Pode-se colocar protetor solar em bebês?

· 12 de novembro de 2018
Embora o uso de protetor solar em bebês não seja contraindicado, é melhor não usá-lo durante os primeiros 6 meses e garantir que o contato com o sol não seja prolongado.

Estamos todos conscientes da grande importância de usar sempre um protetor solar quando saímos na rua, não só quando vamos para a praia. Mas e os recém-nascidos? É correto aplicar o protetor solar em bebês? Antes de responder a essa pergunta, devemos levar em consideração alguns aspectos fundamentais.

Para começar, se for verão e fizer um calor escaldante, talvez tenhamos muita vontade de passar um dia inteiro na praia. No entanto, quando temos bebês, eles não devem ser expostos. Sua pele é muito frágil, muito mais do que a de uma pessoa branca que queima facilmente.

Portanto, sempre que você perguntar a um pediatra se é bom para o seu bebê tomar sol ou ficar exposto às altas temperaturas, sua resposta será alta e clara: “não”. Mas, isso não quer dizer que você deve trancá-lo em casa. O bebê pode sair e pode tomar sol, desde que não seja perigoso.

Por exemplo, nas primeiras horas da manhã ou últimas da noite o sol normalmente não é tão agressivo. Também em outras épocas do ano como o inverno ou outono, o sol não “queima” como pode ocorrer no verão. No entanto, você sempre tem que ser cauteloso. Assim, não será necessário usar um protetor solar nos bebês.

Nas farmácias encontro protetor solar próprio para bebês?

Mãe colocando protetor solar em bebês

É verdade que nas farmácias podemos nos encontrar com ofertas e publicidade para aplicar protetor solar em bebês. No entanto, só é recomendado seu uso após 6 meses de nascido.

Os bebês têm a pele muito frágil e qualquer lesão devido ao sol pode gerar muitos problemas, não só hoje, mas também no futuro.

A partir dos 6 meses, podemos começar a usar protetor solar em bebês, pois eles já podem se expor um pouco mais ao sol.

No entanto, temos que continuar tomando precauções extremas para evitar que os raios ultravioleta danifiquem sua pele. Em seguida, vamos ver o que podemos fazer.

Não perca: Como proteger a pele no verão se você tem alergia ao sol

As sombras serão nossas grandes aliadas

Se formos a algum lugar onde o sol possa bater completamente em nosso bebê, procuremos uma sombra. Estas se transformarão em nossas melhores aliadas para proteger nosso bebê dos raios ultravioletas.

Ainda, também é importante que usemos chapéus ou sombrinhas que às vezes vem embutidas nos carrinhos para evitar qualquer possível exposição ao sol.

Roupas com filtro de proteção

Por que usar protetor solar em bebês se tivermos roupas com filtros de proteção? Embora sempre tenhamos que procurar sombras e evitar expor os bebês ao sol, podemos encontrar roupas com essas características.

Quando levar seu filho à praia, recomenda-se colocar protetor solar para bebês

Isso ainda nos permitirá proteger ainda mais nosso bebê dos raios ultravioleta. Porque, ainda que estejamos pendentes a todo momento do sol, todos nós podemos nos distrair.

Para encontrar a melhor roupa com um fator de proteção, esta deve ter uma etiqueta onde não só indique que protege dos raios solares, mas também o fator de proteção que tem.

Por exemplo, 30 FPS ou 50 FPS. Caso isso não exista, devemos suspeitar que a peça não está cumprindo com o que promete.

Leia: Devemos consumir o suplemento de vitamina D?

O que acontece com a vitamina D?

Depois de todas essas dicas e chamadas de atenção para evitar o sol, pode-se pensar que o melhor é deixar as crianças dentro de casa. Mas, o adequado é que os pequenos sejam expostos ao sol durante um curto prazo e nos horários permitidos para permitir a absorção da vitamina D.

A vitamina D é essencial já que evita o raquitismo, cáries, o risco de doenças pulmonares e problemas no desenvolvimento. Por isso é importante incluir alguns suplementos na dieta, como gotas indicadas por pediatras.

A exposição indevida ao sol é uma das causas de cada vez mais pessoa sofrerem de câncer de pele. Por esta razão, é essencial tomar precauções extras, especialmente em bebês. Lembre-se: até 6 meses você não deve passar protetor solar e, a partir daí, pode usar um voltado para crianças de sua idade.