Como podemos cuidar do fígado?

· 13 de novembro de 2013
Muitos medicamentos podem ser prejudiciais para o fígado e um consumo irresponsável pode acabar danificando-o, por isso não devemos ingeri-los se não for sob prescrição médica.

Devemos cuidar muito bem do fígado, pois ele é um dos órgãos mais importantes de nosso corpo.

Ele é responsável pela desintoxicação. Ou seja, todas as substâncias que são absorvidas pelo intestino devem passar primeiro por um filtro – o fígado – para chegar à corrente sanguínea. Além disso, limpa o sangue de substâncias tóxicas.

Se o fígado não funcionar direito, a saúde em geral será prejudicada. Quando ele se danifica, sofremos vários sinto,as, como mau hálito, dores de cabeça, cansaço, má digestão, estresse e debilidade no sistema imunológico.

Leia também: O timo: mediador do bem-estar e do sistema imune

O fígado é um órgão vital. Por isso devemos cuidar muito bem dele e prestar atenção em todos os sinais que possam nos alertar sobre qualquer problema que o esteja afetando.

Em seguida, veremos algumas maneiras para cuidar da saúde do fígado.

Alimentação Saudável

É importante consumir várias porções de frutas e verduras durante o dia.

Entre as frutas que limpam o fígado, estão:

  • Kiwi
  • Uvas
  • Cerejas

Entre as verduras, estão:

  • Alcachofras
  • Aspargos
  • Rabanete

Evite os alimentos fritos e congelados, além de proteínas e carboidratos em excesso.

Evite também ingerir grandes quantidades de álcool, pois ele pode causar cirrose ou câncer de fígado.

Ademais, prefira beber água pura em vez de tomar bebidas gaseificadas, pois a água purifica o organismo.

Comer alimentos antioxidantes

cuidar do fígado

Os alimentos antioxidantes protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são substâncias que atacam as células saudáveis causando graves doenças, entre elas o câncer.

Comer alimentos antioxidantes protege a saúde do fígado. Entre os alimentos que possuem antioxidantes estão: mirtilos, amoras, maçãs, morangos, nozes, avelã, alcachofras, favas e tomates.

Leia também: As grandes propriedades da avelã

Cuidado com a automedicação

Existem muitos medicamentos que causam graves danos ao fígado. Entre eles, devemos prestar atenção naqueles que contêm acetominofeno (paracetamol).

Assim, procure evitar ingerir muitas pílulas deste medicamento, pois pode intoxicar o fígado.

Proteja-se de pancadas

Tenha muito cuidado quando praticar algum esporte radical, pois se receber uma pancada no local onde o fígado está localizado, pode ser muito perigoso e causar algum tipo de dano.

Remédios naturais para o fígado

cuidar do fígado

A melhor maneira de cuidar do fígado é por meio da medicina natural.

Por exemplo, se for tomar um chá, tome o chá verde, pois é o mais recomendado para cuidar do fígado e do resto do organismo.

A última recomendação, mas a não menos importante, é praticar exercícios. Realizar algum tipo de atividade física beneficia muito a saúde de nosso organismo, especialmente a saúde do fígado.

Para ter um fígado realmente saudável, siga os conselhos e as recomendações anteriores, pois são muitos simples de realizar.