Pode-se usar laxante durante a gravidez?
A prisão de ventre é muito comum durante a gravidez. Perguntar-se se é possível usar laxantes na gravidez, é uma das interrogações mais frequentes entre as mulheres grávidas. Seu médico também insistirá no tema em cada controle médico.
As mudanças hormonais e físicas que o corpo da mulher vive são responsáveis pelas mudanças que acontecem no processo digestivo. Mulheres que nunca sofreram de prisão de ventre, começam a sofrer durante a gravidez. E se já sofriam deste incômodo, pode se agravar ainda mais.
Por que a prisão de ventre acontece?
A prisão de ventre durante a gestação acontece inicialmente pelo aumento da progesterona, o hormônio protagonista do início da gravidez. No primeiro trimestre, este hormônio relaxa os músculos incluídos os do aparelho digestivo, com o que o trânsito dos alimentos pelos intestinos se torna mais lento.
A prisão de ventre se agrava quando as mulheres lhes indicam tomar suplementos de ferro, para prevenir a anemia gestacional ou quando já há indícios de que a grávida sofrerá por esta doença. O ferro deixa lento o movimento normal do intestino.
A medida em que a gravidez avança, a prisão de ventre pode piorar. O feto vai crescendo, com o que o útero começa a pressionar todos os órgãos internos da mulher, incluindo o do cólon.
Pode te interessar: Por que temos tanto sono na gravidez?
É seguro usar laxantes na gravidez?
A prisão de ventre que se gera a partir da gravidez não tem nenhuma repercussão na saúde e no desenvolvimento normal do bebê. É basicamente incômodo para a mulher.
O uso de laxantes na gravidez deve ser por recomendação médica. Evite se automedicar ou recorrer a produtos de venda livre em farmácias sem ter consultado seu médico.
O mais provável é que antes que seu médico te receite um laxante, te pedirá que faça mudanças em sua dieta para melhorar seus processos digestivos. Se segue suas recomendações, o mais seguro é que a prisão de ventre melhore.
Se os resultados não são os esperados, pode ser que receite um amolecedor de fezes, um laxante suave ou uma opção mais forte, mas só o médico é quem deve indicar que é o melhor para você.
Recomendações para melhorar a prisão de ventre
- Coma diariamente alimentos ricos em fibra. Inclua cereais, arroz e pão integral. Também adicione feijões, frutas e verduras frescas.
- Procure tomar de 8 a 10 copos de água por dia ou sucos de frutas. O sinal que seu corpo emite para indicar que a hidratação é adequada é que a cor de sua urina é amarela clara. Quando não estiver bem hidratada as fezes endurecem e o trânsito pelo intestino se dificulta mais.
- Faça exercício com regularidade. Caminhar, nadar, andar de bicicleta fixa ou fazer ioga para grávidas, te ajudam a aliviar a prisão de ventre, se sentir mais saudável e ficar em forma.
- Preste atenção em seu corpo. Se te dá vontade de ir ao banheiro, não deixe para depois. É usual que te dê vontade de evacuar depois de comer, então deve ficar atenta aos sinais que o seu corpo emite.
- Se você não é anêmica, pergunte ao seu médico se pode tomar umas vitaminas pré-natais que tenham uma dose menor de ferro. É provável que só de mudar o tipo de vitaminas que está ingerindo a prisão de ventre se alivie.
Remédios naturais para usar durante a gravidez
É possível encontrar na natureza, opções seguras para consumir durante a gravidez e aliviar a prisão de ventre. Te recomendamos os seguintes remédios naturais como laxantes na gravidez:
- Tome um copo de água morna com meio limão duas vezes por dia. Pode adoçar com mel.
- Coma uma ou duas laranjas, uma ou duas bananas, ou um quiuí por dia. São frutas ricas em fibra que ajudarão ao seu intestino.
- Prepare um suco com uma maçã crua sem descascar. Bata a maçã em um copo de água morna e consuma uma vez ao dia.
- Tome um copo de suco de ameixa 4 vezes por dia. Também pode comer ameixas passas.
- Faça uma massagem suave sobre seu abdômen com umas gotas de óleo essencial de limão ou menta e uma colherzinha de azeite de oliva ou óleo de amêndoas.
- Consuma um iogurte por dia. Os probióticos que o iogurte contém melhoram o microbioma do intestino.
- Adicione uma ou duas colheres de sopa de óleo de coco as suas saladas.
Leia também: Ameixas contra a perda de massa óssea
Sinais de que deve avisar ao seu médico
- Se a prisão de ventre é intensa e está acompanhada de dor abdominal.
- Se a prisão de ventre vem combinada com episódios de diarreia.
- Ao evacuar expulsa sangue ou muco.
- Se ao evacuar expulsa fezes muito duras e as hemorroidas saem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Trottier, M., Erebara, A., & Bozzo, P. (2012). Treating constipation during pregnancy. Canadian Family Physician. https://doi.org/10.1097/AOG.0b013e318242e386
- Shin, G. H., Toto, E. L., & Schey, R. (2015). Pregnancy and postpartum bowel changes: Constipation and fecal incontinence. American Journal of Gastroenterology. https://doi.org/10.1038/ajg.2015.76
- Vazquez, J. C. (2010). Constipation, haemorrhoids, and heartburn in pregnancy. Clinical Evidence. https://doi.org/1411 [pii]
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.