Por estes 9 motivos, chorar é bom para sua saúde

16 de julho de 2018
Você sabia que chorar é bom para sua saúde pois ajuda a aliviar a dor e reduzir o estresse? Como se não bastasse, hidrata os olhos e nos permite expressar melhor todos os tipos de sentimentos.

Desde crianças nos dizem que não devemos chorar (muito menos em frente de alguém) porque é um sinal de fraqueza ou porque mostrar os sentimentos é ruim.

No entanto, as lágrimas têm efeitos positivos sobre a nossa saúde física e mental. Neste artigo, contamos quais são os principais benefícios e por que chorar é bom para sua saúde.

Por que choramos?

Podemos derramar lágrimas de alegria, tristeza, amor ou frustração. Claro, cada tipo de choro é diferente e pode aparecer por várias razões.

A verdade é que está presente em nossas vidas desde o momento em que nascemos.

Quando somos bebês, nós choramos quando estamos com fome ou quando sujamos a fralda… Quando somos crianças, o choro pode ser causado pelo frio, medo ou egoísmo.

À medida que crescemos, tentamos evitar as lágrimas porque nos disseram que são ruins. No entanto, isso não é verdade. Chorar é bom para sua saúde.

Devemos educar nossos filhos (independentemente de serem meninos ou meninas) para que possam chorar sem sentir vergonha. Desta forma, eles podem expressar seus sentimentos.

Não se esqueça de que um trauma não tratado na infância pode se tornar um grande problema na idade adulta.

É por isso que o choro é fundamental no nosso desenvolvimento como pessoas. As lágrimas têm muitos efeitos positivos… Portanto, não devemos contê-las em uma situação que nos ultrapasse, nos angustia ou nos faz sentir mal.

O mais aconselhável é chorar na frente de alguém que transmite confiança ou, se não for possível, escolha um local privado para chorar.

A pior coisa que podemos fazer em uma situação triste é manter nossos sentimentos e conter o choro.

Muitas vezes dizemos que não queremos chorar para não preocupar os outros, porque devemos ser fortes, porque as coisas serão resolvidas ou porque não queremos que ninguém nos veja mal…

No entanto, não devemos esquecer que o que não externalizamos se acumula dentro, até que, em um momento, “explode”, e nem sempre da melhor maneira.

Os bloqueios emocionais derivados a conter a lágrimas provocam ansiedade, estresse, depressão… Portanto, devemos aprender que chorar é bom para sua saúde e é essencial para se sentir mais aliviado.

Chorar tem muitas vantagens

De agora em diante, você não vai se envergonhar de chorar mais. Não importa se as lágrimas são por ver um filme, por um fato angustiante ou mesmo por raiva acumulada.

Lembre-se que é um hábito que pode trazer muitos benefícios:

Você quer saber mais? Leia: Por que chorar é bom? Conheça 6 razões

1. Permite nos conhecermos

Moça chorando

Chorar é uma excelente maneira de nos conhecermos. Quando choramos, percebemos nossas necessidades, nossas fraquezas e nossas qualidades.

Nós vemos as coisas mais claramente porque as dores não obstruem nosso intelecto.

2. Reduz o estresse

Quando choramos, liberamos hormônios relacionados ao bem-estar que funcionam como analgésicos naturais e aliviam o estresse.

Além disso, lágrimas podem reduzir o nervosismo, ansiedade e agressividade.

E, como se não fosse o bastante, eliminam a noradrenalina e a adrenalina, duas substâncias que em excesso podem ser prejudiciais à nossa saúde.

3. Hidrata os olhos

Moça chorando

Nestes momentos em que a síndrome do olho seco é tão comum devido ao uso de telefones celulares e tablets, uma pequena lubrificação natural não é ruim.

As lágrimas mantêm os olhos hidratados, oxigenam a córnea, combatem as bactérias que se acumulam na área e evitam a secura.

Não há necessidade de usar colírios artificiais!

4. Reduz o mau humor

Quando choramos, liberamos manganês. Se este mineral for encontrado em grandes doses no corpo, nos sentimos irritados, cansados, ansiosos e deprimidos.

Portanto, as lágrimas apaziguam esse “mau humor” que pode nos trazer muitos problemas. Com isso, por sua vez, afastamos pensamentos negativos e a tristeza.

Recomendamos que leia: Você sabia que chorar faz bem para a saúde? 

5. Ajuda a superar as dores

Homem que não consegue chorar

Quando algo ruim acontece conosco, é normal sentir vontade de chorar. Não devemos reprimir a necessidade de descarregar ou liberar o que causa um nó na garganta ou no fundo do estômago.

As lágrimas também nos permitem transformar a negatividade em algo tangível, que pode ser tratado e resolvido. Portanto, elas são o primeiro passo para avançar e resolver problemas.

6. Elas nos permitem comunicar

Embora nos tenham dito o contrário em crianças, chorar não é sinônimo de fraqueza ou inferioridade.

  • Precisamos do poder das lágrimas para dizer aos outros o que sentimos, o que nos faz sofrer, o que gostaríamos de mudar.
  • Chorar também pode ser uma maneira de nos conectarmos com nossos entes queridos quando as palavras parecem não querer sair de nossos lábios.

Portanto, pode ser visto como um grito de ajuda ou uma maneira de tornar nossos sentimentos visíveis.

Visite este artigo: Conheça algumas curiosidades sobre as lágrimas e o ato de chorar

7. Recupera o estado basal

Chorar é bom para sua saúde emocional

Quando choramos, devolvemos o organismo a um estado de “homeostase”. Isso significa que as lágrimas nos permitem recuperar a serenidade, mas também o funcionamento normal do corpo.

É por isso que depois do choro experimentamos um bom sentimento de alívio. É porque o metabolismo está funcionando corretamente novamente!

8. Evita problemas gástricos

Quando estamos estressados ​​ou angustiados e não choramos, ou falamos sobre o assunto, é mais provável que sofra de indigestão, problemas de estômago ou desequilíbrios intestinais.

Quando choramos, libertamos tudo o que nos faz sentir mal e, assim, evitamos o risco de desenvolver úlceras ou colite crônica derivada aos nervos.

9. Melhora a respiração

Mulher chorando

É verdade que o choro pode ser acompanhado por suspiros, respirações curtas e uma sensação de sufoco.

No entanto, ao fim de derramar lágrimas, as emoções se estabilizam e, assim, a forma como o ar entra nos nossos pulmões.

Como se não fosse o suficiente, o choro regula a frequência cardíaca e a transpiração. Afinal, chorar é bom para sua saúde!

Recomendados para você