Pinçamento na coluna: causas e tratamento natural

Além de manter uma postura correta, a aplicação de compressas quentes e frias e a realização de massagens com cremes anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar o pinçamento na coluna.
Pinçamento na coluna: causas e tratamento natural

Última atualização: 13 Setembro, 2021

O pinçamento na coluna é um quadro comum que todos nós podemos experimentar ocasionalmente. Pode afetar a área da coluna vertebral ou a região lombar.

Geralmente causa dor e uma limitação notável da mobilidade. Portanto, é necessário buscar a ajuda de um bom fisioterapeuta que possa desbloquear essas vértebras pinçadas.

A seguir, discutiremos alguns tratamentos naturais que podem ser usados para complementar o tratamento proposto pelos especialistas. Por outro lado, também informaremos como evitar o problema, mas primeiro revisaremos as causas do pinçamento na coluna.

Por que o pinçamento na coluna ocorre?

Mulher com dor na coluna

Em geral, este quadro ocorre devido a uma lesão em uma vértebra, devido a um bloqueio. Agora, devemos destacar que existem dois tipos de pinçamentos, que nos darão uma pista sobre a origem e o tratamento posterior.

Tipos de pinçamentos

  • O deslocamento de um disco espinhal pode resultar em um nervo comprimido. Nesse caso, a dor será muito intensa, a ponto de irradiar para baixo na região lombar até a perna, ou do pescoço até o braço. Lembre-se de que um nervo comprimido é a origem da dor ciática.
  • Por sua vez, podemos sentir o que é conhecido como dor axial em um disco danificado. Como o espaço entre um disco e outro está inflamado, causa grande desconforto.

Devemos ter em mente que essas características podem ocorrer ao longo da região cervical, dorsal ou lombar. Porém, é mais comum que o pinçamento apareça na região lombar, pois é nesta área que concentramos a maior rotação e força ao longo do dia.

Quais são as principais causas do pinçamento na coluna?

O que causa o pinçamento é uma lesão na coluna vertebral. Agora, por que essa lesão ocorre? Dê uma olhada nas suas causas mais comuns:

  • Um dos principais motivos é o esforço exagerado, especialmente quando levantamos algo pesado e, quase no mesmo instante, sentimos um “estalo”.
  • Manutenção de uma má postura por muito tempo.
  • Ter osteoartrite pode ser outro fator relevante.
  • Finalmente, outra causa pode ser o trauma provocado por um acidente.

Uma das melhores maneiras de prevenir este quadro é cuidar das posturas que mantemos.

Devemos limitar muito o peso que carregamos e sempre lembrar que as costas são o eixo do nosso corpo e, portanto, é necessário promover movimentos harmoniosos e evitar o sedentarismo.

Tratamento natural para o pinçamento na coluna

Em primeiro lugar, devemos ir ao médico para fazer um check-up e descobrir qual é o diagnóstico e o tratamento. Posteriormente, podemos ir a um bom fisioterapeuta para que, por meio de massagens adequadas, ele nos ajude a aliviar o pinçamento em uma área específica.

Por outro lado, se a dor for muito intensa, os médicos também recomendam anti-inflamatórios ou, se for o caso, um corticosteroide.

Vejamos agora algumas dicas simples e naturais que podemos aplicar em casa.

Compressas quentes e frias de alecrim

O tratamento com frio e calor pode ajudar a aliviar a inflamação e a dor nas costas. Siga as etapas abaixo para aplicá-lo:

  • Primeiro, faça uma infusão com 2 litros de água e 10 ramos de alecrim.
  • Depois disso, coloque 1 litro da infusão em um frasco e congele.
  • O outro litro deve ser mantido aquecido para umedecer compressas de algodão.
  • Feito isso, aplique a garrafa fria rolando apenas alguns segundos nas costas. A seguir, vamos relaxar aplicando o pano quente e úmido.

Massagens suaves e banhos com óleos essenciais

Massagens e banhos com óleos essenciais podem ajudar a aliviar o nervo pinçado.

Remédio natural para o pinçamento na coluna

  • Uma vez ao dia, podemos preparar um banho relaxante com lavanda. Esta planta possui propriedades anti-inflamatórias e relaxantes, que podem ser muito úteis no combate às dores nas costas.
  • Por sua vez, podemos permitir que um membro da família nos faça uma massagem suave (apenas para que o óleo penetre na pele) à base de óleos essenciais, como o óleo de arruda.
  • Outra ótima opção é aplicar um creme ou máscara com camomila ou arnica. Esta planta medicinal é muito terapêutica. Você a encontrará nas farmácias e ela pode contribuir para o alívio de diversos desconfortos.

A melhor infusão para o pinçamento na coluna

Em lojas naturais é possível encontrar a garra do diabo (Harpagophytum procumbens), planta a que são atribuídas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e que, portanto, pode ajudar a aliviar desconfortos.

Embora seja verdade que não terá a intensidade de um ibuprofeno ou diclofenaco, pode ser útil em alguns casos (com autorização prévia do médico).

Se você sofre de hipoglicemia, úlceras estomacais ou qualquer patologia crônica, não tome este remédio. Na verdade, o ideal é consultar sempre o seu médico antes de consumir.

Alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar a dor, mas nunca se esqueça de consultar um médico ou fisioterapeuta, pois a atenção deles é fundamental em casos como este.

Pode interessar a você...
Exercícios para melhorar a dor no nervo ciático
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Exercícios para melhorar a dor no nervo ciático

A prática de exercícios físicos pode servir de auxílio para melhorar a dor no nervo ciático ou outros tipos de doenças. Saiba mais aqui!



  • Bartomeu, M. R., Miralles, R. C., & Miralles, I. (2010). Dolor de espalda.Diagnóstico. Enfoque general del tratamiento. Revista de Fisioterapia.
  • Farber, K., & Wieland, L. S. (2016). Massage for Low-back Pain. Explore. https://doi.org/10.1016/j.explore.2016.02.014