Por que faz mal segurar a vontade de ir ao banheiro?

Além de poder nos causar hemorroidas ou prisão de ventre, segurar a vontade de ir ao banheiro pode fazer com que nosso organismo se intoxique ao absorver nutrientes das fezes.
Por que faz mal segurar a vontade de ir ao banheiro?

Última atualização: 15 Novembro, 2018

Nosso corpo foi feito para eliminar tudo aquilo de que não necessita mais. No caso da digestão, existem dois processos que muitos consideram desagradáveis: os gases e as fezes. Há pessoas que, quando estão fora de casa, seguram a vontade de ir ao banheiro, seja por vergonha ou porque não têm um banheiro à disposição.

É verdade que há ocasiões em que é impossível conseguir um banheiro e é necessário conter a vontade. O erro que muitos cometem é converter isso em um hábito diário.

Em geral, todos que trabalham e estudam fora sentem que é incômodo ir ao banheiro, e então pensam que o hábito de segurar a vontade é algo inofensivo.

Conter a vontade de defecar pode trazer graves consequências à nossa saúde, por isso, hoje, neste artigo, apresentaremos 5 razões pelas quais é melhor evitar fazer isso.

Por que faz tão mal segurar a vontade de ir ao banheiro?

Quando o cérebro envia um alerta para irmos ao banheiro, o pior que podemos fazer é ignorá-lo, já que nesse momento o corpo necessita evacuar.

É muito importante eliminar todos esses resíduos que, além de nos causarem mal-estar e fazer com que nos sintamos pesados, fazem mal ao intestino.

Quando o intestino se encontra bloqueado, a absorção dos nutrientes é modificada e, portanto, assimilamos mal os alimentos, o que nos causa indigestão, gases, inchaço, dor de estômago e até vômitos.

Só devemos segurar a vontade de ir ao banheiro em casos de extrema urgência.

Se você comeu algo muito pesado e sente necessidade de defecar, é importante não ignorar essa sensação, já que o seu corpo está indicando que precisa expulsar esses dejetos para poder assimilar os nutrientes que você acaba de comer.

Recomendamos ler: As 8 melhores infusões contra os gases intestinais

Consequências de segurar a vontade de ir ao banheiro

Como comentamos antes, isso, ao invés de ser inofensivo, começa a modificar seu intestino, e pode fazer com que ele não absorva corretamente os nutrientes.

Podemos ver esse hábito como algo inofensivo e dizer: “Uma vez só não fará mal”, mas não é assim.

Além de causar danos ao seu intestino e processo digestivo em geral, pode influenciar negativamente em todo o seu corpo.

Lembre-se de que defecar é um meio de expulsar milhares de toxinas. Ao não fazer isso, elas ficarão intoxicando seu organismo e, portanto, prejudicando sua saúde.

Dores

Segurar por um tempo muito longo a vontade de defecar faz com que as fezes se acumulem até criar uma espécie de “tampão”.

Assim, o momento de evacuar se torna uma tortura, já que o excremento se encontra duro e, portanto, pode chegar a ser doloroso expulsá-lo.

Seu organismo absorve essa água

Já que seu corpo necessita eliminar esses dejetos e não pode, tem que voltar a recuperar nutrientes.

No caso de não ingerir nada, o organismo recicla a água dos excrementos para voltar a se nutrir.

Isso quer dizer que você está se nutrindo com água cheia de bactérias, dejetos e toxinas.

Mau odor

O mesmo acontece com os gases. Ao se acumularem, criam uma bomba de odor, gerando fezes e flatulências mais fétidas do que o normal.

Além disso, ao segurar a vontade, aumenta o desenvolvimento de gases em seu estômago, que podem fazer você se sentir muito pesado e inchado.

Hemorroidas

As hemorroidas são veias que se encontram no ânus e que se inflamam quando ele é distendido. Sua inflamação gera mal-estar, incômodo e, em casos severos, um sangramento abundante.

Não eliminar as fezes faz com que elas se ressequem ao longo de todo o canal que desemboca no ânus. Isso faz com que endureçam e seja mais difícil sua expulsão, portanto, pode chegar a inflamar as hemorroidas.

A consequência de tudo isso é que, no momento de evacuar, será muito doloroso e pode chegar a aparecer sangue.

Leia também: Controle as hemorroidas naturalmente

Prisão de ventre

Se as fezes ficarem retidas por muito tempo ou de maneira constante, nosso sistema começará a reclamar. Isso vai causar descontrole nos horários em que iremos ao banheiro ou as fezes podem ficar duras e muito difíceis de expulsar.

Um conselho importante é não segurar a vontade de ir ao banheiro. Seja onde for, se for necessário ir, vá. Não tenha vergonha: é algo normal que acontece com todo mundo.

Pense primeiro em sua saúde e se cuide.