas vezes por semana, borrifar água algumas vezes ao dia e criar um ambiente úmido são essenciais para manter intacta a beleza exótica dos antúrios. Não se preocupe. A água não vai estragar a espata.

Ao contrário, é necessário para que cresça com firmeza e não caia com o passar dos dias. Certifique-se de que o vaso tenha um bom sistema de filtragem e não exagere.

Eles precisam de luz solar

Os antúrios são plantas com grande sensibilidade ao frio, portanto, requerem luz solar indireta constante para uma floração adequada e saudável. É aconselhável colocar o vaso em um local bem iluminado ou semeá-los diretamente ao ar livre no jardim.

Se deixarmos nossos antúrios em uma parte da casa onde sempre há sombra, as espatas e as folhas começarão a escurecer e perder a vitalidade, fazendo com que caiam. Se você gosta de mantê-los dentro de casa, uma boa ideia é deixá-los um pouco no jardim à tarde para carregá-los de energia e depois trazê-los para dentro.

Você tem que transplantá-los

Para que os antúrios continuem com seu crescimento e floração normais, é necessário transplantá-los quando percebermos que as raízes saem pelo orifício de filtração ou quando percebermos que depois de um tempo começa a estagnar. Encontre um vaso com 3 a 5 centímetros de largura e transplante com cuidado.

É aconselhável realizar este procedimento no verão. Tente usar um solo o mais semelhante possível ao do vaso original.

O antúrio requer um meio muito leve e solto com um pH em torno de 6,5. Uma vez transplantado, o nível do solo deve ser o mesmo que o original. Regue a planta para assentar o substrato e se necessário acrescente um pouco mais.

Planta doente que precisa de transplante.
Muitas vezes, a falta de transplantes acelera os processos de morte das plantas.

Cuide de seus antúrios e evite os problemas mais comuns

Os antúrios são uma das mais belas plantas em casas e escritórios em todo o mundo. Apenas tente atender às suas necessidades e deixe sua beleza colorida enchê-lo de alegria e vitalidade.

Leve em consideração esses quatro problemas que os atacam e tente  seguir estas recomendações para tornar seus espaços aconchegantes e agradáveis.

Pode interessar a você...
7 plantas de interior que absorvem umidade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 plantas de interior que absorvem umidade

As plantas de interior são uma solução natural interessante pois absorvem a umidade nas casas. Elas purificam o ar e equilibram o ambiente.