Logo image
Logo image

Por que é importante doar sangue no verão?

3 minutos
Você sabia que doar sangue no verão é muito importante? Hoje você descobrirá as razões pelas quais nessa época a necessidade de doadores aumenta.
Por que é importante doar sangue no verão?
Última atualização: 23 agosto, 2022

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são realizadas várias campanhas destinadas aos cidadãos para conscientizá-los da importância de doar sangue no verão. O motivo principal é que nesses meses do ano, devido aos feriados, o número de doadores é reduzido de maneira muito drástica. No dia 14 de junho de cada ano, o Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado para agradecer a todos os doadores pelo generoso serviço que prestam. No Brasil, o dia nacional do doador de sangue é 25 de novembro.

A importância de doar sangue no verão

Some figure

Embora nós saiamos de férias, existem muitas pessoas que sofrem de alguma doença e que não podem viajar. Para tratar de sua saúde, precisam permanecer em um hospital fazendo um tratamento quimioterápico para o câncer ou para receber um transplante de órgão com urgência. Sem a doação abnegada de muitos cidadãos, muitas dessas pessoas não poderiam sobreviver. O sangue é indispensável para as situações mencionadas acima, mas também para muitas outras. No entanto, somente no verão há um declínio nos doadores?

Não deixe de ler: O primeiro transplante de cabeça será realizado em menos de 10 meses

O que diz o banco de doadores da província de Córdoba?

O banco de doadores na província de Córdoba enfatiza a importância de doar sangue no verão devido à aproximação das celebrações de Natal. Se durante o verão o número de doadores for reduzido, os poucos meses que separam as férias de Natal tornam a situação crítica.

De acordo com o banco de doadores nessa província, em janeiro e fevereiro, há uma retirada muito drástica de doadores. É por isso que existem tantas campanhas para conscientizar o público sobre a grande importância da doação ao longo do ano. Mas, acima de tudo, naqueles momentos em que o número de doadores diminui muito o seu número.

O número de acidentes no verão aumenta a necessidade de doar sangue

Some figure

Outra razão pela qual é importante doar sangue no verão é porque, durante esse período, há um aumento de acidentes. Viajar de carro e não fazer os descansos pertinentes, o fato de a estrada ser escorregadia devido à chuva ou as distrações podem aumentar o risco de sofrer um acidente. A cada ano o número de pessoas que deixam suas vidas nas estradas aumenta. Por isso é tão importante doar sangue. Assim, ajudamos os centros de saúde e hospitais a obter a quantidade de plasma necessária para lidar com esses tipos de situações.

Você pode estar interessado em saber como: Tratar a anemia ferropênica com 5 remédios naturais

Doar sangue salva vidas

A doação de sangue no verão é muito importante, mas também devemos fazê-la no resto do ano, se pudermos. Todos os dias milhares de pessoas precisam, como mencionamos, de uma transfusão devido a um acidente. No entanto, o sangue também é necessário para os seguintes casos:

  • Mulheres que sofrem complicações no parto e perdem muito sangue.
  • Crianças diagnosticadas com anemia grave devido à desnutrição.
  • Pessoas que sofreram traumas graves e que não foram necessariamente causadas por um acidente de trânsito.
  • Pessoas que precisam passar por uma operação cirúrgica (cisto no ovário, apendicite, obstrução intestinal, etc …).

Por todas essas razões a doação de sangue é muito importante. Além disso, devemos ter em mente que, como em outras doações, o sangue tem uma data de validade. Além disso, muitas vezes, em alguns hospitais falta sangue para algum de seus tipos, por exemplo, o Grupo A-.

Você já doou sangue? Nunca se aproximou de um hemocentro, e outros locais de doação que algumas vezes ao ano aparecem em sua cidade? Se você é saudável e tem possibilidade de doar sangue, não hesite. Juntos, todos nós podemos ajudar. Doando um pouco do seu sangue você pode ajudar muitas pessoas.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • A., D. M. C., & V., M. C. M. (2015). MEDICINA TRANSFUSIONAL EN EL SIGLO XXI. Revista Médica Clínica Las Condes. https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2015.11.002
  • Bani, M., & Giussani, B. (2010). Gender differences in giving blood: A review of the literature. Blood Transfusion. https://doi.org/10.2450/2010.0156-09
  • Booth, C., & Allard, S. (2017). Blood transfusion. Medicine (United Kingdom). https://doi.org/10.1016/j.mpmed.2017.01.014
  • Martin Santana, J. D., & Beerli Palacio, A. (2008). El comportamiento del donante de sangre desde la perspectiva del marketing social: factores determinantes de la predisposición a donar. Revista Española de Investigación de Marketing ESIC.12(1), 27–41.
  • Moreno Arroyo, C., & Estrada Masllorens, J. M. (2009). La donación de órganos en España: competencias del profesional de enfermería. Nursing27(9), 56–61. https://doi.org/10.1016/S0212-5382(09)70627-2
  • Nigam, A., Prakash, A., & Saxena, P. (2013). Blood transfusion in obstetrics. Kathmandu University Medical Journal. https://doi.org/10.1136/bmj.1.4077.412
  • Rodríguez-Rodríguez, M. (2011). La promocion de la donacion voluntaria y habitual de sangre como impacto en la seguridad transfusional, Colombia 2010. Boletin Informativo Salud Transfusional. Vol 5. Numero 1. Retrieved from www.ins.gov.co
  • Sharma, S., Sharma, P., & Tyler, L. N. (2011). Transfusion of blood and blood products: Indications and complications. American Family Physician. https://doi.org/10.1016/S0002-838X(11)60093-2

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.