Os principais sintomas da endometriose

A dor que se apresenta devido a endometriose não é um sintoma confiável, já que costuma variar de pessoa para pessoa. Os tratamentos também são pessoais, por isso é fundamental consultar um médico.
Os principais sintomas da endometriose
Maricela Jiménez López

Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López.

Última atualização: 23 agosto, 2022

A endometriose é um problema exclusivo das mulheres. Isso porque é um transtorno que se apresenta no tecido que recobre a parte interior do útero, ou seja, o endométrio. Esse cresce fora do lugar indicado, produzindo assim fortes dores.

Quais são os sintomas da endometriose?

O sintoma mais importante da endometriose é uma forte dor pélvica que se associa as dores normais da menstruação, mas, na maioria dos casos, é muito mais intensa aumentando a cada dia.

A dor vem acompanhada de câimbras, o que torna esta doença muito complicada, pois causa incapacidade para realizar certas tarefas quando a inflamação acontece.

Existem outros sintomas associados a esta condição que muitas mulheres experimentam. Portanto, é muito importante que você esteja atenta e reconheça se estiver na mesma situação.

  • Ter uma menstruação dolorosa: É muito importante que tenha em mente que se trata de uma dor pélvica realmente forte. Além disso, ela pode vir acompanhada de dor abdominal e lombar, e até mesmo aumentar o tempo das cólicas.
  • Dor intensa durante o sexo: É comum que a endometriose cause dores fortíssimas durante ou ao final da relação sexual.
  • Sentir fortes dores ao ir ao banheiro: Na realidade nem todas as mulheres apresentam esse sintoma. Mas aquelas que sofrem dele garantem que sentem uma intensa dor ao ir ao banheiro.
  • Ter um grande fluxo menstrual: A maioria das mulheres com endometriose sofre com abundantes sangramentos durante a menstruação.
  • Sofrer de infertilidade:  é impossível que não possa engravidar.

Existem também outros sintomas, como por exemplo a fadiga, diarreia, prisão de ventre e náuseas. Estes mal estares se apresentam especialmente durante a menstruação.

Como se diagnostica?

Endometriose

Os sintomas que acabamos de comentar não estão presentes em todos os casos. Além disso, é muito improvável que se manifestem todos ao mesmo tempo.

Recomendamos também a leitura: 5 chás para desintoxicar o cólon

A dor que as mulheres sentem com essa doença também não é um sintoma totalmente confiável, pois muitas mulheres que têm endometriose leve poderiam chegar a sentir dores muito mais fortes e debilitantes que outras mulheres, que apresentam um problema de saúde mais grave e delicado.

Sendo assim, o mais recomendável é consultar um médico quando estes sintomas ou pelo menos alguns deles aparecerem. O médico fará a análise pertinente para descobrir se sofre realmente de endometriose ou se trata-se de uma afecção muito mais delicada.

De qualquer maneira, independente do resultado, uma doença diagnosticada a tempo pode ser tratada para evitar maiores complicações.

E por fim, não se esqueça de que as recomendações do médico devem ser seguidas a risca, já que somente dessa maneira será possível vencer qualquer problemas de saúde por mais complicado e difícil que ele pareça.

<style=”text-decoration: underline;”>Além disso, lembre-se de que jamais devemos nos automedicar ou tomar os medicamentos que o médico prescreveu para nossos conhecidos e não diretamente para nós.

Pode interessar a você...
Por que devemos evitar os alimentos com conservantes?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Por que devemos evitar os alimentos com conservantes?

Os conservantes são elementos presentes em muitos alimentos, que são prejudiciais à saúde. É importante que você saiba as consequências de consumi-...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Diagnóstico y tratamiento de endometriosis. (2011). Ginecologia y Obstetricia de Mexico79(11), 697–710. https://doi.org/10.1016/S2213-8587(15)00377-0
  • Restrepo, G. adolfo (2010). Endometriosis, endometrioma e infertilidad. Rev. Fac. Med 18, 197–209.
  • González, A.. (2010). Endometriosis (clínica, diagnóstico y tratamiento). Revista Médica de Costa Rica y Centroamerica 317–322.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.