4 plantas para acelerar a cura de um terçol

10 Abril, 2020
Você não sabe como acelerar a cura de um terçol? Então, hoje vai descobrir algumas opções que podem ajudá-lo a resolver o problema usando remédios à base de plantas.
 

O terçol consiste na inflamação das glândulas Zeis e Mol que é causada por uma infecção que provoca dor, sensibilidade e inchaço na pálpebra. Neste artigo, vamos indicar algumas soluções à base de plantas para acelerar a cura de um terçol e se livrar dele o mais rápido possível.

Embora os terçóis costumem ser leves, podem causar complicações e sérios desconfortos em alguns casos. Portanto, você pode usar qualquer um dos remédios que propomos como um complemento ao tratamento indicado pelo seu médico.

Ervas para acelerar a cura de um terçol

Como este artigo indica, o terçol é a causa mais frequentes de consulta oftalmológica. Essa doença é causada ​​por bactérias do gênero estafilococos. Se você tiver blefarite, não mantiver uma boa higiene do rosto (como a remoção de maquiagem) ou não lavar as mãos adequadamente, pode pegar essas doença com facilidade.

1. Eufrásia

Flores de eufrásia
Esta planta possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar a infecção causada pelo terçol.

O artigo: Evidencia del uso de plantas medicinales en infecciones oculares destaca a eficácia do uso desta planta como uma opção para acelerar a cura de terçóis. As razões pelas quais ela pode ser uma ótima opção são as seguintes:

 
  • Alivia as irritações dos olhos.
  • Atua diretamente nas membranas mucosas.
  • Tem uma atividade adstringente.
  • Possui propriedades antimicrobianas e antissépticas.

Uma das maneiras de usar a eufrásia é preparando uma infusão. Logo depois, é necessário embeber uma compressa, algodão ou uma gaze estéril e aplicar nas pálpebras fechadas por 5 minutos. Também podemos usar esta preparação para lavar os olhos cuidadosamente.

Não deixe de ler: Remédios caseiros para aliviar a inflamação dos olhos por cansaço

2. Celidônia

A celidônia é outra opção para acelerar a cura de um terçol, porque esta planta tem propriedades muito benéficas que podem nos ajudar a melhorar a aparência e a fazer com que o problema desapareça em alguns dias.

Como no caso anterior, a melhor maneira de usar esta erva é preparando uma infusão. Logo depois, pegue uma gaze, algodão ou uma compressa e umedeça bem com a infusão.

Entretanto, é preciso ter cuidado para não aplicar a gaze molhada em água muito quente sobre os olhos fechados. É importante que a água esteja morna para poder mantê-la por 5 minutos sem sofrer nenhum tipo de queimadura.

3. Calêndula

Calêndula para acelerar a cura de um terçol
As flores de calêndula têm um efeito calmante que ajuda a reduzir o inchaço provocado pelos terçóis.
 

A calêndula também pode ser de grande ajuda para acelerar a cicatrização. Entre suas várias características e propriedades, destacamos algumas:

  • Propriedades anti-inflamatórias.
  • Grande poder cicatrizante.
  • Antibacteriana.

Tudo isso a torna essencial para acelerar a cura dos terçóis. A melhor maneira de tirar proveito de todas as suas propriedades é fazer um emplastro. Para isso, prepare uma infusão normal com folhas de calêndula. Quando estiver morna, molhe uma gaze ou compressa e aplique sobre a região do terçol. Deixe agir por 5 a 10 minutos.

Quer mais informações? Então leia: Você acorda com os olhos inchados? 5 remédios rápidos!

4. Chá verde

A última das opções para acelerar a cura de um terçol é o chá verde. Uma infusão que, certamente, todos nós temos em casa e cujas propriedades são benéficas para a saúde de todo o organismo e também da pele.

Os polifenóis estão entre as propriedades benéficas do chá verde. Entre as suas características e benefícios, podemos citar seus efeitos:

  • Antivirais.
  • Anti-inflamatórios.
  • Antialérgicos.

É importante aplicar esse remédio como compressa ou cataplasma, como vimos anteriormente. Além disso, devemos ser pacientes e fazer isso uma vez por dia.

Dicas adicionais para acelerar a cura de um terçol

Jovem removendo maquiagem
A limpeza adequada do rosto ajudará a impedir a obstrução dos folículos e o desenvolvimento de terçóis.
 

Além de aplicar esses remédios para acelerar a cura do terçol, é necessário levar em consideração algumas dicas. Isso é importante se você estiver um período em que esse problema aparece com relativa frequência. Por que isso pode estar acontecendo?

Se, apesar dos remédios anteriores, esse problema continua a aparecer com frequência, não hesite em falar com o seu médico de confiança. Ele indicará o melhor tratamento e a melhor maneira de encontrar a origem deste problema.

Você costuma ter terçol? Eles são discretos ou, pelo contrário, causam irritação e incômodo nos olhos? Sendo assim, esperamos que esses remédios à base de plantas possam ajudá-lo e que você esteja muito mais consciente de que é necessário remover a maquiagem todas as noites e não se esquecer de lavar as mãos para evitá-lo.

 
  • García-Rodríguez, M. C., Vilches-Larrea, R. E., Nicolás-Mendez, T., & Altamirano-Lozano, M. A. (2012). El té verde en la quimioprevención in vivo del daño genotóxico inducido por metales cancerígenos (cromo [VI]). Nutrición Hospitalaria27(4), 1204-1212.
  • Lastra Valdés, Humberto, & Piquet García, Rosario. (1999). Calendula officinalis. Revista Cubana de Farmacia33(3), 188-194. Recuperado en 22 de marzo de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75151999000300007&lng=es&tlng=es.
  • López de Letona, C.. (2006). Remedios oftálmicos en la materia médica de Dioscórides (II). Archivos de la Sociedad Española de Oftalmología81(5), 301-302. Recuperado en 22 de marzo de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-66912006000500011&lng=es&tlng=es.
  • Mengual-Moreno, E., Lizarzábal-García, M., Hernández-Rincón, I., & De Freitas Barboza-Nobrega, M. (2015). Hepatotoxicidad asociada a hierbas y productos nutricionales de origen botánico. Investigación Clínica56(3), 320-335.