Por que as lentilhas são recomendadas nas dietas?

7 de março de 2019
Devido ao seu alto teor de fibras, as lentilhas são recomendadas para se sentir saciado e melhorar o trânsito intestinal. Por sua vez, eles podem promover a perda de peso.

Foi demonstrado que as lentilhas são recomendadas como um alimento diurético com múltiplos benefícios. Elas também têm um alto teor de nutrientes essenciais, como polifenóis e outros compostos bioativos. Isso nos protege de doenças degenerativas, como diabetes, obesidade, câncer e problemas cardíacos.

Como se isso não bastasse, lentilhas são um alimento muito versátil, então elas são ideais para se integrar em uma dieta saudável. Faça isso e você verá resultados rápidos e duradouros em sua saúde e aparência física. Portanto, hoje vamos falar sobre os benefícios das lentilhas: você descobrirá que elas são suficientes.

As lentilhas são recomendadas porque são ricas em proteínas

Pode acompanhar lentilhas com verduras para emagrecer

As lentilhas são uma excelente fonte de proteínas, já que fornecem até 18 gramas em apenas 1 xícara. Portanto, elas são uma excelente opção para substituir os alimentos que, apesar de nos oferecerem proteínas, contêm altos níveis de gorduras saturadas, como é o caso da carne vermelha. Além disso, as lentilhas são recomendadas por terem 1 grama de gordura por xícara.

Devido ao seu alto teor de proteína, as lentilhas podem facilitar o reparo de células e o desenvolvimento de tecido muscular. Isso significa que, ao consumi-los, você estará dando ao seu organismo um alimento que o manterá forte e protegido. Se isso ainda te parece pouco, as lentilhas contribuem para o desenvolvimento da massa muscular. Isso significa que elas te ajudam a melhorar sua aparência física enquanto queima gordura e constrói músculos.

Descubra: Legumes: fonte de vida

Melhoram o metabolismo

Dentre as causas da obesidade e excesso de peso está o de ter um metabolismo lento ou sofrer de prisão de ventre. Esses problemas ocorrem quando o corpo não consegue eliminar adequadamente o que não precisa, acumulando grandes quantidades de gordura.

Devido ao seu alto teor de proteínas e outros nutrientes essenciais, as lentilhas são recomendadas para acelerar o metabolismo. Por isso, as recomendamos se você sofra da terrível prisão de ventre. Você verá que é mais rápido para atingir suas metas de perda de peso ao eliminar o excesso de gordura do seu corpo.

  • Como as lentilhas não fornecem gorduras saturadas, você não terá que se preocupar em aumentar os níveis de colesterol no sangue.

Elas têm um alto teor de fibra

As lentilhas contêm 16 gramas de fibra por xícara, que acelera o metabolismo e regula todos os processos digestivos. Devemos lembrar que as fibras são essenciais para o nosso corpo funcionar adequadamente. Da mesma forma, a fibra ajuda a eliminar tudo o que não precisamos mais.

  • A fibra tem a função de desintoxicar seu organismo, reduzindo a porcentagem de toxinas no sangue.

Reduzem o apetite

A dieta com lentilhas é apta para todos os paladares

Devido ao seu alto teor de fibras, as lentilhas são recomendadas para se sentir saciado e melhorar seu trânsito intestinal, de maneira que você possa reduzir a ingestão calórica diária ao precisar de menos comida.

Como já se sabe, diminuir a quantidade de calorias de nossa dieta te ajudará a perder peso. Isso derrota a ideia de que as lentilhas são negativas quando queremos perder tamanhos.

É comum ouvir que se deve evitar as lentilhas e alimentos similares, tais como os feijões. No entanto, as lentilhas são excelentes parceiras em nossa missão de alcançar a perda de peso. Para aumentar os benefícios das lentilhas, podemos realizar exercícios frequentes para que nosso metabolismo seja regulado e possamos queimar mais calorias.

Você sabia? Os melhores alimentos para diminuir o apetite

Lentilhas são recomendadas para combater doenças degenerativas

Devido às condições ambientais e à má alimentação, aumentou a taxa de pessoas que sofrem de alguma doença degenerativa. As mais comuns são diabetes, câncer e problemas no sistema cardiovascular.

Lentilhas contêm vários nutrientes, dentre os quais se destacam os polifenóis. Estas são substâncias biosintetizadas que protegem nosso corpo contra bactérias e fungos, reduzem a inflamação e protegem seu coração.

Em conclusão, por tudo que foi dito antes, as lentilhas devem estar presentes em nossa dieta. Podemos encontrar lentilhas de cores diferentes: vermelho, verde e marrom. Você pode escolher aquelas que preferir e pode prepará-las como quiser.

Quais são as suas receitas favoritas para cozinhar e comer lentilhas?

  • Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura. (2016). Beneficios nutricionales de las legumbres. Año Internacional de Las Legumbres.
  • NUTRICION, F. E. D. LA. (2010). Lentejas. Fedna. https://doi.org/10.1111/1750-3841.13915.
  • Quinteros, A. (2002). Contenidos de calcio, magnesio, hierro, cinc y fósforo en legumbres crudas y sometidas a distintos procesos de cocción. Revista Amazónica de Investigación Alimentaria.