Por que a ressaca é o terror das dietas
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Existem razões pelas quais vale a pena evitar uma ressaca quando você está tentando perder quilos extras. A primeira coisa que você deve saber é que a ressaca é um desconforto que deriva da ingestão excessiva de álcool.
Entre os efeitos mais comuns estão a falta de energia, dores de cabeça severas, dores de estômago, náusea, sede, falta de concentração, comprometimento cognitivo e alterações de humor.
Você terá ingerido grandes quantidades de calorias vazias
Para perder peso você deve cuidar da sua ingestão de calorias, tanto quanto possível. É aconselhável reduzir a quantidade de calorias que consome para que seu corpo elimine as reservas de gordura. No entanto, ao beber álcool, você estará dando ao seu corpo 7 calorias por grama de álcool.
O pior de tudo é que são calorias vazias. Isso significa que não conterão nenhum tipo de nutriente, portanto, sua única função será acumular gordura e interferir na perda de gordura.
Leia também: O que acontece com seu corpo quando você deixa de ingerir açúcar e álcool durante um mês
Você não conseguirá fazer exercício
Para maximizar e manter os resultados da dieta é necessário realizar algum tipo de atividade física no dia a dia. O exercício, além de nos fazer queimar calorias, fará seu metabolismo funcionar corretamente.
Outro grande benefício do exercício é que permite que você seja mais ativo durante o dia. No entanto, a ressaca diminuirá seu desempenho e força. Você notará que seus movimentos estarão alterados, e sentirá uma desidratação severa.
Se você insistir em se exercitar com ressaca, seu corpo não terá a mesma capacidade de resposta e aumentará a desidratação. Ambos os fatores podem causar o colapso do corpo, pelo que você poderia desmaiar.
A melhor coisa é esperar que os efeitos passem, um ou dois dias, para continuar com sua rotina esportiva.
Seus níveis de energia serão muito baixos
Como dissemos, um dos sintomas de uma ressaca é a diminuição da energia. Isso pode afetar sua dieta de maneiras diferentes. Primeiro, você não terá energia para sair da cama e cozinhar algo saudável; você vai comer o que encontrar, mesmo que não seja saudável. Não vai querer se exercitar, e estará sabotando os resultados de sua dieta.
É um fato que uma dieta é complicada porque podemos cair em tentação com muita facilidade. Terminar uma dieta com sucesso requer muita disciplina e dedicação. Portanto, você deve ter energia suficiente para seguir cada passo da carta e fazer as atividades que ajudem nesse propósito, como o exercício.
A ressaca causa desidratação
A ressaca causa desidratação grave. Isso ocorre porque o excesso de álcool interfere nas funções normais do rim. Em condições normais, o rim funciona através do hormônio arginina vasopressina. Isso mantém o equilíbrio dos fluidos corporais, reabsorvendo a água da urina.
No entanto, quando você ingere grandes quantidades de álcool, o hormônio vasopressina não pode agir adequadamente. Por causa disso, os rins removem mais líquidos do que o necessário. Em média, com um copo de álcool, você elimina até três vezes mais líquidos.
Juntamente com o exposto acima, a ressaca provoca outros tipos de desconforto, como náuseas e vômitos que aumentam a desidratação. O resultado é que seu corpo procurará desesperadamente substituir os fluidos perdidos, retirando até mesmo a água dos órgãos ou tecidos.
Portanto, seu corpo entrará em um estado de estresse que arruinará os resultados de sua dieta. Para reabastecer-se você deve tomar eletrólitos e algumas sopas ou caldos. Certifique-se de que cada refeição tenha pelo menos uma sopa ou caldo com vegetais, que forneçam nutrientes.
Não deixe de ler o artigo: 6 dicas para reduzir os níveis de triglicerídeos no café da manhã
Evite a ressaca e aprenda a se divertir sem álcool
Em resumo, as bebidas alcoólicas e a consequente ressaca afetam seu corpo e desempenho de várias maneiras. Se você decidiu seguir uma dieta, comece a criar hábitos saudáveis.
Não é necessário evitar sair, mas mantenha o controle das quantidades de álcool que você consome. Um bom truque é beber alguns copos de água antes de beber álcool.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Chao AM, Wadden TA, Tronieri JS, Berkowitz RI. Alcohol Intake and Weight Loss During Intensive Lifestyle Intervention for Adults with Overweight or Obesity and Diabetes. Obesity (Silver Spring). 2019 Jan;27(1):30-40. doi: 10.1002/oby.22316. Epub 2018 Nov 13. Erratum in: Obesity (Silver Spring). 2019 Apr;27(4):678. PMID: 30421851; PMCID: PMC6309276.
- Wewege M, van den Berg R, Ward RE, Keech A. The effects of high-intensity interval training vs. moderate-intensity continuous training on body composition in overweight and obese adults: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2017 Jun;18(6):635-646. doi: 10.1111/obr.12532. Epub 2017 Apr 11. PMID: 28401638.
- Eriksson CJP, Metsälä M, Möykkynen T, Mäkisalo H, Kärkkäinen O, Palmén M, Salminen JE, Kauhanen J. L-Cysteine Containing Vitamin Supplement Which Prevents or Alleviates Alcohol-related Hangover Symptoms: Nausea, Headache, Stress and Anxiety. Alcohol Alcohol. 2020 Oct 20;55(6):660-666. doi: 10.1093/alcalc/agaa082. Erratum in: Alcohol Alcohol. 2020 Oct 20;55(6):705. PMID: 32808029.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.