O que acontece em seu corpo quando você “segura” a vontade de urinar

· 13 de agosto de 2016
O problema de segurar a vontade de urinar é que acumulamos por tempo demais as toxinas que deveriam ser expulsas, e isso pode causar infecções indesejadas.

Todos, com maior ou menor frequência, já passamos por alguma circunstância em que tivemos que segurar a vontade de urinar.

Na maioria dos casos estamos numa situação em que é impossível ir a um banheiro. Ou então estamos imersos em algum compromisso de trabalho que nos impede de ir no momento preciso em que necessitamos.

No entanto, tenha cuidado se você faz isso constantemente, porque há consequências. Saiba a seguir o que acontece em seu corpo quando você segura a vontade de urinar.

Consequências de segurar a vontade de urinar

Infecção urinária

consequencias-segurar-vontade-urinar-infecção

Se você tende a segurar a vontade de urinar antes de ir ao banheiro regularmente, tenha cuidado.

Uma das consequências são as infecções urinárias. E é fácil que, nestes casos, ela termine resultando numa infecção bacteriana, algo que prejudicaria o trato urinário.

O motivo é muito simples, a urina tem germes e, se estes ficam no organismo por mais tempo que o devido, podem causar uma infecção.

Ver também: 6 bebidas naturais para tratar as infecções urinárias

Formação de cálculos renais

consequencias-segurar-vontade-urinar-calculos-renais

Há pessoas que são propensas à formação de cálculos renais. Se é seu caso, e além disso você costuma segurar a vontade de urinar, isso só fará que seu estado piore.

A formação de pequenas pedras nos rins pode ser evacuada pela urina, sempre que forem pequenas, mas se elas se acumulam, não poderão ser eliminadas naturalmente e você terminará numa emergência de hospital.

Para evitar a formação de cálculos nos rins, você terá que beber muita água e ir ao banheiro sempre que o corpo lhe pedir, já que só assim conseguirá eliminar as toxinas que há em seus rins, limpando-os por completo e não piorando seu estado.

Cistite

consequencias-segurar-vontade-urinar-cistite

Se você prender a urina durante muito tempo, no final, as paredes da bexiga se inflamam, resultando numa infecção conhecida como cistite.

Se você sentir dor pélvica, dor ao urinar e se evacuar pouca quantidade de xixi, deve procurar um médico. Esses são os sintomas tradicionais de cistite.

A bexiga se alarga

consequencias-segurar-vontade-urinar

Embora possa parecer o contrário, a bexiga tem uma capacidade muito limitada e, forçando-a, você só conseguirá torná-la mais larga.

A bexiga pode abrigar cerca de três copos de água. Portanto, é preciso considerar esta medida para saber a quantidade de líquido que se pode ingerir. Principalmente. se você não tem a possibilidade de ir ao banheiro sempre que quiser.

Este ponto é realmente útil se você tiver que considerar que está no trabalho, se vai entrar numa reunião, etc.

Uma vez que a bexiga está cheia, há alguns receptores no cérebro que se encarregam de mandar um sinal indicativo de que precisamos ir ao banheiro. Dessa forma, o próprio cérebro provoca a vontade de urinar, para que façamos isso.

Não fazê-lo fará com que a bexiga se alargue.

Conjunto de efeitos adversos

consequencias-segurar-vontade-urinar-febre

Se você segura a vontade de urinar constantemente, seu corpo experimentará uma série de efeitos adversos que você não associará a isso, mas que estão relacionados.

Por exemplo, as bactérias da urina podem provocar febre, calafrios, dor de estômago, etc.

Reflexo entre a vesícula e a uretra

consequencias-segurar-vontade-urinar-sistema-urinario-feminino

Esta é, talvez, a consequência mais grave. Se você segura a vontade demais, chegará um momento em que seu corpo não expulsará a urina. Entretanto, ele fará com que ela regresse até a uretra e aos rins, o que pode causar infecções graves.

Primeiro o corpo fará você ter vontade de urinar como de costume, e durante um tempo guardará a urina na bexiga, mas acabará por devolvê-la se você não for ao banheiro a tempo, e isso só pode causar problemas de saúde.

Recomendamos ler: Como eliminar pedras na vesícula naturalmente

Inchaço

consequencias-segurar-vontade-urinar-inchaço

Se você não expulsa os líquidos, terá uma incômoda sensação de inchaço.

Além disso, seu corpo se acostumará a reter cada vez mais esses líquidos e já não poderá expulsá-los tão facilmente, ainda que queira.

A retenção de líquidos, além de mal-estar, pode causar infecções, por isso é melhor é prevenir e ir ao banheiro com regularidade.

  • DEDICAÇÃO, Anny Caroline et al. Comparação da qualidade de vida nos diferentes tipos de incontinência urinária feminina. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 13, n. 2, 2009.
  • DE SOUSA, Ana Valéria Ambrósio et al. Ocorrência de infecção do trato urinário em cobradoras de ônibus. Comunicação médica: um atributo em extinção, v. 8, n. 5, p. 411-5, 2010.
  • HEILBERG, Ita Pfeferman; SCHOR, Nestor. Abordagem diagnóstica e terapêutica na infecção do trato urinário: ITU. Revista da Associação Médica Brasileira, 2003.