Prepare ovos com bechamel e surpreenda a todos

1 de outubro de 2019
Para que as crianças vejam o ovo de uma forma mais divertida e com uma textura que gostem, os ovos com bechamel são a opção ideal.

Já os experimentamos mexidos ou cozidos, mas muitos convidados ainda não provaram o sabor dos ovos com bechamel. Esta inovadora receita encantará as crianças, e será uma excelente forma para não se entediar dessa maravilhosa proteína.

Analisando técnicas básicas de cozinha, os ovos são consumidos basicamente de três formas: mexidos ou na forma de omelete, fritos inteiros com a gema e cozidos ou fervidos em água. Tampouco não se pode esquecer o uso deste ingrediente no preparo de bolos e doces, fazendo parte de pães de ló, sobremesas de colher tradicionais, natas, flã, etc.

Propriedades nutritivas do ovo

Ovos na cesta

Do ponto de vista nutricional, o ovo é um alimento natural que contém uma grande quantidade de proteínas e minerais como o zinco, magnésio e cálcio, assim como outros. A clara deste produto alimentar não possui gorduras que aumentam o chamado colesterol ruim (LDL), sendo talvez a parte mais saudável do alimento.

Por outro lado, a gema é uma importante fonte de vitaminas e mais minerais. Nela, é possível encontrar quantidades consideráveis de vitaminas A, E, do grupo B (B2, B6, B12 e ácido fólico). Juntamente com os minerais mencionados, o núcleo dos ovos contém ferro e potássio.

Na prática, um alimento tão pequeno pode oferecer uma sensação saciante bastante considerável. Para as crianças, comer ovo duas ou três vezes na semana traz grandes contribuições para seu desenvolvimento físico. Por isso, a seguir veja como empanar este ingrediente e combiná-lo com molho bechamel.

Leia também: Como usar o ovo para cuidar dos cabelos

Receita para preparar ovos com bechamel

Ingredientes

  • 8 ovos cozidos
  • 2 ovos batidos
  • 1/2 xícara de farinha de rosca (100 g)

Para o preparo do molho bechamel

Com estas quantidades é possível fazer cerca de duas xícaras de molho.

  • 3 colheres de manteiga (60 g)
  • 2 xícaras de leite integral (500 ml)
  • 4 colheres de farinha de trigo (50 g)
  • 1 xícara de queijo cheddar (120 g)
  • 3 colheres de queijo parmesão ralado (45 g)
  • Sal
  • Pimenta

Experimente preparar: Almôndegas de aveia e queijo em molho picante

Preparo dos ovos com bechamel

Bechamel

  1. Em primeiro lugar, prepare o molho. Passe a farinha por um coador e coloque em uma tigela. Em seguida, esquente a manteiga em uma panela em fogo baixo.
  2. Assim que a manteiga tiver derretido, adicione a farinha e mexa para misturá-la com a manteiga durante dois minutos. O correto é que a farinha vá adquirindo um tom levemente dourado.
  3. Posteriormente, adicione o leite pouco a pouco na panela e mexa a mistura com a intenção de não ficarem grumos. Quando o molho começar a espessar, adicione o sal e a pimenta a gosto.
  4. Depois, deixe que o bechamel cozinhe de sete a dez minutos e mexa de vez em quando. Quando o molho começar a ferver, desligue o fogo e coloque os queijos.
  5. Tempere o molho e deixe-o esfriar na geladeira. Entre os temperos que melhor combinam com o molho bechamel, e que trazem um toque especial, está a noz moscada.
  6. Em seguida, cozinhe 6 ovos. Retire as cascas, parta-os no meio e reserve.
  7. Com a ajuda de uma colher, vá colocando o molho bechamel frio no interior dos ovos.
  8. Posteriormente, empane os ovos. Para isso, bata os 2 ovos restantes e coloque-os em um recipiente. Terá outro com a farinha de rosca. Passa cada unidade primeiramente pelo ovo e, em seguida, pela farinha, tentando fazer com que fiquem cobertos em sua totalidade.
  9. Frite os ovos. Para isso, coloque no fogo uma frigideira com bastante azeite de oliva. Assegure-se de que o óleo esteja bem quente antes de colocar cada ovo.

Uma textura que todos gostarão

O melhor deste prato é que nos lembrarão do sabor e da fritura própria do frango frito e outras carnes empanadas. Para as crianças será uma delícia comer cada ovo recheado; além disso, a combinação do pão com o molho bechamel proporciona uma maior consistência à comida.

O melhor da receita dos ovos com bechamel é que podemos combiná-la com algum carboidrato suave como o arroz, ou com deliciosas torradas. Além disso, também se pode adicionar alguma salada verde ou determinadas verduras, como o brócolis cozido.

  • López-Sobaler, Ana M., Aparicio Vizuete, Aránzazu, & Ortega, Rosa M.. (2017). Papel del huevo en la dieta de deportistas y personas físicamente activas. Nutrición Hospitalaria34(Supl. 4), 31-35. https://dx.doi.org/10.20960/nh.1568";>https://dx.doi.org/10.20960/nh.1568<;/a>
  • Ortega RM, López-Sobaler AM, Requejo AM, Andrés P. La composición de los alimentos. Herramienta básica para la valoración nutricional. Madrid: Editorial Complutense; 2010.
  • Instituto de Estudios del Huevo. El Gran Libro del Huevo. León: Editorial Everest; 2009.