Por que minha barriga dói quando faço sexo?

Se sua barriga doer durante a relação sexual, pode ser um problema chamado dispareunia, uma dor genital recorrente que ocorre antes, durante ou depois da relação sexual.
Por que minha barriga dói quando faço sexo?

Última atualização: 22 março, 2022

Sentir dor na barriga durante a relação sexual é denominado dispareunia, um distúrbio que causa desconforto na mulher. Essa dor pode aparecer em momentos diferentes durante a relação sexual. São várias as causas que a causam e identificar a correta em cada caso será a chave para encontrar um tratamento adequado.

No entanto, o desconforto causado pelo problema não afeta igualmente quem a sofre. O distúrbio pode levar a problemas psicológicos associados ao sexo.

A dispareunia não se limita a pessoas de determinada faixa etária. Qualquer pessoa sexualmente ativa pode sofrer dessas dores. Aqueles que perceberem que sofrem repetidamente desse desconforto devido à penetração devem consultar um médico.

Vale ressaltar que é um problema comum que pode estar escondendo outras doenças. Portanto, é necessário consultar um profissional para evitar consequências mais graves.

Causas de dor de barriga ao fazer sexo

Dor abdominal no lado esquerdo: a que pode ser?

1. Falta de lubrificação

A lubrificação é obtida por meio de jogos de pré-penetração. Estes consistem em carícias, beijos e estimulação sensorial. Se a ansiedade leva à redução do processo de excitação, o corpo não estará preparado.

Além disso, em algumas fases, como menopausa ou lactação, os níveis de estrogênio diminuem, afetando a lubrificação natural.

É por isso que você deve prestar atenção especial às preliminares e fazer com que seu parceiro sexual veja que elas são tão importantes quanto a própria penetração.

2. Relações sexuais “agressivas”

Existem casos em que a penetração é realizada de forma violenta ou abrupta. Nessas situações, a pessoa também pode sentir uma dor característica na barriga durante a relação sexual.

Além disso, vale ressaltar que a alta intensidade da relação sexual pode causar irritações e inflamações muito dolorosas.

3. Vaginismo

Esta é uma causa mais relacionada a nível psicológico. A mulher involuntariamente causa espasmos na vagina que podem dificultar a relação sexual.

O problema pode ocorrer por diversos motivos, por isso é muito importante tratá-lo com um especialista. A confiança com o parceiro geralmente é essencial para encontrar uma solução. As dores geralmente ocorrem desde a entrada até a parte mais profunda do órgão.

minha barriga dói quando faço sexo

4. Depressão ou estresse

Ambos os fatores podem afetar a forma como uma pessoa está predisposta a fazer sexo. Ter problemas para limpar a mente e relaxar é uma causa comum que afeta grande parte da sociedade.

A insatisfação com o próprio corpo ou as preocupações do dia a dia levam à diminuição do apetite sexual. São problemas de fundo psicológico que podem ser resolvidos com a consulta de um especialista.

Recomendamos que você leia: Conselhos para aumentar o desejo sexual

5. Cervicite, outra possível razão pela qual a barriga dói

Cervicite é uma infecção do colo do útero que geralmente causa sangramento durante relacionamentos íntimos. Além disso, outro sintoma associado à dor de cervicite é a presença de secreção anormal. Portanto, para desfrutar do sexo, é importante tratar essa infecção.

minha barriga dói quando faço sexo

6. Ferida ou lesão

Feridas, irritações ou lesões no canal vaginal podem causar dor na barriga durante a relação sexual. Essas lesões geralmente passam despercebidas e só se tornam aparentes durante a relação sexual devido ao atrito.

Um dispositivo intrauterino (DIU) mal colocado também pode causar sintomas, especialmente durante o choque peniano. Além disso, os preservativos de látex e alguns lubrificantes podem causar uma reação alérgica nas mulheres, irritando a mucosa vaginal e causando dor.

7. Outras causas possíveis

Por outro lado, também existem outros problemas, como malformações congênitas ou outras doenças, que causam essa dor na barriga. Cicatrizes de cirurgias pélvicas ou lesões causadas por um acidente podem ser alguns exemplos. Pode haver soluções adequadas que, novamente, devem ser consultadas com um especialista para seu diagnóstico correto.

Outras possíveis causas de dor na barriga durante a relação sexual incluem o seguinte:

Minha barriga dói quando faço sexo: a importância de consultar um médico

A dispareunia é uma doença dolorosa genital que tem efeitos negativos na qualidade de vida das mulheres. Algumas mulheres, talvez, possam descobrir por conta própria a verdadeira causa dessa dor. Embora, definitivamente, seja muito difícil que sem ajuda elas possam ser completamente eliminadas.

Da mesma forma, saber o que está acontecendo e por que a barriga dói na hora de fazer sexo é o começo. Portanto, recomenda-se ir ao especialista para explicar o caso e que ele possa avaliá-lo e fazer um diagnóstico e tratamento correto.

This might interest you...
Hábitos importantes para prevenir a cistite
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Hábitos importantes para prevenir a cistite

Você sabia que pode prevenir a cistite alterando alguns hábitos do seu dia a dia? O seu estilo de vida tem um papel crucial na prevenção.