4 pratos indianos que você precisa experimentar
Escrito e verificado por a nutricionista Florencia Villafañe
A comida indiana se destaca por ter um sabor forte e apimentado em cada uma das suas receitas. Embora existam alguns mais conhecidos do que outros, não há dúvida de que há 4 pratos indianos que realmente vale a pena experimentar.
Em cada um destes pratos há uma explosão de sabores obtida pela combinação de especiarias e temperos. Se você quer descobrir quais são e o passo a passo para prepará-los, continue lendo!
Pratos indianos que vale a pena experimentar
Outra característica fundamental desta gastronomia é o uso de de vegetais, cereais e leguminosas. Em menor grau, são utilizadas carnes de frango e de peixe.
De acordo com dados estatísticos, a Índia é o país onde há a maior proporção de vegetarianos (35%) por motivos relacionados à religião. Daí a importância dada a esses grupos alimentares.
Somado a isso, essa cultura proíbe o consumo de carne bovina por considerar a vaca um animal sagrado. Graças a ela, é possível obter leite e fazer o trabalho do gado.
Por isso, nos pratos típicos da Índia que compartilhamos a seguir, os cereais e os vegetais se destacam.
Não deixe de ler: Descubra a dieta hindu para perder peso
1. Raita indiana
Esta receita é uma preparação típica da culinária indiana e de várias regiões do Sudeste Asiático. É usada como molho para refeições frescas. Combina iogurte com vegetais e inclui também especiarias, óleos e ervas.
Ingredientes
- 1 pepino
- 1 pitada de sal.
- 1 pimenta verde fresca.
- 1 pote de iogurte natural.
- 3 folhas de coentro frescas.
- 1/2 colher de chá de açúcar.
Passo a passo
- Primeiro, lave e rale o pepino. Você não precisa remover a casca. Escorra com uma peneira, apertando com as mãos para liberar o líquido. Reserve.
- Em seguida, lave a pimenta, retire as sementes e pique finamente.
- Coloque o iogurte natural em uma tigela e adicione o pepino, a pimenta picada, o açúcar e o sal. Misture com uma colher.
- Para finalizar, pique as folhas de coentro e espalhe sobre a superfície.
Você pode usar este molho na hora que o preparar ou mantê-lo na geladeira por até 4 dias. Acompanha bem vegetais assados, carnes, peixes e pratos frescos.
2. Uttapam
Esse alimento é conhecido como pizza indiana. Costuma ser consumido na região sul do país e tem um sabor ligeiramente picante.
Ingredientes
- Gengibre.
- Sal a gosto.
- 1/2 cebola pequena.
- 2 folhas de coentro.
- 1/3 de pimenta verde picada.
- 1 colher de chá de óleo.
- Água, quantidade necessária.
- 1 xícara de farinha de arroz.
- 1 xícara de farinha de lentilha.
Passo a passo
- Coloque os dois tipos de farinha em uma tigela e adicione uma pitada de sal. Faça um buraco no centro e adicione água até formar uma massa parecida com uma panqueca.
- Lave e pique os vegetais o mais finamente possível. Adicione sal e reserve.
- Em seguida, cozinhe a massa em uma panquequeira. Para isso, coloque óleo para que não grude, espalhe os vegetais e pressione com os dedos.
- Deixe cozinhar por 2 minutos e, em seguida, vire com cuidado para cozinhar mais 5 minutos.
3. Curry de frango
O curry nada tem a ver com o tempero que leva o mesmo nome. Na verdade, é um ensopado de legumes com o caldo obtido do frango. Este prato pode ser preparado com sabor suave ou picante, dependendo do gosto de cada um.
Ingredientes
- 1 cebola.
- 1/2 tomate.
- 1 dente de alho.
- 1 pitada de canela
- 2 colheres de sopa de óleo.
- 1 colher de chá de cominho.
- 200 mililitros de leite de coco.
- 1 colher de chá de cúrcuma e de cominho.
- 1 pitada de sal, pimenta e gengibre.
Passo a passo
- Corte os peitos de frango em cubos, acrescente sal e pimenta e leve a uma frigideira com um fio de azeite.
- Quando estiverem selados, acrescente a cebola e o alho picado.
- Depois que ganhar cor, acrescente o tomate picado ou processado. Mexa para que não grude.
- Em seguida, adicione o restante dos temperos, mexendo.
- Continue adicionando o leite de coco e o gengibre. Mexa e cozinhe por 15 minutos até ferver.
Este curry é servido com arroz basmati, mas também é delicioso com cuscuz, quinoa e vegetais salteados.
4. Dahl de lentilha
Este prato, além de requintado, é saciante porque as lentilhas fornecem proteínas e fibras. Ele também tem uma alta porcentagem de ferro. Segundo a ciência, essa leguminosa é excelente para prevenir a anemia, a desnutrição e melhorar o trânsito intestinal.
Ingredientes
- 1 batata doce
- 2 cebolas.
- 1 cenoura
- 2 dentes de alho.
- Queijo ralado a gosto.
- 5 folhas de coentro frescas.
- 1/2 pote de iogurte natural.
- 1 fatia de gengibre fresco.
- 2 colheres de sopa de azeite.
- 1 xícara de lentilhas turcas ou clássicas.
- 500 mililitros de caldo de legumes.
Passo a passo
- Comece descascando a batata-doce e cortando-a em cubos. Deixe ferver por 15 minutos em uma panela. Quando estiver macia, escorra a água e amasse com um garfo até formar um purê.
- Deixe esfriar, acrescente o iogurte e o sal; em seguida, misture e reserve.
- Pique a cebola e a cenoura. Em seguida, coloque-os em uma panela com um fio de azeite e refogue por 10 minutos ou até dourar.
- Enquanto espera, pique o gengibre e o alho. Adicione-os à panela.
- Adicione também o caldo, o molho de tomate e as lentilhas turcas. Enquanto você espera que cozinhe, mexa de vez em quando. Depois de 10 a 15 minutos, estará pronto.
- Por fim, sirva em um prato, cubra com o purê, acrescente o queijo ralado a gosto e decore com as folhas de coentro.
Leia também: Adotar uma dieta vegetariana sem perder nutrientes
Experimente estes deliciosos pratos indianos
Não há dúvida de que a gastronomia indiana é variada e completa. Se você não está acostumado com sabores picantes, pode evitar usar os temperos fortes que estão nessas receitas e dar preferência aos que são mais suaves e aromáticos.
Agora que você sabe como fazer, vá em frente e prepare esses pratos indianos. Descubra os sabores únicos que esta gastronomia possui.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rojas Allende, D., Figueras Díaz, F., & Durán Agüero, S. (2017). Ventajas y desventajas nutricionales de ser vegano o vegetariano. Revista chilena de nutrición, 44(3), 218-225.
- Abreu Olivo, E., & Rangel, J. M. (2008). India, 1961-2003: Abastecimiento alimentario, consumo de alimentos y nutrición. Agroalimentaria, 14(27), 95-124.
- Junge, P. (2012). La Medicina Ayurveda en India Contemporánea: Conservando la Identidad en un Mundo Transcultural. Scripta Ethnologica, 34, 69-88.
- FAO. India: resumen. Disponible en: https://www.fao.org/ag/agn/nutrition/ind_es.stm
- Moreno Leguizamón, C. J. (2006). Salud-enfermedad y cuerpo-mente en la medicina ayurvédica de la India y en la biomedicina contemporánea. Antípoda. Revista de antropología y arqueología, (3), 91-121.
- FAO. Beneficios nutricionales de las legumbres. Disponible en: https://www.fao.org/3/i5384s/i5384s.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.