Como deve ser o primeiro aniversário do seu filho?

· 3 de agosto de 2018
Se você já se perguntou como deveria ser a primeira festa de aniversário do seu filho, hoje vamos revelar que uma festa infantil não é a única opção disponível. Descubra aqui algumas ideias alternativas para fazer com que esse dia seja memorável.

Cada momento vivido após o nascimento de um filho é sempre muito especial. Por isso, é completamente normal que, a cada mês, você queira relembrar as coisas mais importantes que tem passado desde que se tornou mãe. Entretanto, à medida que o primeiro aniversário do seu filho de aproxima, as mães começam a desejar algo mais significativo para comemorá-lo.

Embora o mais comum seja preparar uma festa de aniversário tradicional, nem sempre as mães procuram essa opção. De fato, nos últimos anos, muitas outras tendências de comemoração para esse dia vêm surgindo, já que muitos pais acreditam que seus filhos ainda não têm idade para aproveitar a festa.

Então, como deve ser a primeira festa de aniversário do seu filho? Tudo vai depender dos seus gostos e costumes. Se não tiver nenhuma ideia em mente, continue lendo esse artigo para conhecer algumas opções interessantes para que a comemoração não passe em branco, caso você não queira uma festa tradicional.

Uma festa para o primeiro aniversário do seu filho, sim ou não?

Bebê em festa de aniversário

Durante muitos anos, a típica festa com balões e bolo era essencial para celebrar o primeiro ano de vida de uma criança. No entanto, esse é um conceito que vem mudando, já que muitos pais acreditam que não há muito sentido fazer uma grande comemoração quando os filhos ainda são bebês.

Além disso, há quem acredite que as crianças podem, inclusive, se estressar com os barulhos, com os convidados e com os momentos típicos da celebração. Embora as pessoas gostem, no geral, de seguir os costumes, esses argumentos são válidos e se aplicam a muitos casos.

Apesar disso, há quem prefira esse tipo de celebração para comemorar a data. Inclusive, muitas pessoas tomam essa decisão se baseando no fato de que, além de comemorar o primeiro ano de um filho, também estão comemorando seu primeiro ano como pais.

Por esse motivo, seja qual for sua escolha, ela é completamente respeitável. Como já dissemos, tudo depende das preferências de cada pessoa. Se você quiser fazer uma festa, aproveite-a e faça com que ela seja muito especial.

Não perca: 7 ideias para celebrar o seu primeiro aniversário de casamento

Dicas para o primeiro aniversário do seu filho

Para ter uma comemoração bem agradável, o ideal é que ela seja o mais íntima possível, sem ser sufocante para o bebê. Faça uma lista com poucos convidados e escolha um horário à tarde, logo após a soneca vespertina do seu bebê.

Além disso, se puder, faça a festa em casa. Assim, seu bebê se sentirá mais confortável por estar em um ambiente familiar e seguro. Da mesma forma, caso ele queira dormir, será mais fácil acomodá-lo.

Outras dicas úteis a se considerar incluem:

  • Escolha uma decoração alegre e colorida.
  • Prepare uma comida agradável para os adultos, já que o bebê ainda não tem idade para comer em excesso.
  • Faça lanches para as crianças, como sanduíches, biscoitos, sucos de fruta, etc.
  • Prepare um bolo com ingredientes naturais, sem frutas cristalizadas, secas ou qualquer outro adicional que possa fazer o bebê engasgar.
  • Crie um espaço para as brincadeiras, livre de objetos perigosos, para que as crianças possam se divertir e brincar.
  • Coloque músicas de fundo com uma temática infantil.

Outras formas de celebrar o primeiro aniversário do seu filho

Não há uma regra que diga como deve ser a celebração do primeiro ano de vida de uma criança. Sendo assim, se você acredita que a festa não é uma boa opção, pode definir outros planos para que esse dia seja memorável. Confira alguma das alternativas abaixo junto com o seu parceiro e escolha a que vocês mais gostarem.

Sessão de fotos

Bebê com câmera fotográfica

Uma bela forma de comemorar o primeiro ano de vida do seu bebê é fazer uma sessão de fotos profissional. Assim, você poderá comparar o crescimento dele, já que terá uma bela recordação para a vida toda.

  • As fotos podem ser individuais ou em família.
  • Vista seu filho com roupas bonitas ou diferentes (incluindo fantasias, se quiser).
  • Procure um local que tenha uma bela paisagem para que a sessão de fotos seja ainda mais especial.

Passeio em família

O que é melhor do que passar o primeiro aniversário do seu filho em família? Se você não deseja fazer outros tipos de comemoração, aproveite o dia para passear com o seu parceiro e filho. Um pouco antes da data, organize tudo que for necessário e veja quais são os locais que você deseja visitar.

  • Não é preciso ir muito longe, pois o importante é ter um dia diferente, mas em família.
  • Vocês podem ir à uma praia próxima ou a um parque da região.

Tarde de piquenique

Piquenique no parque

Caso queira uma comemoração mais íntima e diferente, uma tarde de piquenique pode ser a opção ideal para você. Prepare os alimentos com antecedência junto com o seu parceiro e inclua opções para o seu bebê. Uma vantagem dessa opção é que você poderá tirar fotografias lindas para guardar de recordação.

  • Escolha uma toalha bem colorida e prepare os lanches que desejar.
  • Inclua elementos decorativos no piquenique para que as fotos reflitam a comemoração do aniversário.

Leia também: 7 ideias de decoração fáceis, bonitas e econômicas

Reunião em casa

A comemoração do primeiro ano de vida do seu filho não precisa ser grande. Se você deseja compartilhar esse momento com a família, faça uma pequena reunião em casa. Você pode, por exemplo, convidar os avós, tios e primos, e oferecer uma refeição em nome do aniversariante.

  • Não se esqueça do bolo! Ele será muito bem-vindo para as fotos em família.
  • Se não quiser cozinhar, combine com seus familiares para que cada um traga um prato e todos possam se servir.

Você vai fazer uma festa para comemorar o primeiro aniversário do seu filho? Prefere outras opções? Seja qual for a opção de sua preferência, passe o dia com pessoas queridas e faça com que seja um momento inesquecível para todos.